Vale a pena ter lareira em casa?

Vale a pena ter lareira em casa?

Nos dias mais frios, ter um local para poder se esquentar em casa é uma das melhores sensações. Nesse sentido, a lareira cumpre muito bem esse papel, além de ser um item charmoso e responsável por favorecer momentos a dois. No entanto, na hora de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum surgir algumas dúvidas entre as casas e apartamentos, especialmente quando você deseja ter uma lareira. A boa notícia é que hoje em dia existem infinitos tipos de lareiras disponíveis no mercado, mas sabemos que isso exige um investimento. Portanto, se você tem interesse em ter uma lareira em casa, continue acompanhando o post de hoje e saiba se realmente vale a pena. 

Quais as vantagens de ter uma lareira em casa?

Ainda que existam diversas alternativas tecnológicas, a lareira continua em alta, sendo considerada a fonte de calor mais rentável, tanto em termos ecológicos como econômicos. Afinal, para funcionar, ela só precisa de lenha, que é considerada uma fonte de energia renovável, permitindo economizar energia elétrica e a gás. Além disso, outra vantagem é que a lareira possui diversas utilidades. Além de calefação, também pode servir para preparar receitas como churrasco, bruschettas, marshmallow, etc. 

Por fim, não podemos deixar de ressaltar que ela também valoriza o ambiente, promovendo elegância e grande valor estético a qualquer ambiente. Com diferentes estilos e opções disponíveis, é possível garantir uma lareira que se adapte aos mais variados projetos de design. 

Quais as desvantagens da lareira em casa?

Assim como tudo na vida, existem desvantagens em ter uma lareira em casa. Uma delas é que para acender uma lareira com conforto, é necessário ter um espaço considerável para sua instalação, que precisa ter boa circulação de ar e estar longe de móveis e objetos inflamáveis. Além disso, ela exige uma manutenção constante, pois assim como pode causar sujeira durante o uso, também exige revisão anual para arrumar possíveis defeitos. 

O que considerar antes de escolher sua lareira?

Como falamos, atualmente existem diferentes modelos e tipos de lareiras disponíveis, podendo se adaptar a diferentes ambientes. Contudo, é importante considerar alguns aspectos antes de escolher a sua. Confira abaixo quais são eles:

Ventilação

A ventilação precisa ser considerada, sendo que em espaços maiores ou com saídas de ar e chaminés, ela pode ser instalada facilmente. Existem duas formas de instalar uma saída de ar, uma com ventilação direta, na qual as substâncias são eliminadas através de um buraco na parede mais próxima, ou por meio de uma chaminé, em que a tubulação passe por uma parede lateral ou central. 

Fontes de energia

O modelo mais tradicional é a lareira à lenha, mas existem opções mais modernas que não soltam fuligem e, por isso, são mais práticas, como é o caso do modelo elétrico, a gás, virtual e ecológico. Esse último possui fácil manutenção e recebe esse nome, pois utiliza um álcool a base de etanol, que é uma substância renovável e menos poluente. 

Custos

O custo médio de conservação é apenas o valor do combustível, mas é importante analisar a necessidade de manutenção e limpeza devido à liberação de resíduos, nas lareiras à lenha. Além disso, também deve-se analisar sua saúde financeira e observar as vantagens e desvantagens de cada modelo. Isso porque, uma lareira a gás é mais cara quando comparada às demais, mas pode promover benefícios que para sua realidade são importantes. Sendo assim, considere todos os aspectos e escolha o melhor para suas necessidades e preferências. 

Aquecimento desejado

Outro ponto importante é pensar nas vantagens e desvantagens quando falamos no aproveitamento do calor. Isso porque, ainda que a lenha aqueça o local rapidamente, também permite liberação do calor de forma rápida quando escoado pela chaminé. Por outro lado, em uma lareira elétrica, é possível controlar a temperatura, enquanto a lareira a gás oferece maior regularidade. Contudo, se faltar energia ou abastecimento de gás, elas ficam inutilizáveis. 

Design

Por fim, as lareiras podem ser feitas em diferentes materiais e modelos, como alvenaria, metal, ecológicas, a gás, cerâmico, etc. Sendo assim, é importante que a escolha do design seja feita com base no ambiente e seu estilo de decoração. Isso porque, a lareira é um item que mantém o padrão e precisa estar em harmonia com o local para não deixar o ambiente pesado ou sem sentido. 

Vale a pena ter lareira em casa?

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena ter uma lareira em casa. Afinal, além de aquecer os ambientes e deixar os dias frios mais aconchegantes, ela também valoriza a propriedade, conferindo elegância e beleza aos espaços. Contudo, é importante considerar se possui espaço disponível e seu orçamento, a fim de garantir total qualidade e segurança para todos os moradores. Nesse sentido, não deixe de contar com a ajuda de profissionais especializados para elaborarem um projeto totalmente personalizado e garantirem o melhor resultado para você e sua família.