Quais cuidados deve ter ao transportar móveis grandes e pesados

Quais cuidados deve ter ao transportar móveis grandes e pesados

A necessidade de transportar móveis pesados é realmente algo comum. Não há dúvidas de que em vários momentos isso é necessário. Ao nos mudar, por exemplo, devemos realizar esse transporte e sabemos que não é fácil! Além do esforço para realizar certa ação, também há todo um cuidado para não danificar nada.

De fato, olhando por esse ângulo parece uma tarefa muito complicada. Por outro lado, seguindo algumas técnicas você consegue realizar o trabalho com uma facilidade muito maior.

Então, se chegou até esse artigo querendo descobrir quais ações pode tomar para diminuir seu esforço, acompanhará, ao longo deste, um resumo de tudo que pode ser realizado para diminuir a quantidade de trabalho.

Em que momentos isso pode ser útil

As dicas que passamos aqui são idealizadas para pessoas que devem transportar grandes móveis em diferentes situações. Por exemplo, no caso de uma mudança, o transporte desses móveis pode acontecer seguindo algumas sugestões, mas é importante também que você tenha uma noção das ações que irá tomar no local.

Muitas pessoas preferem pagar alguém. Isso porque o processo fica menos cansativo e também é ágil. Por outro lado, é sempre interessante saber quem irá contratar, afinal de contas, móveis pesados podem ser frágeis também. 

É possível até mesmo contratar empresas! No entanto, há sempre dúvidas se realmente há uma validade em tudo isso. Muitos acreditam que o valor não seja justo e por isso preferem realizar o trabalho sozinho.

As dicas que podemos oferecer

Agora que já está aqui, vamos passar as melhores dicas para você. Lembrando que esse é um trabalho para se realizar com muito cuidado, então essa já é a primeira sugestão, para qualquer ação que irá tomar.

Até porque em alguns casos é possível sofrer um acidente se a tarefa não for bem realizada.

Tire tudo dos móveis

Dica simples e até meio óbvia. Por outro lado, muitas pessoas não entendem que isso irá diminuir muito o peso daquele móvel. Além de ajudar no transporte do mesmo, também terá mais segurança, já que não precisará pensar no que está dentro.

É claro, se você está apenas fazendo uma pequena alteração na casa, tirar tudo do móvel pode ser uma dor de cabeça, mas acredite, esse é o método mais seguro. Já em processos de mudanças, é clara a necessidade de tal ação.

Depois de tirar tudo dos móveis, poderá se movimentar. Porém, se vai fazer tudo por conta própria, veja algumas dicas a seguir.

Dicas para transportar por conta própria

Em primeiro lugar, nunca mova um móvel pesado completamente sozinho. É recomendável pelo menos duas pessoas para realizar essa mudança de local. Imaginado, por exemplo, questões como o desequilíbrio e outros assuntos.

Também é interessante verificar o tamanho e o peso do item. Caso tenha a necessidade de passar o móvel por locais mais estreitos, tenha em mão uma régua para saber exatamente o tamanho desse local e não ter problemas.

É claro, você também pode desmontar. No entanto, sabemos que essa opção nem sempre é útil por conta da quantidade de trabalho realizada. Em todo caso, é fundamental ser cauteloso e carregar o imóvel devagar. 

Outra dica que podemos passar com relação a isso é saber utilizar bem o atrito.

Diminua o atrito do local

Essa regra é de ouro. Você pode diminuir o atrito e evitar que o móvel quebre, por exemplo. Apesar de ser um pouco estranho, utilizar algum pano embaixo do móvel pode ajudar bastante, principalmente porque irá evitar uma grande perda.

Naturalmente, o trabalho realizado é mais fácil também. Com pouco atrito o móvel não encontrará resistência e por conta disso, irá errar menos. 

Contrate um guindaste

Essa é uma dica feita para aquelas pessoas que desejam realizar uma mudança. Ela é ótima porque é rápida e completamente segura. Há apenas uma ressalva, é fundamental saber contratar a empresa correta para tal ação.

Isso porque o contrato com empresas desconhecidas pode causar danos severos ao móvel. Como ele precisará ser içado, caso algo dê errado é um problemão. 

Mas encontrar boas empresas não é difícil. Eles cuidaram de toda a mudança para você. Esse método é perfeito para quem deseja se mudar para um apartamento e deseja um processo rápido.

Agora que chegamos ao fim você já tem uma noção bem completa de tudo! É simples realizar a movimentação de móveis pesados, mas poderá exigir um esforço grande. Algumas técnicas podem facilitar isso, assim como a contratação de empresas para realizar a parte mais pesada.

Rapidamente o transporte pode acontecer. Além disso, o valor para contratar empresas não é tão alto, o que possibilita uma usabilidade boa. 

Caso deseje realizar o trabalho sozinho, seja cauteloso e tenha em mente que o móvel pode quebrar caso faça algo errado!