“Terceira idade quantos anos começa?” Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão em idade mais avançada.
No entanto, entender melhor sobre terceira idade quantos anos é fundamental, até mesmo porque, de acordo com a nossa legislação, pessoas idosas têm direito a alguns benefícios.
Mas, enquanto algumas pessoas enxergam a terceira idade como sendo algo negativo, há aqueles que enxergam como sendo a melhor fase da vida.
Afinal de contas, é um momento que oferece uma extrema liberdade, além de ser uma época em que se possui diversas possibilidades.
Mas, terceira idade quantos anos? Entender sobre isso também é uma forma de obter os devidos cuidados que essa idade requer.
Afinal de contas, independente de qualquer coisa, não há como negar que a terceira idade é uma fase que necessita de alguns cuidados mais específicos.
Então, para poder entender melhor sobre a terceira idade quantos anos, basta continuar nos próximos parágrafos.
Nave por tópicos
O que é a terceira idade?
A “terceira idade” é uma expressão usada para se referir à fase da vida após a aposentadoria, geralmente considerada a partir dos 60 anos.
Nessa fase, as pessoas enfrentam mudanças físicas, sociais e psicológicas, e precisam lidar com questões relacionadas à saúde, ao bem-estar financeiro e às relações familiares e sociais.
Por conta dessas mudanças, é interessante que a pessoa idosa comece a ter alguns cuidados mais específicos, como manter um acompanhamento em uma clínica de ortopédica, por exemplo.
Algumas características comuns da terceira idade incluem a diminuição da capacidade física, mudanças na saúde, aposentadoria, e um maior tempo livre para viagens, hobbies e outras atividades.
Além disso, muitas pessoas experimentam a solidão e o isolamento devido à perda de amigos e entes queridos, bem como à distância dos filhos e netos.
A terceira idade é vista como uma oportunidade para as pessoas se concentrarem em sua saúde, bem-estar e realizações pessoais, e para desfrutarem de uma vida mais calma e tranquila.
No entanto, também pode ser uma fase desafiadora, especialmente para aqueles que enfrentam problemas de saúde ou financeiros.
Por isso, é importante que as pessoas na terceira idade tenham acesso a recursos e apoio para ajudá-las a enfrentar esses desafios e aproveitar ao máximo essa fase da vida.
Isso inclui programas de saúde e bem-estar, atividades sociais, programas de voluntariado e outras formas de envolvimento comunitário.
Com qual idade começa a terceira idade no Brasil e no mundo?
De acordo com o estatuto do idoso, uma pessoa é considerada na terceira idade ao chegar aos 60 anos de idade.
Entretanto, devido ao aumento da qualidade de vida no Brasil e no mundo, bem como os diversos avanços na saúde, existe um projeto de lei que propõe o aumento desse marco para 65 anos de idade.
Além do mais, é interessante mencionar que, de acordo com a OMS, a classificação para o envelhecimento se dá em quatro estágios, que são os seguintes:
- Meia-idade: 45 a 59 anos;
- Idoso ou terceira idade: 60 a 74;
- Ancião: 75 a 90 anos;
- Velhice extrema: 90 anos em diante.
Mas, tendo em vista o cuidado de manter o idoso ativo e com mais vigor, a OMS estabeleceu que, em países desenvolvidos, a terceira idade começa a partir dos 65 anos de idade.
Agora, em países que ainda estão em desenvolvimento, a terceira idade começa aos 60 anos.
Inclusive, de acordo com um estudo feito pela USP, até o ano de 2030, o Brasil vai ter a quinta população mais idosa do mundo.
Quais cuidados ter na terceira idade?
Ao chegar na terceira idade, existem alguns cuidados essenciais que se deve ter. É nessa fase da vida que se costuma ter alguns problemas de locomoção.
Por conta disso, pode ser interessante saber qual o melhor leite em pó para idoso, de modo a optar por que ofereça bons níveis de cálcio.
Mas, dentre alguns dos cuidados que se deve ter ao chegar na terceira idade, podemos mencionar os seguintes:
Acompanhamento médico especializado
Um dos principais cuidados que se deve ter é a respeito do acompanhamento médico especializado. Afinal, o idoso passa por uma série de mudanças nesse momento da vida.
Sendo assim, acaba sendo necessário adaptar alguns aspectos para o melhor conforto e qualidade de vida da pessoa idosa.
Nesse sentido, a dica é manter um acompanhamento com o médico geriatra, haja vista que é o especialista em pessoas da terceira idade.
Organização com medicamentos
Fato é que a grande maioria dos idosos precisa consumir uma grande quantidade de medicamentos todos os dias.
Sendo assim, acaba sendo necessário ter um certo cuidado em relação à organização com esses medicamentos, até mesmo para evitar dose dupla ou esquecer de tomar em determinado horário.
É uma questão crítica que deve ser considerada com muita atenção, em especial no que diz respeito à terceira idade.
É fundamental ter cuidado com a precisão no horário de consumo dos medicamentos e garantir que eles sejam ingeridos de maneira adequada.
Uma solução simples é inserir lembretes no celular para o horário correto, com a ajuda de um alarme.
Boa alimentação
A nutrição é fundamental para uma vida longa e saudável e, para as pessoas idosas, não é nem um pouco diferente.
Uma dieta equilibrada que inclua proteínas de diferentes fontes animais ou vegetais, bem como nutrientes de legumes, frutas e cereais, pode contribuir para a longevidade.
Além disso, a redução do consumo de carboidratos simples e açúcares pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver a temida doença de Alzheimer.
Fora isso, ao manter uma alimentação regrada, acaba sendo possível evitar problemas como refluxo, por exemplo.
Assim, a pessoa idosa pode ficar despreocupada sobre o que pode dar errado na cirurgia de refluxo.
É vital que o idoso tenha um acompanhamento nutricional para que possa receber uma dieta adaptada às suas necessidades energéticas diárias e rotina pessoal.
Atividades da vida diária
Diversos são os estudos que relacionam a aposentadoria tardia com uma maior longevidade, mas isso não quer dizer necessariamente que tenha de manter a sua carteira assinada na terceira idade.
Na verdade, indica que quanto mais ativo o seu corpo permanece, mais tempo ele irá demorar para sofrer os efeitos do tempo.
Com isso, estamos querendo dizer sobre a necessidade de se manter ativo em algumas tarefas diárias, como lavar vasilhas, limpar a casa, cozinhar, cuidar das plantas etc.
Tudo isso acaba por ajudar na sua manutenção da força e resistência física da pessoa idosa. Apenas tenha cuidado para respeitar o limite do seu corpo.
Atividades físicas
Manter-se ativo é uma parte importante da saúde e bem-estar. Praticar atividades físicas de forma regular é uma ótima maneira de manter o corpo em forma, prevenir doenças e aproveitar o ar puro.
Existe uma ampla gama de atividades físicas que podem ajudar as pessoas na terceira idade a manterem-se saudáveis e muitas delas ainda oferecem a oportunidade de interação social.
Convívio social
O idoso também precisa manter a sua saúde mental em dia. Para isso, acaba sendo importante que ele se sinta bem consigo mesmo.
Nesse sentido, ele pode aprender sobre como funciona o Ultraformer MPT, de modo a melhorar algumas questões estéticas, e também manter contato próximo com outras pessoas.
O idoso precisa entender que ele não está sozinho, mas que está rodeado de pessoas que o amam e que o querem bem.
Durante a velhice, acaba sendo bem comum que pessoas idosas se sintam indispostas a sair de casa. Por isso, o apoio da família acaba sendo fundamental.