segunda-feira, agosto 17

A Warner Bros. Discovery (WBD) anunciou na terça-feira que irá reabrir as negociações de aquisição com a Paramount Skydance, após receber uma isenção de sete dias da Netflix. O objetivo é explorar as “deficiências” na oferta da Paramount para comprar a totalidade da WBD. Esta movimentação ocorre em meio a um cenário competitivo, onde a Paramount fez uma oferta hostil diretamente aos acionistas da WBD, oferecendo $30 por ação, após perder uma guerra de lances para a Netflix.

A isenção, concedida pela Netflix, permitirá que a WBD se envolva em discussões com a Paramount até o dia 23 de fevereiro de 2026. Em comunicado, a WBD explicou que a intenção é buscar clareza para os acionistas e possibilitar que a Paramount apresente sua melhor e última proposta. A liderança da Paramount reiterou que sua oferta em dinheiro não é a melhor que podem oferecer, e, na semana passada, tentaram aprimorar a proposta com “melhorias”, sem, no entanto, aumentar o valor por ação.

O CEO da WBD, David Zaslav, enfatizou que o foco da empresa é maximizar o valor e a certeza para os acionistas. Ele afirmou que a WBD tem orientado a Paramount sobre as deficiências em suas ofertas e que está disposta a discutir como a Paramount pode apresentar uma proposta mais robusta. A Paramount, por sua vez, indicou que pagaria $31 por ação se as conversas fossem retomadas.

O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, comentou que a isenção foi concedida para trazer clareza aos acionistas, que estavam confusos com as propostas da Paramount. Ele destacou que a Paramount estava contornando o conselho da WBD ao se comunicar diretamente com os acionistas. Embora Sarandos tenha se recusado a comentar sobre a possibilidade de um aumento na oferta da Netflix, ele deixou claro que espera que a Paramount faça um movimento.

A Paramount também expressou sua disposição para engajar-se em discussões construtivas, apesar de considerar as ações da WBD incomuns. A empresa anunciou que seguirá com sua oferta tender e planeja nominar diretores para o conselho da WBD durante a próxima reunião anual.

A WBD programou uma reunião especial de acionistas para o dia 20 de março, na qual o conselho reiterou sua recomendação unânime em favor do acordo com a Netflix em detrimento da oferta da Paramount. A Netflix destacou a importância dessa reunião como um marco para sua transação com a WBD, embora tenha reconhecido a distração causada pelo movimento da Paramount.

As ações da WBD tiveram um aumento de quase 3% na terça-feira, enquanto as da Paramount subiram cerca de 5%. No entanto, ambas as propostas de aquisição enfrentam perguntas regulatórias. Insiders da indústria e legisladores têm questionado a viabilidade do acordo da Netflix, dado que uniria duas das principais plataformas de streaming, possivelmente resultando em preços mais altos para os consumidores.

Por outro lado, a Paramount argumenta que sua oferta não só é superior, mas também teria mais chances de aprovação regulatória, apesar das preocupações sobre financiamento estrangeiro e questões antitruste. A proposta da Paramount é parcialmente financiada por fundos soberanos de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar, que supostamente renunciaram a quaisquer direitos de governança.

A Netflix, em sua declaração, salientou que espera que o financiamento estrangeiro receba escrutínio de reguladores internacionais, incluindo o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS). A empresa também acredita que as autoridades europeias estarão céticas em relação aos investidores do Oriente Médio no consórcio da Paramount.

Com diversos fatores em jogo, incluindo a possível reação do governo americano e a dinâmica do mercado europeu, o cenário para a WBD e suas negociações permanece incerto. Com a liderança da Netflix afirmando que não há um caminho regulatório mais rápido para a Paramount, o desenrolar dos eventos nas próximas semanas será crucial para determinar o futuro da WBD e suas relações comerciais no competitivo setor de entretenimento.

Share.
Cristina Leroy Silva, autora do portal
Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados

Mapa do portal