quarta-feira, agosto 19

O projeto Águas de Oxalá realiza sua segunda edição em Samambaia, no Distrito Federal, com uma série de atividades que se encerram no sábado, dia 27. O evento final ocorre na Associação Papo de Mãe e inclui a tradicional Lavagem Cultural e o Festival de Acarajé.

Antes do encerramento, a iniciativa já passou pelo Complexo Cultural de Samambaia, pela Chácara do Pai Jorge, no Pôr do Sol, e pelo Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.

O projeto foi idealizado e é conduzido por Mãe Francys Baiana do Acarajé, também conhecida como Doné Francys de Oyá. A proposta reúne a comunidade em torno de rituais de lavagem e de ações formativas abertas ao público.

As oficinas têm duração de 20 horas e turmas limitadas a 20 pessoas. Os temas abordados incluem o significado, a história, as indumentárias, a musicalidade e a culinária ligadas à tradição. As inscrições podem ser feitas diretamente com Mãe Francys pelo telefone (61) 99560-1695.

Além das atividades culturais e religiosas, o Águas de Oxalá se apresenta como uma ação de resistência e diálogo diante de episódios de intolerância religiosa no país. O projeto destaca as culturas de matriz africana como parte da formação social e cultural do Brasil e reforça o combate ao racismo religioso.

A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Fernando Modesto, afirmou que o fomento a projetos como este cumpre um dever constitucional de salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial do Distrito Federal.

As informações são da Agência Brasília.

Share.
Cristina Leroy Silva, autora do portal
Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados

Mapa do portal