Não são poucas as empresas que consideram o departamento jurídico como sendo um gasto desnecessário, mas não é bem assim.

É muito importante saber como organizar o departamento jurídico de uma empresa, haja vista que esse é um setor vital para os resultados de uma corporação.

Em vista disso, muito mais do que apenas criar uma equipe interna, é necessário saber como organizar o departamento jurídico de uma empresa, de modo que seja um ambiente eficiente e produtivo.

Mesmo porque o setor se responsabiliza por cuidar de todas as questões legais, podendo até potencializar os resultados.

Como organizar o departamento jurídico de uma empresa?

Uma forma bem simples de organizar o departamento jurídico de uma empresa é através da Assist, haja vista que é uma associação que possui assistência jurídica

Além disso, existem algumas dicas que também podem facilitar na hora de construir esse ambiente tão importante para uma organização.

Dentre essas dicas, podemos citar as seguintes:

1. Contrate os profissionais adequados

A primeira coisa da qual você precisa se atentar é a respeito da necessidade em ter pessoas capacitadas para trabalhar nessa operação.

Por isso, deve-se entender quais profissionais irão trabalhar na área, de modo que eles sejam devidamente especializados.

Abaixo iremos mostrar o que alguns deles fazem.

O que faz um analista jurídico?

Esse é o profissional responsável por acompanhar processos, analisar e negociar contratos, elaborar notificações, cartas, contratos etc.

Ele também pode dar apoio em editais de licitação, bem como manter a interface entre escritórios externos e empresas.

O que faz um assistente jurídico?

A sua função é determinada de acordo com a necessidade do negócio que, nesse caso, é do departamento jurídico.

Falando de forma geral, eles são os responsáveis por ajudar questões tanto jurídicas quanto administrativas.

Porém, também são capazes de contribuir com demais atividades tais como a elaboração de relatórios, analisar contratos, controlar agenda de advogados, contribuir na elaboração de teses e defesas etc.

Como organizar o departamento jurídico de uma empresa
Como organizar o departamento jurídico de uma empresa

2. Faça um planejamento estratégico e defina metas

Outra dica de como organizar o departamento jurídico de uma empresa é a respeito de planejar quais vão ser as metas do departamento, bem como a forma com que ele irá contribuir para os resultados da corporação.

Nesse processo, é vital colocar na mesa todos os problemas que o departamento vai precisar resolver ao longo da sua atuação na empresa.

Feito isso, o passo seguinte é analisar, de forma mais profunda, qual atividade está travando mais a operação e os resultados da empresa, para colocar como prioridade na execução de melhorias.

Então, se por acaso a sua empresa tem muito problema com contratos, por exemplo, é necessário colocá-los para que eles passem por revisão.

Ainda nesse planejamento também é importante acrescentar qual será o orçamento do departamento, a fim de controlar os gastos e fazer os devidos investimentos.

3. Organize as atividades e os times

Em seguida, é preciso fazer a distribuição de atividades entre todos os colaboradores do departamento jurídico.

Nessa etapa, é ideal ver no seu planejamento quais atividades foram elencadas como essenciais. Feito isso, é só distribuir de acordo com as funções e especialidades dos funcionários do departamento.

4. Invista em um sistema de gestão

Uma dúvida muito comum entre os gestores de empresa é a respeito da implementação de um sistema jurídico no departamento.

Quanto a isso, vale a pena saber quais são os melhores programas para advogados, a fim de ajudar o departamento em atividades mais mecânicas.

Além disso, com um software jurídico, o departamento ainda consegue eliminar o uso de documentos físicos e as diversas planilhas.

Afinal de contas, todas as informações essenciais irão ficar armazenadas no próprio software, o que torna tudo ainda mais prático.

Além de tudo, ainda garante mais segurança e possibilidade de acessar de qualquer lugar.

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados