quarta-feira, abril 29

A aviação doméstica no Brasil atingiu um novo recorde no primeiro trimestre de 2026. Foram transportados 25,2 milhões de passageiros, número 6,17% maior que os 23,7 milhões registrados no mesmo período de 2025.

Esta é a primeira vez que o país supera a marca de 25 milhões de passageiros domésticos nesse intervalo. Em março, o setor também quebrou recorde ao ultrapassar 8 milhões de passageiros em um único mês, com crescimento de 1,3% em relação aos 7,9 milhões de março do ano anterior.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que o resultado reflete as políticas do governo do presidente Lula. Segundo ele, o crescimento mostra a força do turismo e o aumento das viagens dos brasileiros pelo país, o que movimenta a economia e gera emprego e renda em todas as regiões.

O avanço ocorre em um cenário internacional desafiador, com alta no preço do barril de petróleo e redução da oferta de voos em vários países. Apesar disso, o mercado doméstico brasileiro mostra resiliência e sustentação da demanda por viagens.

Feliciano destacou que as ações do governo federal, conduzidas pelo presidente Lula, dão suporte a esse avanço. Entre as medidas, está um pacote emergencial ao setor aéreo, formalizado em março de 2026 por medida provisória, projeto de lei e decretos assinados pelo presidente. A iniciativa busca conter a alta do combustível de aviação e reduzir os custos das passagens, tendo sido apresentada pelo ministro a países da América Latina.

No âmbito internacional, o Brasil também registrou recordes. No primeiro trimestre, foram transportados 8,3 milhões de passageiros, alta de 13% em relação aos 7,3 milhões de 2025. Em março, o número chegou a 2,5 milhões, 8,8% a mais que no mesmo mês do ano anterior. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Share.
Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados