As redes sociais desempenham um papel importante no mundo dos negócios hoje. Não é à toa que surgiu um novo conceito que tem a ver com isso: o Social Selling.

Agora, as pessoas podem ter acesso às informações que precisam sobre os produtos e serviços que desejam comprar com apenas um clique, a qualquer hora do dia ou da noite.

Mas engana-se quem pensa que o social selling se refere apenas ao uso das mídias sociais para fazer negócios. A ideia vai muito além disso.

Continue a leitura para entender o que é social selling, como funciona e por que aderir a essa proposta.

Mas, afinal, o que é Social Selling?

É uma abordagem de negócio que consiste em utilizar as redes sociais para identificar e entrevistar potenciais clientes qualificados com o objetivo de lhes proporcionar valor e orientá-los na compra. 

Em outras palavras, primeiro se analisa os perfis e o comportamento dos potenciais clientes nas redes sociais para depois se conectar a eles.

É um processo de pesquisa, seleção, audição e interação com potenciais clientes através das redes sociais para descobrir, impulsionar e/ou desenvolver um negócio.

A comunicação pode se dar tanto por conversas ativas, ou seja, troca de mensagens em tempo real, quanto por materiais típicos do inbound marketing, como:

  • Posts de blog;
  • Landing pages;
  • Anúncios;
  • Webinares.

A ideia central é utilizar a plataforma das redes sociais para encontrar esses consumidores em potencial.

Como funciona o Social Selling na prática?

Aprenda a utilizar o Social Selling da forma correta na sua empresa
Social Selling

O Social Selling nada mais é do que conectar-se com clientes em potencial por meio de redes sociais, construir confiança e se tornar uma marca que eles amam.

Portanto, seja qual for a plataforma que você planeja usar para alcançar seu público-alvo, certifique-se de usar as práticas recomendadas de social selling – veja quais são elas a seguir!

Estabelecer conexão com as pessoas

Não deixe de ouvir o que seu público tem a dizer sobre suas dores e, acima de tudo, o que sua marca tem a oferecer.

Use plataformas que possam rastrear o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, seu setor e concorrentes.

Também é importante estar ciente dos pontos problemáticos e solicitações em geral, pois ambos oferecem oportunidades naturais para você oferecer soluções e se posicionar.

Criação de conteúdo

Em vez de escrever uma nota e enviá-la para inúmeros clientes em potencial, reserve um tempo para personalizar suas mensagens de social selling.

Conecte-se iniciando uma conversa real e genuína. Quando se trata de vendas, nada melhor do que lidar com uma pessoa real.

Construção de marca

Ao se comunicar com clientes em potencial por meio da mídia social, é importante não ser muito vendedor.

Ainda mais se a sua marca é nova em uma plataforma de mídia social, não vá direto para o social selling.

Antes de começar a falar sobre vendas, estabeleça uma posição como especialista em seu campo.

Uma maneira de construir a marca é publicar conteúdo interessante, valioso e compartilhável.

Em muitos casos, isso pode significar compartilhar conteúdo escrito por outras pessoas que tenham a ver com a marca.

Por que apostar no Social Selling?

Ainda está em dúvida sobre os benefícios dessa tática de comércio? Veja os pontos positivos dela nos tópicos na sequência

Diminui o ciclo de vendas

O social selling permite uma interação mais humana com os clientes e possibilita uma troca de informações valiosas com eles no momento certo.

É assim que sua empresa se estabelece como especialista reconhecida que gera valor tangível.

Os clientes querem fazer negócios com você desde o início, eliminando a necessidade de estratégias infinitas para mantê-los progredindo pelo funil de vendas.

Melhora a compreensão sobre os clientes

Ela também permite um entendimento mais profundo dos desejos e necessidades desses compradores em potencial.

Por meio de conversas aparentemente triviais, é possível descobrir o que eles realmente pensam sobre os produtos e serviços que você oferece.

Isso, inclusive, ajuda a esclarecer dúvidas e mal-entendidos o  mais rápido possível, além de fornecer informações úteis e esclarecedoras.

Incentiva upselling e reselling

Sabemos que ter muitos clientes recorrentes é, em essência, o que mais impulsiona o crescimento sustentável de qualquer negócio.

Com o social selling, você não apenas atrai novos clientes, mas também retém aqueles já existentes.

Engajamento constante, compartilhamento de conteúdo relevante e comunicação frequente manterão você conectado com seus clientes a longo prazo.

Esse é o social selling, uma técnica muito bem-vinda para construir uma imagem atrativa nas redes sociais – e aproveitar as oportunidades de interação que elas apresentam!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados