quarta-feira, agosto 19

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quinta-feira (9) que é preciso cautela na retirada de subsídios dos combustíveis devido à nova alta do petróleo. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele disse que gostaria de retirar parte das medidas para a gasolina na próxima semana.

“Ontem (quarta-feira, 8) o petróleo voltou a subir para US$ 80 e aí temos que adotar com cautela a retirada de subsídio. Essa semana eu ia anunciar a retirada da gasolina, vou analisar a retirada na próxima semana porque o preço da gasolina já está com um impacto diferente do que eu estava prevendo. Semana que vem, a depender da situação, o que eu gostaria de fazer é retirar o subsídio da gasolina seja parcial ou totalmente como próximo passo”, afirmou.

Durigan declarou ainda que o aumento do etanol na gasolina está mantido e deve ocorrer nos próximos dias. Ele explicou que o cancelamento da reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ocorreu por conta da guerra e que o aumento da mistura está garantido.

“Foi suspensa ontem em razão da guerra. Como a gente estava com a mudança nos indicadores, nos preços, durante a reunião, a gente vai aguardar para fazer essa avaliação e ver se tem alguma outra medida que estamos estudando que seria necessária no CPNE isso não afeta a decisão do E32”, completou.

Sobre o biodiesel, ele afirmou que a discussão é mais técnica, relacionada à capacidade da infraestrutura atual dos carros de receber uma mistura maior no diesel. O governo, no entanto, quer aumentar a proporção de biodiesel no diesel ainda neste ano.

Share.
Cristina Leroy Silva, autora do portal
Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados

Mapa do portal