Quais as vantagens de um climatizador em relação a um ar-condicionado?

Quais as vantagens de um climatizador em relação a um ar-condicionado?

Se está em busca de uma melhor climatização do local onde reside, deve ter em mente que há muitas opções. 

O ar-condicionado é quase sempre a melhor opção, ou, ao menos, a mais escolhida, porém, hoje já existem alguns outros produtos que também podem ser de grande ajuda.

Quando falamos disso podemos nos referir ao climatizador, por exemplo. É claro, ainda há muitas dúvidas com relação a ele e por isso muitas pessoas não escolhem. No entanto, talvez chegue o momento em que você queira um.

Pensando nisso, vamos mostrar aqui as principais vantagens de um climatizador com relação a um ar-condicionado. Dessa forma, vamos tratar dessas vantagens como diferenças também, acompanhe mais abaixo!

Vantagens do produto

Se o seu objetivo é encontrar o melhor produto para seu ambiente, é importante considerar alguns pontos decisivos sobre cada um. 

Abaixo iremos mostrar os pontos positivos sobre o climatizador e porque é um grande diferencial.

A primeira delas já foi citada acima. A vantagem do climatizador é a economia de energia. Em certos produtos ela pode chegar a representar cerca de 90%. 

Além disso, tem um custo mais baixo, por isso muitas empresas acabam até mesmo optando pelo aluguel de climatizadores

Porém, saindo da área de valores também há alguns pontos de vantagem, principalmente por ser um produto mais sustentável que o ar-condicionado.

Com relação ao funcionamento

Primeiramente falaremos do climatizador. Bem, ele consegue resfriar o ar por meio da evaporação da água. 

De forma resumida, ele consegue puxar todo o ar de fora do ambiente e trazer para dentro de forma mais resfriada. Em alguns produtos é possível conseguir uma diminuição da temperatura enorme! 

Por outro lado, o ar-condicionado possui certa semelhança com uma geladeira. Geralmente é feito o refrigeramento do ar a partir de um gás. Ele utiliza uma substância para ter um resultado mais severo na mudança da temperatura, por isso, o valor pode chegar a ser menor que 10°C.

Entre um e outro, acaba sendo bom um climatizador em quase todas as ocasiões. Até porque uma temperatura menor que 10°C é muito abaixo. No final, nem sempre é uma boa opção considerar utilizar o ar-condicionado.

Maior qualidade do ar respirado

Essa é uma das maiores vantagens. Bem, o climatizador é capaz de “cuidar do ar”. Isso quer dizer que não será apenas um resfriamento do ar ambiente, mas um cuidado para que ele chegue limpo e com umidade adequada. Isso pode ajudar a evitar doenças, por exemplo.

O ar passa por pequenos processos que resultam em maior qualidade. Como já dito, o climatizador renova, umidifica e filtra o ar do ambiente. 

Além disso, para economizar é possível até mesmo utilizar água da chuva para seu funcionamento, o que explica também o lado sustentável.

A verdade é que não é possível utilizá-lo apenas em ambientes em que é necessária uma temperatura muito baixa, tendo em vista que os aparelhos conseguem chegar até 10°C, apenas. 

Porém, em ambientes mais leves, como em empresas, salas de reuniões ou até mesmo na sua própria casa, é interessante buscar um bom aparelho como esse.

Possibilidade de economizar energia

A energia é economizada de várias formas. A maioria dos produtos acaba gastando menos que o ar-condicionado. Isso porque é um processo mais perto do natural. Em suma, a energia rende mais!

Porém, aproveite para tentar outras formas de organizar sua economia. Você pode, como dito acima, utilizar a água da chuva para economizar no funcionamento do aparelho. Isso, é claro, sem perder qualidade.

Climatizador ou ar condicionado: qual é o melhor?

Você pode escolher aquele que desejar, mas é importante entender o que foi apresentado aqui. É mais provável que consiga um resultado agradável com o climatizador. 

E, com agradável, não estamos falando somente da diminuição da temperatura, mas da qualidade do ar e da economia.

Como já dito, esse aparelho é capaz de umidificar o ar e diminuir a temperatura. Um dos grandes problemas do ar-condicionado é que ele não é capaz de umidificar, na verdade, o ar do ambiente pode ficar muito seco, o que é um pouco incômodo.

É claro, ele também é um produto com boas vantagens, mas, atualmente, colocando na balança poderá ver que o climatizador é a melhor opção.

Bem, agora que já sabe as vantagens de um climatizador de ar, também poderá escolher o mais adequado para o ambiente que está. 

Lembrando que esse é um produto que pode apresentar um resultado semelhante que um ar-condicionado na temperatura, porém, acaba sendo mais saudável e também mais econômico.

De certa forma, essa tem se tornado uma opção mais comum. Ecologicamente falando, é mais viável também. 

A questão é que muitas pessoas ainda se prendem à ideia de que o ar-condicionado é a melhor opção.

Dependendo do ambiente, é possível ter um resultado bem mais agradável com o climatizador, principalmente considerando a vantagem de conseguir um ar mais puro.