domingo, agosto 16

O BRB (Banco de Brasília) comunicou nesta sexta-feira, 10, a destituição de dois diretores remanescentes da antiga gestão. A medida ocorre em meio a investigações por suspeitas de irregularidades em operações envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

Os diretores afastados são Diogo Ilário de Araújo Oliveira, da área de Atacado e Governo, e José Maria Corrêa Dias Júnior, da diretoria de Tecnologia. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração do banco em reunião realizada nesta sexta.

Em fato relevante enviado ao mercado, a instituição informou também que Bruno de Oliveira Watanabe foi eleito para a diretoria de Atacado e Governo. Segundo o banco, o executivo tem trajetória no setor financeiro e no setor público.

A instituição destacou que Watanabe atuou em articulação institucional, relacionamento governamental, estruturação de operações e fomento ao desenvolvimento econômico. No BRB, ele já exerceu funções técnicas e gerenciais em áreas como operações de crédito, mercado financeiro, riscos, compliance e estruturação de produtos.

Em comunicado, o banco afirmou: “A companhia seguirá o rito de governança aplicável e encaminhará o nome do diretor ao Banco Central do Brasil, em conformidade com a regulamentação vigente. A posse ocorrerá tão logo sejam concluídos os trâmites previstos”.

Enquanto houver vagas na cúpula, a diretoria de Atacado e Governo será incorporada temporariamente pela área de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores. As funções da diretoria de Tecnologia serão acumuladas pela área de Controles e Riscos. A diretoria de Varejo ficará sob responsabilidade do setor de Negócios.

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), pediu ao presidente do BRB, Nelson de Souza, o afastamento de todos os executivos envolvidos no caso Master. A atual gestão do banco contratou uma auditoria forense para avaliar prejuízos e responsabilidades no caso.

Em nota, a governadora disse: “A decisão não antecipa qualquer julgamento e respeita o direito ao contraditório, mas assegura que as investigações ocorram com independência e responsabilidade. O compromisso do governo do Distrito Federal é com a verdade dos fatos, a proteção das instituições e a confiança da população”.

Na última terça-feira, o BRB comunicou a conclusão da auditoria e o encaminhamento do relatório final para a Polícia Federal. O documento também já foi entregue ao Banco Central, segundo relato feito à reportagem.

A análise foi conduzida pelo escritório Machado Meyer Advogados, com suporte técnico da Kroll. Ela colocou sob suspeita a atuação de antigos gestores do banco, incluindo o ex-presidente Paulo Henrique Costa.

Segundo as investigações, o BRB comprou R$ 12,2 bilhões em créditos fraudulentos do banco de Vorcaro. O banco do Distrito Federal deveria ter divulgado seu balanço até 31 de março, mas não cumpriu o prazo legal.

Sem a divulgação das demonstrações financeiras, a dimensão total do prejuízo causado pelo caso Master na instituição permanece desconhecida. O atraso na prestação de contas mantém incertezas sobre o impacto financeiro real das operações sob investigação.

Share.
Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados

Mapa do portal