Empréstimo consignado para negativado existe? Saiba aqui!

Empréstimo consignado para negativado

O empréstimo consignado é uma das melhores formas de se conseguir dinheiro rápido, com juros menores. Mas, será que existe empréstimo consignado para negativado? 

Quando se é negativado, significa que o seu nome está “sujo na praça”. Ou seja, provavelmente, você já deixou de executar pagamentos de outros empréstimos ou cartões de crédito e as empresas mandaram seu CPF ao serviço de proteção ao crédito (SERASA ou SPC). 

Esses serviços têm uma lista dos CPFs de pessoas que não executaram os pagamentos de maneira adequada e por isso, ficam com o nome sujo. Por isso, essas pessoas podem encontrar grandes dificuldades de obter crédito novamente. 

Então, vamos falar se é possível uma pessoa negativada conseguir um empréstimo consignado e quais são as condições para isso. Confira! 

O que é empréstimo consignado e quais suas vantagens? 

Muito se fala sobre empréstimo consignado. Mas, afinal, o que é esse tipo de empréstimo e por que ele é vantajoso quando comparado a outros tipos de empréstimos? 

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo no qual as parcelas do empréstimo contratado são descontadas diretamente na folha de pagamento do contratante. 

A grande vantagem do empréstimo consignado é a diminuição do risco para a empresa que oferece o crédito. Isso porque a empresa não depende que o contratante faça o pagamento das parcelas. 

De fato, pelas parcelas serem automaticamente já debitadas da folha de pagamento do contratante, o risco da empresa não receber é praticamente inexistente. 

Por isso, os juros do empréstimo consignado são bem menores do que outros tipos de empréstimo. 

Porém, para obter esse tipo de empréstimo, a empresa faz uma análise do perfil do candidato e existem leis sobre o valor da parcela a ser descontado. 

Por exemplo, se uma pessoa recebe por mês um salário mínimo (cerca de R$ 1.200), ela não poderá fazer um empréstimo consignado com uma parcela que ultrapasse o valor do seu salário. 

Por outro lado, o empréstimo consignado, devido às suas características, é uma excelente opção para aposentados, pensionistas e também negativados. 

A razão disso é que mesmo sendo negativados, o valor do consignado é descontado da folha de pagamento antes mesmo do depósito do salário em conta. Assim, o risco de o contratante não efetuar o pagamento é mínimo. 

Existe empréstimo consignado para negativado? 

A resposta para essa pergunta é sim, existe sim. Quem é negativado não precisa ficar desesperado que não conseguirá nenhum empréstimo consignado. 

Entretanto, quando se é negativado, pode ser que haja mais trabalho em conseguir uma instituição que aceite a contratação do empréstimo. 

Como conseguir empréstimo consignado para negativado? 

Se você está negativado, a boa notícia é que existem instituições disponíveis para te oferecer crédito de maneira consignada. 

Quando você for pesquisar uma empresa de crédito para solicitar um empréstimo consignado, saiba que estando ou não negativado, essa empresa vai fazer uma pesquisa do seu perfil. 

Ou seja, ela vai pedir informações a seu respeito, documentos e vai analisar seu perfil de crédito, antes de aprovar ou não o seu empréstimo consignado. 

Você também não precisa entrar em contato com todas as instituições que oferecem crédito para saber se você poderá conseguir o empréstimo consignado ou não. Existem sites e aplicativos nos quais você pode realizar essa pesquisa. 

Vale a pena fazer empréstimo consignado estando negativado? 

A decisão de tomar um empréstimo deve ser muito bem pensada. Afinal, quando se trata de um empréstimo consignado, o seu salário líquido terá um impacto com o desconto das parcelas direto na folha de pagamento. 

Portanto, analise alguns critérios antes de optar pelo empréstimo consignado estando negativado. 

Orçamento pessoal 

Coloque em uma planilha seus gastos com moradia, transporte, alimentação, por exemplo. Se você tem filhos, não esqueça de adicionar os gastos com educação e vestuário. 

Veja quanto sobra ao final do mês. Assim, você saberá se o desconto de uma parcela do empréstimo consignado não vai afetar seriamente o orçamento da família. 

Lembre-se que, o ideal é não deixar o valor da parcela do empréstimo comprometer mais do que 30% da renda. 

Razão do empréstimo 

Por que você está em busca de um empréstimo consignado? Precisa de uma verba de forma emergencial ou é para algum plano? Analise se esse é o melhor momento da sua vida para contratar esse empréstimo. 

Muitas vezes, as pessoas podem contratar um outro empréstimo para quitar empréstimos anteriores. Mas, isso só vale a pena se as taxas de juros do empréstimo novo forem bem menores que os empréstimos anteriores. 

Então, avalie esses itens antes de fechar a contratação de qualquer empréstimo consignado. Lembre-se que esse empréstimo vai ter um impacto na sua renda mensal. Por isso, você precisa estar com as finanças organizadas e saber quanto isso vai te custar. 

Dessa forma, você conseguirá quitar esse empréstimo, sem comprometer sua qualidade de vida.