Como escolher os acessórios do banheiro?

Como escolher os acessórios do banheiro

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, uma etapa muito importante e esperada pelos moradores é organizar a decoração dos cômodos. Um ambiente que costumava ser esquecido nesse sentido, mas que hoje está cada vez mais em destaque é o banheiro. Afinal, com a maior valorização da qualidade de vida, é aqui que as pessoas realizam seus rituais de autocuidado e relaxamento. No entanto, para isso, é importante ter os elementos certos, garantindo maior funcionalidade, beleza e charme para o espaço. Mas, sabemos que essa pode não ser uma tarefa simples, visto que são muitos detalhes envolvidos. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas para escolher os acessórios do banheiro. 

  1. Considere o estilo do ambiente

Nossa primeira dica é que você entenda a importância de manter a harmonia, ou seja, considerando o estilo decorativo do banheiro e equilibrando os elementos que pretende incluir. Por exemplo, se o estilo for mais clássico, tons sóbrios como branco, cinza e bege são mais recomendados, assim como itens clássicos de metal e louça. Por outro lado, se deseja um estilo mais moderno, aposte em cores vibrantes, como vermelho e amarelo, itens espelhados e nos detalhes de inox. 

  1. Kits de bancada são excelentes

Ainda que seja um detalhe, o kit para bancada faz muita diferença na decoração do ambiente. Geralmente, ele é composto por porta-escovas, saboneteiras (tanto para sabonete líquido, quanto em barra) e potinhos multiuso. Contudo, existem ainda os kits com bandejas, que promovem elegância, ao mesmo tempo que atendem as necessidades básicas do espaço. A boa notícia é que existem diferentes modelos disponíveis no mercado e você pode encontrar aquele que mais atende suas necessidades, demandas e estilo do ambiente. 

  1. Metais são importantes

Outro detalhe muito importante quando falamos em banheiro é a escolha dos metais, como porta-toalhas, porta-papel higiênico, suporte para shampoos, etc. Isso porque, eles precisam ser escolhidos de acordo com o estilo do cômodo, além de promoverem harmonia e beleza. Além disso, as torneiras também são essenciais, mas além de bonitas, também precisam ser funcionais, considerando a altura adequada da cuba, entre outros elementos importantes. 

  1. Priorize peças resistentes à umidade

Não podemos deixar de lembrar ainda que ao escolher as peças de metal, como torneiras, registros, chuveiros, suporte para toalha, etc, é fundamental que sejam resistentes à umidade. Afinal, o vapor do banho não pode afetar a vida útil das peças. Nesse sentido, o acabamento precisa continuar bonito, mesmo com o passar do tempo, evitando incômodos desnecessários e gastos inesperados com as trocas. Portanto, o recomendado é optar por peças feitas com materiais resistentes, como aço inoxidável ou cromado. 

  1. A cuba irá transformar o espaço

A cuba é um dos acessórios mais importantes do banheiro, localizada sobre a bancada e o gabinete, também conhecida como pia. Existem diversos modelos como os de sobrepor, de embutir e encaixe, sendo necessário avaliar a altura de acordo com suas necessidades e preferências de conforto. Por exemplo, tamanhos médios e grandes são mais indicados, pois evitam que a água fique espirrando na bancada. Sendo assim, considere que esse elemento irá influencias tanto na beleza quanto funcionalidade. 

  1. Pense na praticidade

Por mais que os acessórios para banheiro precisem promover harmonia ao ambiente, garantindo beleza e charme, é essencial que você considere a praticidade no dia a dia. Afinal, de nada adianta a peça ser bonita, mas também ser difícil de utilizar ou mais atrapalhar do que ajudar. Portanto, pense de forma racional e considere qual será sua utilidade no banheiro. Afinal, por ser um ambiente pequeno, é importante que não fique muito carregado e com decoração pesada. 

  1. Valorize a qualidade das peças

Outro item importante para considerar é a qualidade das peças que pretende comprar, tanto dos acessórios mais simples quanto dos mais importantes, como chuveiro, cuba e torneiras. Isso porque, é melhor pagar um pouco a mais para adquirir um item de qualidade, do que comprar um item barato, mas que irá estragar e precisar ser substituído em um curto período de tempo. Dessa forma, você garante economia e tranquilidade em não precisar se preocupar com detalhes. 

  1. Considere o seu orçamento

Por fim, mas não menos importante, antes de sair às compras, você deve ter um planejamento dos itens que precisa comprar e qual o orçamento estipulado. Obviamente, você não precisa comprar a peça mais barata, mas é possível ter o melhor custo-benefício se realizar pesquisas e ter ao seu lado profissionais especialistas. Assim, você evita gastar dinheiro à toa e ainda garante itens de qualidade. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha dos acessórios para seu novo banheiro será muito mais simples e organizada. Lembre-se de avaliar o estilo do ambiente antes de sair comprando os acessórios, assim como ter um bom planejamento, a fim de evitar extrapolar o orçamento sem necessidade.