Como estruturar um processo InBound?

O processo de venda Inbound é o processo de venda em que o consumidor procura ativamente por negócios de seu interesse, ao invez vez de esperar que vendedores venham até ele. A venda Inbound pode incluir ações como Marketing de Conteúdo, programas de indicação, e-mails de marketing e mídias sociais.

O processo Inbound é um processo de vendas contemporâneo, que foi otimizado ao longo dos anos através de diversas técnicas. 

Estruturar um processo objetivo e racional de vendas inbound para a sua empresa é importante para automatizar as vendas da equipe de marketing ao permitir que tenham maiores taxas de conversão, maior ticket médio, maior fidelização e finalmente maiores lucros através de produção de conteúdo e valor para o público-alvo.

Acompanhe a seguir como estruturar um processo de vendas InBound na sua empresa:

O que é um processo de vendas?

Um processo de vendas é um conjunto de etapas que um vendedor ou outro funcionário do setor comercial segue para realizar uma venda.

O processo de vendas pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço que está sendo vendido, bem como o tamanho e o tipo de empresa que está fazendo a venda. No entanto, a maioria dos processos de vendas geralmente envolvem algumas das seguintes etapas primordiais: identificar o cliente potencial, fazer uma apresentação do produto, responder a perguntas e objeções do cliente, fechar a venda e apoiar o cliente após a venda.

Para isso, você pode utilizar alguns conceitos importantes para vendas e marketing para criar um processo de vendas para a sua empresa. Confira a seguir um exemplo de um processo de vendas:

Exemplo de um processo de vendas: Funil de Vendas em Y

O funil de vendas em Y é um modelo de negócios que descreve o processo de transformar um potencial cliente em um cliente comprando.

O funil de vendas em Y começa de duas formas e, no plano ideal, os dois processos de captação acontecem simultaneamente com o ato de atrair um visitante para o seu site ou blog (topo do funil) e terminar com a venda realizada (fundo do funil). No meio do funil, o visitante se torna um lead, ou seja, um visitante que se identificou como um possível cliente e, portanto, está disposto a receber mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Confira a seguir o processo de um funil de venda em Y de um produto:

  • Prospecção de clientes (OutBound e Inbound)
  • Qualificação de clientes
  • Apresentação de proposta
  • Negociação de contrato
  • Fechamento da venda
  • Pós-venda

Assim, você consegue estabelecer dois canais de captação de clientes, além de estabelecer um processo de nutrição das pessoas que conhecem a sua marca, produto ou serviço.

Como estruturar um processo InBound?

Veja agora como você pode estruturar um sistema de prospecção InBound de clientes:

  • Identifique o seu público-alvo.
  • Produza conteúdos de interesse.
  • Crie uma página de captura.
  • Crie uma lista de leads qualificados.
  • Guarde sua lista para aplicar processos OutBound.
  • Ofereça seus produtos e serviços nas página de maior tráfego.
  • Ofereça promoções e benefícios de consumo.
  • Acompanhe as métricas de visita e de vendas para ajustar os conteúdos da página.

Para realizar o processo InBound, você deve investir em produção de conteúdo escrito e audiovisual. Então, engana-se quem pensa que o custo desse processo é baixo, já que há um grande investimento em planejamento e criatividade.

Mas, apesar disso, os resultados de uma boa campanha de Inbound pode gerar mailing segmentado para a sua empresa, o que pode ser um benefício inestimável para o seu crescimento!

Como estruturar um processo de vendas Inbound com uma lista de empresas qualificadas?

Veja como conseguir e estruturar um processo de vendas Inbound com uma lista de empresas qualificadas para otimizar o tempo de prospecção da equipe de vendas através de estratégias de e-mail marketing:

  • Identifique o objetivo da campanha InBound.
  • Identifique o público-alvo da campanha.
  • Crie uma lista de empresas qualificadas.
  • Elabore uma estratégia de abordagem para a campanha.
  • Prepare o material de suporte para a campanha.
  • Execute a campanha de vendas inbound.
  • Avalie os resultados obtidos com a campanha.

Agora, só falta você desfrutar das vantagens que um processo Inbound bem estruturado pode proporcionar!

5 vantagens de estruturar um processo Inbound :

As principais vantagens de estruturar um processo de vendas Inbound são:

  1. Aumento da eficiência: um processo de vendas inbound bem estruturado ajuda a aumentar a eficiência das equipes de vendas, pois fornece um conjunto de etapas claras e bem definidas para serem seguidas.

Isso permite que os vendedores se concentrem em realizar as tarefas mais importantes e produtivas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo gasto em tarefas desnecessárias ou menos produtivas.
Assim, com as vendas Inbound, os vendedores podem se preocupar com as negociações de maior ticket médio, aproveitando melhor seu tempo de trabalho; 

  1. Melhora da produtividade: Com menos tempo gasto em vendas de baixo ticket médio, eles podem se concentrar mais nas tarefas que realmente importam e que irão impulsionar grandes negócios na empresa.
  2. Maior foco nas vendas: com um processo de vendas bem estruturado, as equipes de vendas podem se concentrar mais em atingir seus objetivos de vendas, em vez de se preocupar com o seu próprio processo de vendas. Isso ajuda a garantir que as vendas sejam feitas de maneira mais eficiente e eficaz, maximizando o retorno sobre o investimento.
  3. Menos erros: um processo de vendas bem estruturado ajuda a minimizar os erros cometidos pelas equipes de vendas, pois fornece um conjunto de regras e orientações claras para serem seguidas. Isso evita que os vendedores cometam erros que podem custar caro para a empresa, como enviar e-mails para o cliente errado ou fazer uma oferta que não esteja de acordo com o produto ou serviço que estão vendendo.
  4. Menos tempo gasto em treinamento: um processo de vendas bem estruturado também pode ajudar a reduzir o tempo gasto em treinamento. Isso significa que os vendedores podem ser treinados de maneira mais eficiente e eficaz para grandes negociações, pois saberão exatamente o que precisam fazer a cada etapa do processo.

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados