Cama de ferro: como usar na decoração do quarto?

Cama de ferro: como usar na decoração do quarto?

Encontrar a casa ou apartamento ideal junto à imobiliária não é uma tarefa simples, mas com certeza é bastante recompensadora. Mas, depois de, enfim, escolher o imóvel que mais atenda suas necessidades, preferências e orçamento, é importante atentar-se à decoração dos ambientes. 

O quarto é o cômodo mais íntimo da casa e merece atenção especial, visto que é o local onde você costuma relaxar e ter um boa noite de sono. Nesse sentido, as camas são elementos fundamentais e precisam não apenas oferecer conforto à noite, como também harmonizar com o restante do ambiente. A cama de ferro, por exemplo, é uma criação icônica e atemporal, com traços sutis que são capazes de transformar o local, além de combinar com os mais diferentes estilos.

Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com dicas para utilizar uma cama de ferro em seu quarto. Vamos lá? 

Como escolher a cama de ferro?

Criada no século XVIII, a cama de ferro foi pensada para que os colchões não ficassem infestados por pragas que apareciam nos modelos tradicionais de madeira. Por isso, a peça ficou cada vez mais popular e, com o passar do tempo, se reinventou na decoração dos quartos. Afinal, seu design característico faz com que ela seja associada ao estilo romântico, mas na verdade, ela pode harmonizar muito bem com outros estilos, como moderno, clássico, industrial ou boho. 

Ainda que seja o principal elemento do quarto, é o tamanho do cômodo que irá definir as dimensões ideais da cama, lembrando sempre de garantir um espaço para circulação. Além disso, se você já possui o colchão, é importante ter as medidas em mãos para evitar problemas desnecessários. Agora, se for comprar um novo, opte por comprar a cama e o colchão juntos, visto que ele precisa se encaixar perfeitamente a fim de garantir estabilidade e conforto. 

Cores ideais

Ainda que seja um modelo antigo, isso não significa que você não possa ousar nas cores de sua cama de ferro. Inclusive, os modelos vintage podem ser de tons que mais gosta a fim de deixar o ambiente com muita personalidade e charme. Nesse sentido, dentre as cores mais interessantes, a cama de ferro preta com certeza merece destaque. Isso porque, ela combina com todos os estilos e promove o toque certo de modernidade no ambiente, principalmente para quem preza pelo minimalismo. 

Já para quem quer uma decoração mais elaborada, a cama de ferro branca é uma ótima opção. Isso porque, aqui é possível pintar a parede com um tom mais intenso, como o verde, que está em alta, e assim, dar destaque para os desenhos da peça. Cores metalizadas também são ótimas para a cama de ferro, como dourado, rose gold e prata. O segredo, portanto, é saber equilibrar as cores entre parede, cama e restante da decoração. 

Como usar a cama de ferro na decoração?

É importante lembrar que a cama é o grande destaque da decoração do quarto e, justamente por isso, é importante procurar por modelos que irão ressaltar o estilo do ambiente e criar harmonia. Por exemplo, uma cama de ferro vintage, a decoração pode ser feita com tons mais claros e ornamentos na cabeceira. Por outro lado, quartos modernos podem utilizar tons metalizados ou preto. Confira abaixo outras formas de utilizar a cama de ferro em seu quarto:

Romântico

Com contornos sutis e únicos, a cama de ferro se torna a protagonista de um quarto romântico, principalmente quando combinada com uma pintura suave na parede. 

Cabeceira

Se você gosta do estilo das camas de ferro, mas prefere a comodidade de uma cama box, saiba que é possível incluir somente a cabeceira de ferro em sua cama. Ela é vendida separadamente em diferentes cores, basta escolher os desenhos e a cor que mais combina com seu estilo de decoração. Além disso, não se esqueça de considerar o tamanho da cama para manter a proporção. 

Comfy

A cama de ferro pode combinar até mesmo com uma decoração mais leve e delicada, com parede de tijolinhos brancos junto com a cabeceira preta. 

Artesanal

A cama de ferro promove um visual clássico ao ambiente, que pode ser combinada com uma roupa de cama mais atual. Além disso, misturar elementos naturais com mobiliário sofisticado é uma ótima alternativa para criar equilíbrio na medida certa. 

Estilo rústico

Por fim, se quiser um estilo de casa de campo, aposte em um papel de parede junto com a cama de ferro em marrom. 

Então, agora que você sabe mais sobre a cama de ferro e como utilizá-la em seu quarto, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que o mais importante é manter a harmonia do espaço, fazendo com que a cama converse com o estilo de decoração, cores e enfeites. Assim, você garante um ambiente bonito e ao mesmo tempo confortável, o que irá impactar positivamente sua qualidade de vida.