Qualidade de vida em 2022: 8 municípios para morar

Qualidade de vida em 2022: 8 municípios para morar

Por mais que a pandemia do COVID-19 já tenha ultrapassado os períodos críticos e o avanço da vacinação tenha garantido a proteção da população, algumas mudanças no comportamento das pessoas estão presentes até hoje. Um bom exemplo é a maior valorização pela qualidade de vida e adoção do trabalho remoto, possibilitando que muitas pessoas mudassem para cidades com melhor qualidade de vida, segurança e lazer. Nesse sentido, muitos municípios vêm se destacando e no post de hoje vamos falar sobre as melhores opções para o segundo semestre de 2022. Vamos lá? 

1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Considerada a quinta maior economia de Santa Catarina, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de instalar-se de vez no município. Isso porque, ela representa a união perfeita entre desenvolvimento e belezas naturais, com muita preservação, consciência por parte dos moradores e economia aquecida. Além disso, promove diversas opções de lazer, excelentes índices de segurança e saúde, assim como infraestrutura preparada para oferecer a melhor qualidade de vida para seus habitantes. 

2. Piracicaba, São Paulo

Destaque quando falamos em educação, Piracicaba possui pouco menos de meio milhão de habitantes, mantendo mesmo durante a pandemia altos índices de educação, infraestrutura e investimento industrial. Além disso, conta com ótimas opções de lazer e preza pela sustentabilidade. Com excelentes oportunidades de emprego e crescimento profissional, vale lembrar ainda que Piracicaba conta com um dos maiores IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Por fim, a cidade ainda está entre as melhores quando falamos em abastecimento de água, atendimento e tratamento de esgoto, com saneamento que atende 100% de sua população. 

3. Maringá, Paraná

Famosa pelas boas oportunidades profissionais e qualidade de vida, Maringá foi uma das cidades mais bem avaliadas para o ano de 2022. Mesmo com os desafios devido à pandemia do COVID-19, o município continuou evoluindo, destacando-se em indicadores diversos, como educação, saúde, segurança e saneamento. Vale lembrar também que é uma das poucas cidades planejadas do país, abrigando uma reserva de Mata Atlântica dentro da área urbana, sendo referência quando falamos em área verde por habitante. 

4. Vitória, Espírito Santo

A capital do Espírito Santo não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo considerada a segunda melhor cidade litorânea do país para morar, assim como a melhor da região Sudeste. Com destaque para educação, expectativa de vida e renda da população, o município ainda possui uma das melhores infraestruturas do Brasil, favorecendo o crescimento de pequenas e médias empresas na região. Com clima típico de litoral, Vitória ainda é bastante arborizada, contando com muitas praias e opções de lazer incríveis para aproveitar. 

5. Brasília, Distrito Federal

Brasília foi a primeira cidade totalmente planejada do Brasil e a maior construída no século XX. Com formato de avião, ela foi baseada no que ficou conhecido como Plano Piloto, sendo elaborada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Tudo isso reflete até os dias de hoje a qualidade de vida da população, que além de ser uma das mais miscigenadas, possui alta expectativa de vida. Sua economia também é aquecida, com diversas oportunidades para quem busca crescimento profissional. 

6. Taubaté, São Paulo

Localizada dentro do Vale do paraíba, a cidade de Taubaté se destaca pelo desenvolvimento do comércio e indústria. Inclusive, os segmentos de atacado e varejo geram mais de 400 mil empregos na região, além de abrigar um importante polo industrial do país, com empresas como Volkswagen, LG e Embraer. Mas, além de sua economia, também garante boa qualidade de vida para seus moradores, com opções de lazer, serviços de qualidade, etc. 

7. Belo Horizonte, Minas Gerais

Considerada a capital mais simpática do país, Belo Horizonte vai muito além da gastronomia mineira e os bares incríveis. Isso porque, ela é considerada um importante polo tecnológico do Brasil, abrigando diversas startups e empresas de Marketing Digital, que atraem empreendedores e pessoas em busca de boas oportunidades profissionais. Além disso, conta com belezas naturais incríveis no entorno, possibilitando o equilíbrio perfeito entre natureza e desenvolvimento. 

8. Manaus, Amazonas

Por fim, Manaus é considerada a quarta melhor cidade do Brasil para se viver, com alta qualidade de vida, custos que se aproximam da média nacional e uma faixa salarial acima das outras capitais de nosso país. Além disso, conta com belezas naturais de tirar o fôlego, obviamente, com a Floresta Amazônica, região das aldeias indígenas, Rio Negro, floresta inundada, fenômeno do encontro das águas, entre outras. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para morar no Brasil em 2022 com qualidade de vida, já pode escolher qual será seu novo lar. É importante lembrar que uma cidade precisa se adequar às suas necessidades e preferências, sendo importante analisar questões como opções de lazer da região, economia, infraestrutura, mobilidade urbana, etc. Dessa forma, você garante um lugar completo para viver e garantir bem-estar no dia a dia.