Existe uma tremenda responsabilidade sobre o look masculino para casamento. Esta combinação deve ser muito bem pensada para ser de acordo com a ocasião, elegante, sofisticada e, principalmente, para ficar muito bem em você! Não é um look qualquer, e para prepará-lo é preciso muita atenção aos detalhes. 

Para te auxiliar, separamos este artigo imperdível sobre como montar seu traje, com dicas fundamentais para não errar na escolha da composição das peças. Não só das roupas mais importantes do look, como acessórios, calçados e outros itens que somam muito para a beleza do traje. 

Como escolher o traje masculino para um casamento?

Há regras de ouro para a escolha do seu traje masculino para casamento que devem ser consideradas antes de começar a pensar em compor o look. Essas regras estão relacionadas ao tipo de casamento, o que é solicitado aos convidados, se há um dress code recomendado pela organização do evento, entre outras informações. 

Um look não deve ser montado com base apenas em si mesmo. Na verdade, ele deve harmonizar com todo o ambiente, criar um diálogo com a situação, e no caso de um casamento, ser tão elegante e sofisticado quanto o próprio evento. Por isso, fique atento aos itens abaixo que você deve levar em conta antes de montar seu look:

Noivo, padrinho ou convidado?

Para montar o traje, é necessário entender qual a sua situação no casamento. Trata-se de um padrinho, noivo ou convidado? Essa é uma resposta importante, pois há estilos de trajes específicos para cada uma dessas categorias. O noivo tem como obrigação estar em um ótimo terno, ou pelo menos, com um belo smoking. 

Os padrinhos geralmente seguem um dress code específico, devem combinar e terem trajes parecidos uns com os outros. Se você é um padrinho e no ato do convite não houve um dress code, a recomendação é abordar os noivos ou organizadores do casamento para saber se há alguma solicitação. 

Já o convidado tem mais liberdade de escolher, já que não vai ser o ponto de atenção da festa. Porém, é fundamental optar por uma produção adequada a fim de estar bem vestido para a cerimônia.

Dress code do casamento

O código de vestimenta é uma espécie de solicitação de peças feita pela organização do evento aos convidados, geralmente utilizada para eventos de gala como o casamento. Ela é feita principalmente para os padrinhos e você deve respeitá-la ao criar o seu look masculino para casamento. 

Horário e local

Pode não parecer, mas o horário e o local têm uma grande influência no seu look para casamento. Embora os trajes desta celebração sejam no geral mais conservadores e elegantes, ainda assim em uma Igreja a atenção à sobriedade é muito maior do que em um casamento realizado a céu aberto, por exemplo. 

Além disso, certas peças ficam muito melhores de dia do que à noite. Por exemplo, os trajes com as cores preto e azul-marinho caem muito bem à noite. Já para o dia, as cores mais claras combinam melhor, como o azul-claro, cinza e bege.

Caimento

O caimento, que também é o ajuste que a peça tem em seu corpo, é fundamental para compor o traje de casamento perfeito. As peças não devem ser nem muito justas e nem muito largas, mas sim na medida para caber no seu corpo de modo ajustado, com beleza e, claro, muita elegância! Sempre compre roupas na sua medida. 

Quais são as principais peças de um traje masculino para casamento?

E é claro, não podemos deixar de citar quais são as principais roupas e acessórios para o seu look masculino para casamento. As peças que compõem o look são itens essenciais para o sucesso e eficiência desta combinação, por isso, preste muita atenção a cada uma delas para não errar na escolha. São elas:

  • Terno;
  • Costume;
  • Camisa;
  • Gravata;
  • Acessórios para terno;
  • Calçado. 

Tanto o terno como o costume são opções para investir num casamento. São opções sociais que combinam com o tipo da cerimônia. Há diversas opções com tecidos, cores e modelagens diferentes.

Um dos modelos mais usados atualmente é o slim, em que tanto o paletó como a calça são mais ajustados ao corpo, transmitindo um ar mais moderno e jovial a produção. Por isso, confira a seção com terno para casamento e aposte em trajes com uma sofisticação ímpar, com opções para diferentes gostos.

As camisas sociais são peças obrigatórias e o mais recomendado são as de manga longa. E por fim temos as gravatas e outros acessórios que podem ou não estar no look, mas que fazem uma tremenda diferença. O calçado deve ser sempre muito bem pensado, geralmente opções que casam com ambientes sóbrios e elegantes. 

Quais são os tipos de vestimentas usadas em casamentos?

Listamos abaixo os principais tipos de vestimentas para que você não erre na hora de montar sua própria composição. Entenda:

Formal ou black tie

Este é um dress code muito solicitado para celebrações. O look formal ou black tie implica no uso de blazers, smokings, ternos, costumes e tudo o que há de mais elegante e sofisticado. Acessórios são permitidos, desde que sigam as tendências da formalidade e sofisticação, também devem ser muito delicados. 

Social ou passeio completo

O look social ou passeio completo é solicitado em celebrações com pegada formal, podendo usar terno ou costume, porém sem ter a necessidade de ter tão sofisticado como na abordagem citada anteriormente. Pode-se acrescentar acessórios, desde que mais delicados, e calçados sociais, como o sapato.

Esporte fino

O look esporte fino é uma combinação elegantíssima, feita para agradar tanto em ambientes mais casuais ou semi formais, quanto em uma celebração sofisticada, tal como um casamento. Este look é quase um coringa, onde o uso de camisas é permitido, com uma pegada bem casual e moderna.

Casual ou esporte

E por fim, temos o look casual ou esporte. Este não é um look muito solicitado, ou sequer utilizado em tantos casamentos. Porém, há casamentos mais modernos que permitem a abordagem desse estilo. Dificilmente ele é adequado para padrinhos, muito menos para noivos, mas convidados ficam muito bem nele quando há essa liberdade.

Sugestões para escolher o look masculino para casamento

Lembre-se que falamos que o horário da celebração pode contribuir para a composição do seu look masculino para casamento. Por isso, separamos dicas exclusivas para casamentos de dia e à noite. O que utilizar, no que prestar atenção, estilos a harmonizar e quais combinações fazem mais sentido.

Com essas dicas, seu look ficará perfeito e você poderá ter certeza de que não vai errar em nada ao se vestir bem e com qualidade para o evento. Anote cada uma das dicas a seguir, e não se esqueça das dicas anteriores, como caimento, peças sugeridas, e muito mais. Veja:

Casamento de dia

O casamento de dia permite cores mais leves e geralmente pode ter uma pegada puxada para o despojado com trajes mais leves, mas não necessariamente casual. O uso de ternos para convidados não é obrigatório, pois geralmente são celebrações feitas em ambientes mais quentes. Mas, quando utilizados, o terno e o costume devem ter uma cor mais clara. 

Azul e cinza-claro, bege e outras cores com um tom mais pastel podem ser usadas. O ideal é que a camisa seja leve, para não ficar tão quente. E a gravata também pode estar presente, mas as cores adotadas também costumam ser mais delicadas.

Por fim, os acessórios para ternos como abotoaduras costumam ser mais minimalistas e o calçado deve harmonizar com o restante do look, podendo optar por mocassins, por exemplo.

Casamento à noite

Existe uma certa opulência natural em eventos noturnos, portanto o look masculino para casamento deve se adequar ao horário. As cores geralmente são mais escuras, como chumbo, azul-marinho e, claro, o preto. Os tecidos podem ser ainda mais formais e complexos, aqui a alfaiataria é a melhor opção. 

O mesmo vale para o terno e o costume, que devem ter cor neutra e escura. A camisa e a gravata devem harmonizar com esse tom sóbrio e os acessórios para terno também podem ser tanto brilhantes quanto mais opacos, o equilíbrio é a harmonização do look. 

E por fim, os sapatos também devem ser elegantes e sofisticados. Pretos, de preferência, mas claro que a cor depende acima de tudo da harmonia com outras peças. São opções os sapatos loafer, oxford, derby, entre outros.

Por fim, terminamos nossas dicas de looks para casamento. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados