7 dicas para deixar o apartamento seguro para crianças

7 dicas para deixar o apartamento seguro para crianças

Quem tem criança em casa, sabe que não é fácil encontrar um apartamento novo junto à imobiliária. Isso porque, além de considerar o tamanho do imóvel, opções de lazer no condomínio e outras facilidades, é fundamental ficar atento à segurança dos pequenos. Obviamente, contar com ajuda especializada é muito importante, pois assim a imobiliária pode oferecer a opção que mais atende suas necessidades e exigências. Contudo, além disso, também é importante ficar atento com os cuidados dentro de casa, evitando que a criança fique expostas a riscos que sequer imagina. 

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 dicas para deixar o novo apartamento mais seguro para os pequenos.

1. Redes de proteção

Essa é a alteração mais comum para realizar quando se tem criança em apartamento, devendo ser instalada em todas as janelas do apartamento, inclusive na do banheiro. Se possível, invista também em grades ou vidros nas sacadas, pois assim o ambiente fica ainda mais protegido. Contudo, lembre-se de utilizar proteções de boa qualidade, com aberturas bem pequenas e resistentes, tanto à pressão corporal como ao uso de facas e tesouras. Além disso, elas devem ser avaliadas anualmente, pois podem perder a validade e resistência. 

2. Não deixe a criança sozinha 

É importante deixar claro que de nada adianta seguir as dicas do post de hoje e deixar o pequeno desacompanhado, seja dentro do apartamento ou, principalmente, nas áreas sociais, como piscinas, quadras e playground. De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o indivíduo é considerado criança até os 12 anos, sendo importante ficar atento a todo o momento, a fim de evitar acidentes e expor os pequenos a riscos desnecessários. 

3. Cuide das tomadas, quinas e portas

É fato que móveis com cantos arredondados são mais seguros para caso a criança esbarre ou caia próximo deles. No entanto, se já tiver a mobília, o ideal é investir em protetores de silicone, pois além de baratos são fáceis de encontrar. 

Além disso, as tomadas merecem muita atenção, pois como são curiosos, os pequenos podem inserir objetos pontiagudos nos furos. Nesse sentido, também é importante ter protetores específicos para mantê-las protegidas e vedadas. 

Lembre-se também que as portas podem bater devido ao vento, podendo assustar ou até mesmo machucar a criança. Por isso, utilize pesos para mantê-las abertas, que podem ser divertidos ou até mesmo produzidos por você e o pequeno. 

4. Atente-se para pisos escorregadios

É importante ter em mente que tudo o que pode causar algum tipo de acidente deve ser evitado, como piso molhado, tapetes soltos, brinquedos espalhados e até mesmo piso liso demais. Além de deixar tudo sempre limpo e bem organizado, em ambientes como o quarto das crianças e sacada, é possível colocar o tapete de EVA, que além de coloridos e estimulantes, podem ser montados e desmontados quando e como preferir. 

Além disso, carpetes macios, pisos vinílicos, almofadas e pufes são excelentes para quem tem criança em apartamento, pois assim como são bem resistentes, também são fáceis de limpar e tratados para evitar o mofo. 

5. Proteja a cozinha e lavanderia

Esses ambientes podem ser bastante perigosos para quem tem criança em apartamento. Por isso, evite deixar panelas em cima do fogão com os cabos virados para fora, objetos cortantes expostos, mantenha os copos de vidro guardados, produtos de limpeza em lugares altos e, de preferência, trancados, etc. Da mesma forma, deixe baldes e bacias sempre vazios e virados para baixo, a fim de evitar quedas e afogamentos. 

6. Esconda os fios dos aparelhos elétricos 

Todo o tipo de fiação pode causar acidentes fatais, sendo uma situação muito propícia para quem tem criança em casa. Isso porque, elas têm o costume de colocar tudo na boca, além de tropeçarem com facilidade por falta de atenção. Sendo assim, esconda todos os fios, deixando tudo sempre fora da tomada e do alcance dos pequenos. Além disso, contar com um bom eletricista também pode ajudar, visto que ele irá esconder todos os fios de uma forma otimizada e profissional. 

7. Evite móveis próximos das janelas

Por fim, mas não menos importante, crianças têm uma energia infinita, explorando todos os cantos do ambiente em que vivem, inclusive lugares perigosos. Nesse sentido, é comum que queiram escalar cadeiras, pular escadas, subir no sofá, pendurar-se em cômodas e estantes, etc. Portanto, evite deixar os móveis próximos das janelas, além de ficar sempre perto para que os móveis não caiam em cima delas. Também é importante investir em vidros específicos, grades, correntes limitadoras e travas para dificultar o acesso. 

Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que seu pequeno ficará ainda mais seguro em seu novo apartamento. Lembre-se de contar com a ajuda de uma imobiliária, para garantir a escolha do imóvel ideal para suas necessidades, demandas e preferências. Dessa forma, você garante uma aquisição perfeita para seu perfil.