O mundo mudou, e com ele nosso comportamento, inclusive, a forma de consumir. E assim, o que até pouco tempo era apenas uma forte tendência, hoje já é realidade: o e-commerce.
Então, o fato é que as empresas precisaram se adaptar, ou seja, ter presença online. Para isso, no entanto, não basta apenas abrir uma loja online, é preciso investir em marketing digital.
Só o marketing digital permite que pequenas empresas possam enfrentar gigantes como Americanas, Magazine Luíza, entre outras, que estão sempre em nossos smartphones anunciando ofertas incríveis, descontos e cupons de todo tipo, como cupom Renner, por exemplo…
Ou seja, o Marketing Digital é fundamental para quem não quer ser esmagado, através de suas estratégias, pode fazer sua marca se destacar e crescer nesse mercado, cada vez mais concorrido.
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Confira abaixo 5 dicas de marketing para quem tem uma loja online e não quer ficar atrás da concorrência.
1. Esteja nas redes sociais
Embora estar nas redes sociais seja obrigatório nos dias de hoje, o importante, no entanto, não é estar em todas, mas naquela onde seu público está. Um bom trabalho de marketing permite, entre outras coisas, saber quem é o seu público, onde ele está, e o que ele espera ou precisa de sua empresa. Dessa forma, fica bem mais simples entregar um conteúdo que fale a mesma língua que seu público, permitindo maior aproximação e identificação com sua marca.
E ao investir em uma presença constante e humanizada nas redes sociais, seu e-commerce alcançará mais pessoas organicamente, conseguindo destacar sua marca.
Mas, nunca é demais lembrar que um bom alcance orgânico nas redes sociais depende muito da relevância de seu conteúdo, de saber usar todas as funcionalidades da rede social, como stories, vídeos, postagens patrocinadas. Enfim, é preciso saber trabalhar as redes sociais para tirar delas o melhor proveito.
2. Aposte em marketing de conteúdo
Sem dúvida, uma das principais estratégias de Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo é focado na entrega de um conteúdo relevante, sendo fundamental na hora de criar um relacionamento com o consumidor, e não somente um contato comercial, de compra e venda. É importante que o cliente, em um só lugar, consiga encontrar tanto o produto, quanto informações complementares a ele.
Para isso, vale apostar em um blog, constantemente atualizado, além de ajudar a chegar aos clientes, vai ajudar a posicionar sua marca e ocupar melhores posições nos mecanismos de busca. Além do blog, é possível, também, se valer de outros canais para produzir conteúdo relevante, como podcast; webinars; vídeos, entre outros.
3. Trabalhe o remarketing
Você já ouviu falar em remarketing? Então, nada mais é que tentar conquistar aquele cliente que entrou na sua loja virtual mas, por algum motivo, não comprou, procurar incentivar a compra de alguém que já demonstrou interesse no produto.
O remarketing pode ser usado em diferentes situações, desde avisos no próprio site, que sabe que vão interessar a determinados clientes, até o envio de e-mails para lembrar o cliente sobre os itens que foram colocados (e esquecidos) no carrinho de compra.
Enfim, o remarketing tem por objetivo de fazer o consumidor desejar produtos da sua loja, e considerar comprá-lo e, claro, quanto mais você aparecer, mais chances dele acabar comprando um produto pelo qual já demonstrou interesse.
4. Invista em anúncios
Hoje a internet facilita muito a publicidade online, não pesando no bolso como a offline, com possibilidade de divulgar até nas redes sociais, como Facebook e Instagram, com preços que cabem em qualquer bolso, podendo filtrar o público dentro de diferentes categorias, e já sabendo que quanto mais investir, maior será o alcance dos anúncios.
5. Otimize o site
Com certeza, ao seguir as dicas acima sua loja já verá bons resultados, mas eles podem ainda ser melhores se oferecer um site intuitivo, com boa usabilidade, ou seja, se otimizar seu e-commerce para que ele possa ser acessado por qualquer dispositivo móvel. Além de organizar produtos e categorias no site, adicionar formas de pagamento, disponibilizar acompanhamento de encomendas pelo rastreio correios…
É muito importante que seu e-commerce não dificulte a jornada de compra, para não induzir a desistência.
Enfim, é fundamental ter em mente que o Marketing Digital não é nenhum bicho de sete cabeças, e quando bem aplicado pode trazer ótimos resultados.
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