Quem deseja investir em um negócio tem sempre o salão de festa como uma ótima opção, afinal, esse é um tipo de empreendimento que tem clientes a qualquer época do ano.

Para começar, você vai precisar de um investimento que pode ir de R$ 15 mil até R$ 40 mil, considerando que o imóvel onde o salão de festas vai funcionar já está pronto.

Mas o que exatamente é preciso para montar esse tipo de negócio? Isso é o que nós iremos mostrar para você nos próximos tópicos. Acompanhe!

Escolha o local e o espaço ideal para seu salão de festas

A primeira dica de como montar um salão de festas é escolher onde vai ser o seu negócio e encontrar um espaço ideal para que ele possa funcionar.

É preciso que ele seja bastante amplo, conforme os seus objetivos, claro, mas que atenda à maioria dos eventos, como confraternizações de empresas e festas de aniversário.

Algumas dicas do que você precisa considerar na hora de encontrar o local ideal para seu salão de festas são:

  • Ele deve ser amplo para que as pessoas possam se acomodar bem
  • Deve ter dois banheiros grandes, no mínimo
  • Deve contar com um palco ao fundo, em geral há sempre uma banda
  • Deve ter um espaço para preparação e estoque de bebidas e comidas, ou uma cozinha pequena
  • Opte sempre, preferencialmente, pelos locais cobertos

Lembre-se que seu objetivo com o salão de festas é realizar eventos comuns, como casamentos, formaturas, aniversários, etc., e não shows ou eventos de grande porte.

Em relação ao local, o ideal é sempre que você opte por um bairro que seja mais central e fácil de acessar, em um local seguro.

De preferência, veja sempre se há estacionamento próprio ou pelo menos um próximo que seja possível de alugar.

Faça a organização e estruturação do salão de festas

Depois que você tiver encontrado o local para seu salão de festas, é preciso organizar e estruturar a parte interna.

Isso significa fazer uma decoração interna atrativa, pintar se for necessário, trocar a parte da iluminação para uma de qualidade, fazer a instalação de equipamentos para ventilação, como ar condicionado, etc.

É fundamental também estar atento às partes sanitárias e elétricas do local, para não ter qualquer surpresa desagradável durante um evento no salão.

Não deixe de regularizar seu salão de festas

Uma próxima dica é regularizar o seu salão de festas e para isso será necessário solicitar o alvará de funcionamento junto à prefeitura da cidade.

Além disso, busque também pelo alvará que é expedido pelo corpo de bombeiros, de modo que seu salão possa funcionar sem problemas.

Todos esses documentos vão ser solicitados quando você for fazer a legalização do negócio e vão evitar problemas posteriores.

Busque por mais opções para faturar

Logicamente, se você está empreendendo em um salão de festas, com certeza vai desejar ter uma boa renda e a melhor forma de fazer isso é diversificar as opções para aumentar os ganhos neste ramo.

Uma dica é não oferecer apenas o salão, mas o conjunto completo para cada festa, como alugar as louças, mesas e cadeiras, ter uma equipe que trabalhe recepcionando e servindo os convidados, etc.

Ou seja, é oferecer o máximo de serviços para garantir mais qualidade ao cliente e ao mesmo tempo ter um valor maior para cobrar pelo aluguel do salão de festas.

Divulgue bem o seu salão de festas

Ainda que não seja diretamente uma dica de como montar um salão de festas, ela com certeza vai ajudar você a fazer muito sucesso.

Não adianta montar o seu salão se você não vai ter clientes para prestar o serviço e alugar o espaço.

E a melhor forma de fazer isso na prática é justamente divulgar muito bem seu salão de festa nas redes sociais, para que mais pessoas o conheçam e busquem pelo espaço para realizar os seus eventos.

E esteja aberto aos mais variados tipos de eventos, como casamentos, aniversários, encontros de empresas, amigos e mesmo religiosos, as palestras, as formaturas e muito mais.

O que não faltam são opções de eventos que podem ser realizados neste espaço e se você fizer a divulgação correta, vai poder usufruir bastante dos lucros que irá obter com seu negócio.

Conclusão

Como você viu aqui, montar um salão de festa exige um planejamento e seguir alguns passos para que tudo dê certo, e você possa ter um grande sucesso com seu empreendimento e um ótimo lucro.

Neste texto, mostramos quais os principais passos para montar o seu negócio neste ramo. Uma dica é oferecer bebidas nos eventos e para isso, nada melhor do que trazer qualidade com uma distribuidora de chopp em BH.O que você achou do nosso conteúdo de hoje sobre como montar um salão de festa?

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados