7 destinos para saborear uma boa culinária brasileira

7 destinos para saborear uma boa culinária brasileira

É fato que as viagens ficam ainda melhores quando acompanhadas de uma boa culinária. Afinal, mais do que saborear uma refeição por si só, a gastronomia da região é uma forma de conhecer mais sobre a cultura local, costumes e história, garantindo uma experiência completa aos viajantes. De norte a sul, as cidades brasileiras são recheadas de sabores, com pratos incríveis e cheios de amor. Portanto, se você quer aproveitar os dias de descanso para saborear a culinária diversa de nosso país, continue acompanhando o post de hoje e veja 7 destinos.

1. Itajaí, Santa Catarina

Recheada de coberturas e apartamentos de luxo, Itajaí é uma cidade muito rica quando falamos em gastronomia. Sua culinária é baseada principalmente em frutos do mar, com restaurantes de alto nível. Contudo, para agradar a todos os gostos, a cidade conta com opções bastante variadas, como cantinas italianas, churrascarias e pizzarias. Além disso, possui com uma via gastronômica com muitas alternativas interessantes. Mas, mais do que saborear as deliciosas refeições da cidade, você também não pode deixar de conhecer as belíssimas praias de Itajaí, com natureza preservada e excelente infraestrutura. Inclusive, muitos procuram uma imobiliária na Praia Brava, a fim de investir em uma das regiões que mais crescem e se valorizam do estado. 

2. Recife, Pernambuco

A culinária de Pernambuco foi influenciada por diferentes culturas, como a indígena, africana e portuguesa, sendo destaque com seus pratos salgados e sobremesas deliciosas. O bolo de rolo, bolo Souza Leão (com mandioca e leite de coco) e cartola com certeza são os mais desejados. Já os pratos salgados, é impossível são citar o queijo coalho na brasa, tapioca, caldo de sururu e a caldeirada, feita com peixe e frutos do mar. 

3. Teresópolis, Rio de Janeiro

Outra cidade muito interessante quando falamos em gastronomia é Teresópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Palco de diversos festivais gastronômicos, esse é o destino perfeito para quem preza pelos sabores ao longo dos dias de descanso. Com um calendário rico em eventos gastronômicos, ao longo do ano você pode aproveitar as mais variadas opções. Mas, caso não possa frequentar na mesma data, saiba que a cidade abriga excelentes restaurantes charmosos e perfeitos para saborear pratos como fondues, massas, cafés, etc. 

4. Salvador, Bahia

É claro que Salvador não poderia ficar de fora de nossa lista, com os deliciosos vatapá e acarajé. Mas, além dessas delícias tradicionais, as cozinhas da cidade contam com cardápios que destacam o incrível caruru, bobó de camarão, moqueca baiana e caldo de sururu. No Pelourinho você irá encontrar diversos restaurantes, assim como em bairros como o Rio Vermelho e Pituba. O Mercado Modelo também é um ótimo ponto para saborear a culinária local, visto que abriga dois dos restaurantes mais tradicionais da capital. 

5. Ouro Preto, Minas Gerais

Famosa por ser uma das culinárias mais saborosas do Brasil, a gastronomia mineira conquista a todos. Em Ouro Preto, a experiência é ainda mais interessante, visto que a cidade conta com a vantagem de ser um grande ponto histórico-cultural do estado. Com restaurantes clássicos, você poderá provar pratos incríveis, como tutu, frango com quiabo e diversos outros quitutes tradicionalmente mineiros. É importante lembrar que para aproveitar ao máximo, os melhores restaurantes se concentram no centro da cidade e nas ruas Direita e São José. 

6. Belém, Pará

Belém foi eleita pela Unesco como a Cidade Criativa da Gastronomia e isso não foi à toa. Com restaurantes especializados em culinária internacional, aqueles que oferecem pratos dedicados à comida paraense com certeza são os mais disputados. Os pratos mais famosos são o tacacá (um caldo fino e bem temperado), peixe com açaí, pato no tucupi e maniçoba (um prato que mistura diferentes tipos de carne e farinha). Os melhores lugares para saborear boas refeições estão na Estação das Docas, no Mercado Ver-o-peso e em restaurantes sofisticados espalhados pela capital. 

7. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Por fim, o Vale dos Vinhedos é sinônimo de fartura, com as famosas vinícolas e construções charmosas, deixadas pelos imigrantes europeus como herança, assim como a própria gastronomia. Ela une, portanto, a rica culinária europeia, mas com um toque brasileiro inconfundível e extremamente delicioso. Um dos destaques da região é Bento Gonçalves, lugar em que os viajantes podem participar de degustações nas vinícolas e saborearem jantares típicos. Além disso, o café colonial também é muito famoso, como pães caseiros, cuca, queijos, embutidos, geleias e muito mais. 

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos do Brasil para saborear a incrível culinária de nosso país, diversa e muito rica, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim saberá quais são os melhores restaurantes para visitar, possíveis eventos gastronômicos que acontecerão na região, etc. Dessa forma, você garante uma experiência completa e deliciosa, literalmente.