Destaques e curiosidades marcam a Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 ficará marcada não apenas pelos jogos, mas também por momentos curiosos e históricos. A seleção de Curaçao, a menor nação a se classificar para um Mundial, marcou seu primeiro gol na competição contra a Alemanha. O autor do gol, Livano Comenencia, disse que jogava contra o goleiro Manuel Neuer no videogame e agora marcou um gol nele na vida real. Apesar da derrota por 7 a 1, o gol ficará para a história.
Um momento de polêmica envolveu o jogador Jude Bellingham no jogo entre Inglaterra e Noruega. O primeiro gol do inglês pode ter sido irregular, pois a bola teria batido em um cabo aéreo durante o lance. A Fifa negou a interferência, mas o técnico da Noruega, Ståle Solbakken, afirmou que muitos no banco viram a bola cair na frente deles.
A torcida da Escócia roubou a cena em Boston. Após 28 anos sem participar de uma Copa, os escoceses tomaram conta da cidade, cantando no Fenway Park e colocando cones de trânsito laranja em estátuas famosas. O “cone de Boston” foi até recebido pela prefeita Michelle Wu. Os jogadores não fizeram muito em campo, mas a torcida deixou um legado.
Cristiano Ronaldo finalmente marcou um gol em fase de mata-mata, contra a Croácia, mas viu Portugal ser eliminado pela Espanha na rodada seguinte. Em sua despedida dos Mundiais, ele teve apenas 19 participações com a bola e disse que deu o seu melhor.
Houve também confusão com a regra de identidade equivocada no jogo entre Argentina e Suíça. O árbitro deu cartão amarelo para o argentino Leandro Paredes, mas após revisão do VAR, a punição foi para o suíço Breel Embolo, que foi acusado de simular o pênalti. Como era o segundo cartão amarelo, Embolo foi expulso. O técnico da Suíça, Murat Yakin, criticou a regra, dizendo que ela destruiu o jogo.
A seleção do Irã enfrentou dificuldades fora de campo. Com o conflito entre seu país e os EUA, os jogadores só puderam entrar nos EUA um dia antes de suas partidas e tiveram que sair logo depois. Apesar disso, o time quase se classificou, sendo eliminado por diferença de gols. O técnico Amir Ghalenoei disse que o tratamento foi injusto e que a luta dos jogadores deveria ser registrada na história.
Erling Haaland virou fenômeno na internet. Além dos gols, o atacante norueguês virou meme ao carregar um guaxinim de pelúcia e por uma jogada em que perseguiu o goleiro do Iraque para marcar um gol. Um vídeo sobre o medo de ser atacado por Haaland em alta velocidade acumulou milhões de visualizações.
A Turquia, que era apontada como uma das favoritas, decepcionou e foi a segunda seleção eliminada da Copa, com derrotas para Austrália e Paraguai. O jovem Arda Guler lamentou o desempenho do time. O Egito também saiu revoltado após a eliminação para a Argentina, com o técnico Hossam Hassan reclamando da arbitragem e dizendo que não assistiria mais aos jogos do torneio.
A torcida da Inglaterra adotou a música “Wonderwall”, da banda Oasis, como hino não oficial. O jogador Harry Kane disse que o momento de cantar a música com os companheiros e a torcida foi um dos seus favoritos com a camisa da seleção. Fora dos gramados, o irmão de três anos de Lamine Yamal, chamado Keyne, roubou a atenção com suas reações alegres, virando uma estrela nas redes sociais.
No México, um pato chamado Merlin virou mascote não oficial da seleção após ser flagrado nas comemorações. Ele ficou tão famoso que foi recebido pela presidente Claudia Sheinbaum. A dona do pato, Karla Gómez, disse que era uma honra mostrar o lado bonito do México. Por fim, o meia Mikel Merino, da Espanha, se destacou ao sair do banco e marcar gols da vitória contra Portugal e Bélgica nas fases eliminatórias.