Para nomear sua empresa, você deve utilizar uma abordagem estruturada e disciplinada para desenvolver uma lista de nomes potenciais para ela.
Não confie em um pressentimento.
Envolva-se em pesquisas de mercado, converse com clientes em potencial, solicite feedback de amigos e familiares e continue a iterar até encontrar o nome que permanece.
Continue lendo e descubra como nomear sua empresa!
Faça um brainstorm de nomes de empresas
Use técnicas de brainstorming para desenvolver uma lista abrangente de nomes comerciais em potencial. Familiarize-se com o ecossistema geral de nomenclatura — como seus concorrentes criaram suas marcas? Sua indústria escolhida favorece certas convenções de nomenclatura?
Pense nas marcas de nome de família que você mais reconhece. Por exemplo, o que a marca Tec Toy traz à mente? E a Magalu? Você precisará fazer exploração e iteração para criar o nome de marca certo.
Você pode iniciar o processo por conta própria, mas certifique-se de solicitar o feedback de consultores, amigos e familiares de confiança antes de ir a público.
Fazer uma anotação de palavras
Comece anotando todas as palavras relevantes para sua marca e indústria. Não analise demais. O objetivo de um despejo de palavras é inventar vômito de palavras.
Defina um temporizador (de 10 a 30 minutos) e tente não parar de escrever durante esse tempo — de palavras descritivas a palavras raiz em outros idiomas e palavras que descrevem seu produto ou serviço. — Não se detenha.
Use um dicionário de sinônimos
Revise a lista de palavras que você gerou na sua anotação de palavras e use um dicionário de sinônimos para encontrar sinônimos e antônimos.
Expandir sua lista oferece mais opções para você escolher. Então você pode riscar os nomes que não são relevantes. No entanto, não se limite a adjetivos. Alguns dos nomes mais fortes da empresa são substantivos.
Use um gerador de nomes
Os geradores de nomes de empresas online sugerem uma lista de nomes de empresas potenciais com base em apenas algumas palavras-chave. Esses geradores de nome verificam instantaneamente a disponibilidade do domínio; dessa forma, você não escolhe um nome comercial e, em seguida, descobre que não pode registrar um domínio “.com” em seu nome comercial.
Você pode especificar seu setor, produtos e serviços e adicionar outros filtros, como ajustar o tom e a duração do nome da sua empresa. Quanto mais palavras-chave você usar, mais sugestões diversas você receberá. Experimente mais de uma vez. Continue a repetir até encontrar o nome da empresa ideal para si.
Faça uma lista dos melhores nomes de negócios
Depois de fazer uma anotação de palavras completo e gerar o maior número possível de nomes potenciais, é hora de listar suas escolhas de nome. Livre-se de qualquer apelido que soe muito semelhante ao de um negócio existente.
Na melhor das hipóteses: os clientes em potencial podem confundir você com os outros negócios. Na pior das hipóteses, você pode ser processado por violação de marca registrada.
O nome faz sentido para o negócio?
Escolha um nome de empresa que reflita a identidade da sua marca e faça com que o seu público principal sinta que chegou ao negócio certo para as suas necessidades.
Se você é uma marca descontraída que atende a um público jovem, não use um nome estreito que faça você parecer uma firma de advocacia. Preste atenção à cadência geral de nomes de empresas em seu setor.
Por exemplo, empresas financeiras e empresas de consultoria de gestão têm convenções de nomenclatura semelhantes de usar o nome do fundador.
O nome transmite algum significado?
O nome da sua empresa é o coração da identidade da sua marca — especialmente se ela se origina de uma história de fundo interessante ou tocante.
Alguns nomes de marcas são derivados da mitologia antiga — o nome “Nike” vem do grego antigo “Deusa Alada da Vitória” — outros são concebidos por pura sorte. LEGO vem de uma contração da frase dinamarquesa leg godt, que significa “jogar bem”. O nome certo para o seu negócio não deixa dúvidas na mente dos clientes de que você é a marca para eles.
O nome é fácil de lembrar?
Um nome excessivamente longo que consiste em palavras inventadas sem conexão com seus produtos ou serviços escapará da mente das pessoas. Lembre-se, custa mais marcar uma empresa com um nome não relacionado.
Suas campanhas de marketing não ressoarão se os clientes não puderem associar o nome da sua empresa ao que você vende. Isso também prejudicará o marketing boca a boca. Clientes satisfeitos não podem encaminhá-lo para seus amigos se eles não se lembrarem do nome da sua empresa.
O nome é fácil de soletrar?
Na era digital, os nomes das empresas devem ser formulados com os motores de busca em mente. Quando as pessoas procuram o seu negócio online, conseguem encontrá-lo facilmente? Nomes difíceis de soletrar são menos indexáveis nos resultados do mecanismo de pesquisa, e é mais provável que as pessoas vão soletrar mal o nome e não conseguem encontrar o seu negócio completamente.
Parece atraente?
O nome da sua empresa agraciará seu logotipo, material de marketing, contas de mídia social e outros materiais de marca. O nome comercial perfeito deve ser visualmente atraente e soar agradável quando falado em voz alta. Preste atenção às formas das letras. É fácil projetar seu logotipo em torno dele? É agradável aos olhos?
Agora que você já sabe como nomear sua empresa, veja outros textos em nosso blog.