As redes sociais desempenham um papel importante no mundo dos negócios hoje. Não é à toa que surgiu um novo conceito que tem a ver com isso: o Social Selling.
Agora, as pessoas podem ter acesso às informações que precisam sobre os produtos e serviços que desejam comprar com apenas um clique, a qualquer hora do dia ou da noite.
Mas engana-se quem pensa que o social selling se refere apenas ao uso das mídias sociais para fazer negócios. A ideia vai muito além disso.
Continue a leitura para entender o que é social selling, como funciona e por que aderir a essa proposta.
Mas, afinal, o que é Social Selling?
É uma abordagem de negócio que consiste em utilizar as redes sociais para identificar e entrevistar potenciais clientes qualificados com o objetivo de lhes proporcionar valor e orientá-los na compra.
Em outras palavras, primeiro se analisa os perfis e o comportamento dos potenciais clientes nas redes sociais para depois se conectar a eles.
É um processo de pesquisa, seleção, audição e interação com potenciais clientes através das redes sociais para descobrir, impulsionar e/ou desenvolver um negócio.
A comunicação pode se dar tanto por conversas ativas, ou seja, troca de mensagens em tempo real, quanto por materiais típicos do inbound marketing, como:
- Posts de blog;
- Landing pages;
- Anúncios;
- Webinares.
A ideia central é utilizar a plataforma das redes sociais para encontrar esses consumidores em potencial.
Como funciona o Social Selling na prática?
O Social Selling nada mais é do que conectar-se com clientes em potencial por meio de redes sociais, construir confiança e se tornar uma marca que eles amam.
Portanto, seja qual for a plataforma que você planeja usar para alcançar seu público-alvo, certifique-se de usar as práticas recomendadas de social selling – veja quais são elas a seguir!
Estabelecer conexão com as pessoas
Não deixe de ouvir o que seu público tem a dizer sobre suas dores e, acima de tudo, o que sua marca tem a oferecer.
Use plataformas que possam rastrear o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, seu setor e concorrentes.
Também é importante estar ciente dos pontos problemáticos e solicitações em geral, pois ambos oferecem oportunidades naturais para você oferecer soluções e se posicionar.
Criação de conteúdo
Em vez de escrever uma nota e enviá-la para inúmeros clientes em potencial, reserve um tempo para personalizar suas mensagens de social selling.
Conecte-se iniciando uma conversa real e genuína. Quando se trata de vendas, nada melhor do que lidar com uma pessoa real.
Construção de marca
Ao se comunicar com clientes em potencial por meio da mídia social, é importante não ser muito vendedor.
Ainda mais se a sua marca é nova em uma plataforma de mídia social, não vá direto para o social selling.
Antes de começar a falar sobre vendas, estabeleça uma posição como especialista em seu campo.
Uma maneira de construir a marca é publicar conteúdo interessante, valioso e compartilhável.
Em muitos casos, isso pode significar compartilhar conteúdo escrito por outras pessoas que tenham a ver com a marca.
Por que apostar no Social Selling?
Ainda está em dúvida sobre os benefícios dessa tática de comércio? Veja os pontos positivos dela nos tópicos na sequência
Diminui o ciclo de vendas
O social selling permite uma interação mais humana com os clientes e possibilita uma troca de informações valiosas com eles no momento certo.
É assim que sua empresa se estabelece como especialista reconhecida que gera valor tangível.
Os clientes querem fazer negócios com você desde o início, eliminando a necessidade de estratégias infinitas para mantê-los progredindo pelo funil de vendas.
Melhora a compreensão sobre os clientes
Ela também permite um entendimento mais profundo dos desejos e necessidades desses compradores em potencial.
Por meio de conversas aparentemente triviais, é possível descobrir o que eles realmente pensam sobre os produtos e serviços que você oferece.
Isso, inclusive, ajuda a esclarecer dúvidas e mal-entendidos o mais rápido possível, além de fornecer informações úteis e esclarecedoras.
Incentiva upselling e reselling
Sabemos que ter muitos clientes recorrentes é, em essência, o que mais impulsiona o crescimento sustentável de qualquer negócio.
Com o social selling, você não apenas atrai novos clientes, mas também retém aqueles já existentes.
Engajamento constante, compartilhamento de conteúdo relevante e comunicação frequente manterão você conectado com seus clientes a longo prazo.
Esse é o social selling, uma técnica muito bem-vinda para construir uma imagem atrativa nas redes sociais – e aproveitar as oportunidades de interação que elas apresentam!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.