A água, ao chegar na estação de tratamento, passa por uma série de etapas a fim de eliminar qualquer tipo de contaminação, garantindo que ela chegue à sua casa livre de impurezas e própria para consumo. 

Só para você ter uma ideia, a água captada de represas, rios ou lagos, ela vem com restos de folhas, areia, além de muitas bactérias, o que é extremamente prejudicial à sua saúde.

Isso mostra a importância da estação de tratamento, onde a água recebe um tratamento específico, evitando assim a transmissão de doenças.

Se você quer entender mais como funciona todo esse processo e a importância da estação de tratamento de água, continue a leitura que vamos explicar em detalhes!

O que acontece com a água nas estações de tratamento?

Antes de entender o que acontece com a água nas estações de tratamento, saiba que desde a captação de água bruta até que chegue à sua casa adequada para consumo, ela passa por diversas etapas, que são:

Coagulação

Depois que a água é captada em mananciais, por meio de bombas, é direcionada para a estação de tratamento.

Como as impurezas presentes na água não são o suficientemente pesadas para sedimentar, elas permanecem suspensas.

Na etapa de coagulação, é adicionado sulfato de alumínio à água, promovendo a união dessas partículas.

Floculação

Nesse momento, a água passa por uma agitação mecânica, com o objetivo de transformar as impurezas em flocos mais pesados e maiores.

Justamente por estarem mais pesadas, elas se depositam no fundo do tanque.

Decantação

Os flocos depositados no fundo do tanque são separados do restante do líquido.

Além disso, também há a formação de lodo no fundo, o qual será retirado e encaminhado para aterros sanitários.

Durante a decantação, a água já está livre das partículas sólidas.

Filtragem

Durante o processo de filtragem, para reter os flocos que não decantaram, os filtros contam com camadas de areia, cascalho, pedregulhos e carvão.

Dessa forma, é possível também remover outras partículas menores.

Desinfecção e fluoretação

Quando se trata sobre o que acontece com a água nas estações de tratamento, essa etapa é uma das mais importantes, já assegura que todos os elementos patógenos foram eliminados.

Para isso, é necessário corrigir o pH da água e em seguida, adicionar cloro ou ozônio, com a finalidade de eliminar os microrganismos.

Por fim, é aplicado flúor, para ajudar na prevenção de cáries.

Armazenamento

Finalizado o tratamento da água e estando dentro dos padrões, ela é armazenada em reservatórios para então ser distribuída à população.

Qual é a importância da estação de tratamento?

Como você viu acima, até a água chegar à sua casa, ela é submetida a um tratamento em várias etapas, o que é feito em uma estação de tratamento de água.

Isso é o que garante que toda a população tenha acesso a uma água de qualidade, livre de impurezas e contaminantes.

Vale lembrar que ao longo de todo o processo, uma análise de água é feita regularmente, que é mais uma garantia da potabilidade da água.

O principal objetivo da estação de tratamento é eliminar materiais orgânicos e microrganismos patogênicos, o que pode trazer riscos à sua saúde.

Portanto, a estação de tratamento de água é de extrema importância para que a sociedade tenha menos problemas de saúde, como infecções e doenças bacterianas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que acontece com a água nas estações de tratamento, deve ter percebido que para obter uma água de qualidade e limpa, ela é submetida a um processo um pouco complexo.

No entanto, é isso que assegura que toda a população possa usufruir de uma água apropriada para consumo, o que evita a transmissão de várias doenças.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados