Afinal, como perder o medo de falar em público? Todas as pessoas sentem medo, uns até mais do que outros… A ideia de que algo possa pôr em risco a nossa segurança faz com que nós reagimos de maneira incomum, também podendo desencadear sensações de nervosismo e ansiedade levando até mesmo uma crise de pânico.
Existem vários tipos de medos, um deles é o medo de falar em público, mais conhecido como Glossofobia.
Esse medo está classificado como uma fobia social, de acordo com cientistas cerca de 75% da população sofre dessa fobia e com isso torna-se o segundo maior medo do ser humano (o primeiro é a morte). Entretanto, nem todas as pessoas sofrem em níveis excessivos, algumas apresentam apenas alguns sintomas.
E é sobre essa fobia que iremos discutir neste artigo, explicaremos para você os motivos e os efeitos causados por esse medo, também daremos dicas de como perder esse medo.
Por que muitos sentem medo de falar em público?
É normal sentir um pouco de medo ou nervosismo ao falar em público, entretanto, sentir intensamente esse medo pode gerar sérios problemas. Pois, o medo de falar em público está atrelado a vários problemas psíquicos como traumas na infância, perfeccionismo e baixa autoestima.
Entretanto, para essas pessoas falar em público, seja para se socializar ou se apresentar, acaba se tornando impossível pois o nervosismo e ansiedade é tanta que acabam sentindo sintomas físicos como tremedeira, suor frio e batimentos cardíacos acelerados. Com isso, vale ressaltar que nem todas as pessoas sofrem com essa fobia, para identificar preste atenção nos sintomas.
Você sabe os motivos que causam o medo de falar em público? Mostrarei alguns exemplos.
Um dos motivos mais comuns é o medo de ser julgado por algo, causado pela falta de confiança em si mesmo. Essas pessoas sentem medo de passar vergonha ou fracassar ao falar em público.
Os pensamentos negativos é outro fator que está ligado diretamente a esse medo, pensar que tudo vai dar errado ao se apresentar só faz com que você fique ainda mais nervoso e ansioso.
Traumas na infância também é um possível motivo para o desenvolvimento dessa fobia, situações onde a criança sofre bullying, ou cresce isolada socialmente contribuem para o desenvolvimento da glossofobia.
Ter perfeccionismo exagerado, quando a pessoa acaba se cobrando demais com medo de errar, no entanto isso só aumenta os níveis de nervosismo e estresse.
Quais são as consequências geradas pela timidez?
Exemplos de consequências causadas pelo medo de falar em público:
- Desenvolvimento de transtornos psicológicos como ansiedade, crise de pânico e depressão.
- Surgimento de sintomas físicos como suor, dificuldade para respirar, pernas bambas, entre outros.
- O medo de falar em público pode atrapalhar a sua carreira, uma vez que o indivíduo tem um cargo onde se faz necessárias as reuniões, palestras e apresentações de projetos.
- Na sua vida social e pessoal ter medo de falar pode atrapalhar seu convívio com as pessoas fazendo com que você se isole socialmente.
Veja algumas dicas para perder o medo de falar em público
- Invista na leitura, pois ela amplia o seu vocabulário. Se você é tímido e quer entender mais sobre como a leitura pode lhe ajudar, então veja o artigo sobre A Importância da Leitura em Nossas Vidas escrito pela pedagoga, colunista e empreendedora digital Laizia Santana para o site Como Gabaritar.
- Tente pensar sempre positivo, quando pensamos positivo atraímos coisas boas, o que faz bem para a nossa mente e também o corpo.
- Tente relaxar e respirar, manter a calma em situações de crise impedem de nossa mente ter um colapso.
- Faça terapia com um profissional, muitos casos a ajuda de um médico é extremamente necessária para a melhora do indivíduo.
- Técnicas de relaxamento é uma boa opção para quem tem muita ansiedade antes de falar em público.
Considerações Finais
Como vimos acima, a Glossofobia é classificada como fobia social, portanto, esse medo de falar em público pode atrapalhar a vida do indivíduo socialmente. Então ressalto que existem sim, tratamentos eficazes para diminuir os danos causados pela Glossofobia, procurando ajuda principalmente de profissionais da área.
A origem desse medo pode ser oriundo de traumas ou timidez excessiva, o que leva o indivíduo a enfrentar dificuldades para se comunicar com outras pessoas. Portanto, o grau desse medo pode influenciar através das experiências que o indivíduo enfrenta ao longo de sua vida, incluindo os traumas.