A Black Friday é uma das datas comerciais mais lucrativas hoje em diferentes países, incluindo o Brasil. Isso ocorre pelo fato de haver inúmeras promoções e descontos nessa data, que funciona como uma espécie de “aquecimento” para as compras de fim de ano.
No entanto, para aproveitar realmente as promoções de Black Friday, é preciso pesquisar com antecedência, comparar preços, modelos e condições de pagamento, além de verificar a segurança da plataforma escolhida (se a compra for realizada no e-commerce) ou o histórico da loja. Confira a seguir o que não pode faltar na sua checklist de Black Friday!
Lista de desejos
O primeiro passo para aproveitar bem a Black Friday é saber exatamente o que você precisa comprar. Para isso, faça uma lista de desejos, lembrando a razão por que você precisa daquele item. Renovar o produto que você já tem em casa? Vontade de experimentar algo novo? Repor um item que quebrou?
É importante também definir qual é o orçamento disponível. Ao pesquisar diferentes modelos e preços de cada produto que deseja, você terá uma noção mais exata do preço médio de cada um deles e, assim, verá se o orçamento é compatível ou não.
Cupons de descontos
A popularização do comércio virtual no Brasil, especialmente desde o início da pandemia, motivou os consumidores brasileiros a buscar estratégias para conseguir bons produtos com preços reduzidos.
Um jeito clássico de conseguir isso na Black Friday é buscar cupons de descontos (códigos disponibilizados pelas lojas ou por plataformas específicas). Uma vez definidos os produtos que você deseja comprar nessa data, comece a buscar cupons nas lojas com os melhores modelos e preços.
Produtos mais procurados
Algumas pesquisas já estão levantando quais são os produtos mais buscados por brasileiros na edição Black Friday 2022. Uma delas, divulgada pelo Google Brasil, aponta o predomínio de eletroeletrônicos, tais como: games, smartphones, TVs, computadores, tablets e eletroportáteis.
Em seguida, o ranking traz itens para bebês, móveis, beleza/perfumaria/cuidados pessoais, artigos para pets e eletrodomésticos. Nota-se que os gostos dos consumidores brasileiros são bastante diversificados, o que é estratégico na Black Friday, já que essa data engloba os mais diversos segmentos de produtos.
Essa pesquisa mostrou ainda como as preferências se dividem de acordo com a classe social dos consumidores. Entre os mais empobrecidos, há a preferência por produtos eletrônicos (especialmente smartphones, eletrodomésticos e eletroportáteis – como aspirador de pó e Air Fryer). Já entre as classes A e B, os itens mais procurados são fogões, cooktops e ar-condicionado.
Pesquise preços, modelos e lojas
Outra dica importante é pesquisar com antecedência preços e lojas. Veja em sites como Procon e Reclame Aqui qual é a avaliação da loja por consumidores antigos – se há muitos registros de reclamações e qual foi a atitude da empresa no ocorrido (deu retorno? O problema foi resolvido? Ou não?). Tudo isso é relevante na hora de escolher determinada empresa.
Também é importante comparar diferentes preços e modelos. Em alguns sites, você pode acompanhar a evolução de preços dos itens que você deseja nas semanas que antecedem a Black Friday. Isso ajuda você a evitar falsas promoções (quando a empresa que diz oferecer desconto, mas, na prática, não o faz). Por fim, confira o valor total da compra, incluindo o preço do frete, pois isso muitas vezes acaba fazendo a diferença no orçamento final.