A Black Friday é uma das datas comerciais mais lucrativas hoje em diferentes países, incluindo o Brasil. Isso ocorre pelo fato de haver inúmeras promoções e descontos nessa data, que funciona como uma espécie de “aquecimento” para as compras de fim de ano.

No entanto, para aproveitar realmente as promoções de Black Friday, é preciso pesquisar com antecedência, comparar preços, modelos e condições de pagamento, além de verificar a segurança da plataforma escolhida (se a compra for realizada no e-commerce) ou o histórico da loja. Confira a seguir o que não pode faltar na sua checklist de Black Friday!

Lista de desejos

O primeiro passo para aproveitar bem a Black Friday é saber exatamente o que você precisa comprar. Para isso, faça uma lista de desejos, lembrando a razão por que você precisa daquele item. Renovar o produto que você já tem em casa? Vontade de experimentar algo novo? Repor um item que quebrou?

É importante também definir qual é o orçamento disponível. Ao pesquisar diferentes modelos e preços de cada produto que deseja, você terá uma noção mais exata do preço médio de cada um deles e, assim, verá se o orçamento é compatível ou não.

O que não pode faltar na checklist de Black Friday
O que não pode faltar na checklist de Black Friday

Cupons de descontos

A popularização do comércio virtual no Brasil, especialmente desde o início da pandemia, motivou os consumidores brasileiros a buscar estratégias para conseguir bons produtos com preços reduzidos.

Um jeito clássico de conseguir isso na Black Friday é buscar cupons de descontos (códigos disponibilizados pelas lojas ou por plataformas específicas). Uma vez definidos os produtos que você deseja comprar nessa data, comece a buscar cupons nas lojas com os melhores modelos e preços.

Produtos mais procurados

Algumas pesquisas já estão levantando quais são os produtos mais buscados por brasileiros na edição Black Friday 2022. Uma delas, divulgada pelo Google Brasil, aponta o predomínio de eletroeletrônicos, tais como: games, smartphones, TVs, computadores, tablets e eletroportáteis. 

Em seguida, o ranking traz itens para bebês, móveis, beleza/perfumaria/cuidados pessoais, artigos para pets e eletrodomésticos. Nota-se que os gostos dos consumidores brasileiros são bastante diversificados, o que é estratégico na Black Friday, já que essa data engloba os mais diversos segmentos de produtos.

Essa pesquisa mostrou ainda como as preferências se dividem de acordo com a classe social dos consumidores. Entre os mais empobrecidos, há a preferência por produtos eletrônicos (especialmente smartphones, eletrodomésticos e eletroportáteis – como aspirador de pó e Air Fryer). Já entre as classes A e B, os itens mais procurados são fogões, cooktops e ar-condicionado.

Pesquise preços, modelos e lojas

Outra dica importante é pesquisar com antecedência preços e lojas. Veja em sites como Procon e Reclame Aqui qual é a avaliação da loja por consumidores antigos – se há muitos registros de reclamações e qual foi a atitude da empresa no ocorrido (deu retorno? O problema foi resolvido? Ou não?). Tudo isso é relevante na hora de escolher determinada empresa.

Também é importante comparar diferentes preços e modelos. Em alguns sites, você pode acompanhar a evolução de preços dos itens que você deseja nas semanas que antecedem a Black Friday. Isso ajuda você a evitar falsas promoções (quando a empresa que diz oferecer desconto, mas, na prática, não o faz). Por fim, confira o valor total da compra, incluindo o preço do frete, pois isso muitas vezes acaba fazendo a diferença no orçamento final.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados