Está se perguntando como abrir uma loja de roupas virtual e não sabe nem por onde começar? Existem várias oportunidades no segmento da venda de roupas online.

As pessoas estão sempre precisando de roupas novas, e as tendências da moda mudam frequentemente, por isso terá sempre algo à venda e um público interessado em adquirir.

Em um segmento do e-commerce tão lucrativo e regado de possibilidades, é claro que existirá competição.

Sendo assim, se você deseja abrir uma loja de roupas virtual, é importante achar maneiras de se destacar no mercado. É por esse motivo que preparamos esse artigo, vamos te ajudar nessa empreitada!

Como abrir uma loja de roupas virtual?

Pode ser que você esteja refletindo em como abrir uma loja de roupas e ainda não tenha escolhido se irá abrir uma loja física ou se vai focar no e-commerce. Criar uma loja virtual é bem mais simples do que você imagina e proporciona diversos benefícios para empreendedores.

Com uma loja de roupas virtual, você pode alcançar um público bem maior, utilizando diferentes estratégias, e nem necessita ter espaço físico para fazer as vendas, exibir as peças ou até mesmo manter o estoque.

Veja abaixo o passo a passo completo de como abrir uma loja de roupas virtual

1. Antes de abrir uma loja de roupas virtual, faça uma pesquisa de mercado

Se deseja entender como abrir uma loja de roupas virtual, antes de tudo, é necessário conhecer um pouco sobre a indústria e seu estado atual. Para isso, você vai precisar fazer uma pesquisa de mercado.

Uma pesquisa de mercado conseguirá te mostrar quem está vendendo, quem está adquirindo e por quê, entre outras importantes informações para você dar início à sua loja de roupas online.

Aproveite esse estudo para realizar uma avaliação da concorrência e ir registrando o que você necessita fazer para conquistar clientes nesse negócio competitivo.

2. Escolha o modelo de roupa para vender

Após clarear suas ideias com o estudo, você já deve ter uma ideia de qual nicho de mercado irá optar para apostar.

Provavelmente você queira entender como abrir uma loja de roupas infantil ou como abrir uma loja de roupas femininas, entre diversas outras possibilidades de segmento. O ponto é que, para comercializar roupas virtualmente, é necessário achar um nicho certo para o público certo.

Para fazer a escolha do nicho, analise seus potenciais clientes. Pense sobre seu público-alvo: como o gênero, região, dados demográficos, faixa etária, mas também dados de padrões de comportamento. Quais são os costumes das pessoas que você vê como clientes?

Essa identidade completa que compõe seu cliente ideal é o que chamamos de buyer persona. Quanto mais conhecimento você tiver da sua persona, mais simples será vender roupas para ela.

Como abrir uma loja de roupas virtual
Como abrir uma loja de roupas virtual

3. Escolha um modelo de negócio para abrir sua loja de roupas virtual

Fabricar, adquirir no atacado, fazer você mesmo ou dropshipping: qual é a melhor alternativa? Existem diversos modelos de negócio para quem está em busca de como abrir uma loja de roupas virtual, cada um com suas vantagens e desafios.

Impressão sob demanda

A impressão sob demanda é quando a empresa que está comercializando os produtos solicita os serviços de um fornecedor para personalizá-los com suas criações.

Nesse modelo, sua loja de roupas virtual apenas precisa produzir os designs e todo o processo de transformar os designs em estampas é realizado através da contratação desse serviço.

Atuando com a impressão sob demanda, não é necessário que você se preocupe com estoque e nem com a logística voltada para o envio de produtos.

Isso porque essas fases de experiência de aquisição customizada ficam por conta do fornecedor. 

Dropshipping

Atuar com dropshipping é outra alternativa de terceirização do serviço de processamento e envio de pedidos.

Resumidamente, você anuncia e vende produtos no site da sua loja de roupas online, mas um fornecedor de dropshipping cuida do estoque e lida com as entregas por você.

É parecido com o modelo impressão sob demanda, que normalmente inclui serviço de dropshipping, mas o dropshipping por si só não exige nenhuma impressão.

Faça você mesmo

Para um modelo mais “mão na massa”, também é possível você mesmo produzir suas próprias peças.

O DIY, ou “faça você mesmo”, para quem está pensando em como abrir loja de roupas online, exige criatividade para o design das criações e também habilidades quanto à costura.

Manufatura

Se você quer ter o controle sobre suas mercadorias mas não tem habilidades necessárias para produzi-las, você pode atuar diretamente com fabricantes que irão dar vida às suas ideias de roupas para comercializar.

Arriscar nessas parcerias pode ser ótimo para melhorar o desenvolvimento da sua loja de roupas, já que, conforme a demanda vai crescendo, torna-se cada vez mais complicado e até impossível dar conta de tudo fazendo cada peça à mão.

Contudo, é importante informar seus propósitos de crescimento aos fornecedores para que eles também consigam se preparar para atender à demanda.

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados