Benefícios do Pilates para o Corpo Feminino: Saiba aqui!

Com uma crescente preocupação em manter a forma, mais e mais mulheres estão curiosas para saber os benefícios do pilates para o corpo feminino, e se você é uma delas, chegou no lugar certo!

Será que o Pilates tonifica tão profundamente os músculos que pode também ajudar a emagrecer?

E se sim, em quanto tempo os resultados serão visíveis?

Descubra aqui os efeitos positivos do Pilates para o corpo das mulheres!

Por que praticar Pilates?

Antes de entrar nos benefícios do pilates para o corpo feminino, por que praticar?

O Pilates é um método baseado no fortalecimento dos músculos profundos, e as sessões combinam alongamentos, tomada de consciência do corpo, assim como musculação.

Na verdade, durante a aula de Pilates, é todo o corpo que é fortalecido, e por consequência, é possível emagrecer também, porque trabalhar os músculos queima a energia, logo, calorias.

Enfim, é uma prática que permite se reapropriar do seu corpo, descobrir o bem-estar interior, reconectando o corpo e a mente.

Quais os princípios do Pilates?

Os princípios do Pilates são diferentes de outras atividades de “ginástica”. 

Antes de tudo, nós devemos nos concentrar não somente em uma parte específica do corpo, mas na postura, da cabeça aos pés.

A precisão é fundamental, assim como a fluidez dos movimentos, que devem estar sempre em harmonia.

As posições, ao contrário do yoga, não são mantidas por um longo tempo, mas estão ligadas umas às outras, criando uma espécie de dança.

Além disso, a respiração é também essencial para ajudar na fluidez dos movimentos e ao seu controle: ela deve ser regular para permitir o relaxamento e a oxigenação, uma maior amplitude dos movimentos e uma capacidade de alongamento.

Quais os benefícios do Pilates para o corpo feminino?

Agora que você já conhece os fundamentos do Pilates, quais os benefícios do pilates para o corpo feminino?

Como dá para imaginar, os benefícios do Pilates são inúmeros, ao mesmo tempo fisicamente e mentalmente:

Ajuda a aumentar a força sem criar massa muscular excessiva, pois vai tonificar os grupos musculares, e deixando a barriga mais “seca”;

Ao trabalhar a respiração, o Pilates ajuda a reforçar seu equilíbrio, redescobrindo seu “epicentro” e melhorando a coordenação física e mental;

O Pilates ajuda a corrigir os maus hábitos que afetam a postura. Você aprende a controlar melhor seu corpo e compreender suas fragilidades;

É benéfico para sua capacidade cardiovascular e respiratória;

Melhora a flexibilidade articular devido aos alongamentos trabalhados com a respiração e mobilização dos músculos profundos;

Na parte mental, o Pilates ajuda a reduzir a tensão e fadiga causados pelo estresse, fazendo você se sentir mais forte e capaz de lidar com a ansiedade, favorecendo o equilíbrio interior.

Vale apenas lembrar que se você tiver algum problema nas costas, joelho ou ombros, convém consultar um ortopedista antes de iniciar o Pilates, para te orientar quanto aos exercícios mais adequados.

Benefícios do pilates para o corpo feminino: o Pilates emagrece?

Sim, porque os exercícios visam tonificar os músculos, em particular da região abdominal, modelando-os, e se você usar nesse momento uma cinta modeladora, os resultados serão potencializados.

Para isso, é necessário estimular os músculos mais profundos, o que necessita de um grande gasto de energia, que consome calorias e queima as gorduras armazenadas.

Ou seja, o Pilates contribui plenamente para manter a forma.

Contudo, esse tipo de ginástica é muito menos intenso que o crossfit, por exemplo, mas se você fizer os exercícios com precaução, cuidar da sua alimentação, do seu sono, ter um estilo de vida mais saudável, os resultados serão visíveis.

Assim como qualquer outra atividade física, e isso inclui o Pilates, manter uma dieta alimentar saudável, especialmente se seu objetivo é perder peso, é fundamental.

A dica é que você procure um nutricionista esportivo para montar um programa individualizado, de acordo com as suas necessidades, para otimizar o seu objetivo de perder peso.

Benefícios do pilates para o corpo feminino: é bom para a coluna?

Além dos benefícios do pilates para o corpo feminino, uma outra pergunta é se é indicado para quem tem problema de coluna.

Então, o Pilates se mostra ideal para combater problemas na coluna cervical, pois ao praticar exercícios apropriados para alongar os músculos dos ombros e do pescoço, será possível relaxar a área afetada diminuindo as tensões.

Dessa forma, o Pilates favorece o relaxamento mental, e nós sabemos que o estresse causado pelas contrações na cervical é realmente incapacitante.

Se você sofre de dores nas costas, talvez seu médico ortopedista em coluna te encaminhe para o Pilates, pois é um exercício pensado em melhorar a postura, mobilizando os músculos profundos.

Também contribui para a resistência muscular e flexibilidade, facilitando os movimentos.

Assim, ao melhorar a postura em geral, você abandona os maus hábitos e outras posições que causam dores nas costas.

Quanto tempo para perceber os benefícios do pilates para o corpo feminino?

O efeito não será do dia para a noite. Lembre-se, você passou boa parte da vida inteira comendo frituras, indo em sorveteria e indo em churrascarias, sem antes se preocupar com exercícios.

Segundo o próprio Joseph Pilates, os benefícios começam a ser sentidos após umas dez sessões.

Estima-se que com uma prática regular, após 20 ou 30 sessões, você terá um novo corpo.

É claro que para isso, muitos fatores devem ser levados em conta, tais como a constância e frequência.

O ideal seria praticar cerca de 20 minutos todos os dias para obter resultados mais rápidos, mas fácil fazer aulas 3 vezes por semana já dará para ver os resultados no seu corpo.

Assim como qualquer outra atividade física, fazer uma aula por semana, embora seja benéfico para a saúde, não será suficiente para modificar seu corpo.

Conclusão

Entendendo agora todos os benefícios do pilates para o corpo feminino, só depende de você buscar um estúdio de Pilates e começar a praticar!

Artigo anterior: Saiba Como Escolher A Desentupidora Ideal