Afinal, como perder o medo de falar em público? Todas as pessoas sentem medo, uns até mais do que outros… A ideia de que algo possa pôr em risco a nossa segurança faz com que nós reagimos de maneira incomum, também podendo desencadear sensações de nervosismo e ansiedade levando até mesmo uma crise de pânico.

Existem vários tipos de medos, um deles é o medo de falar em público, mais conhecido como Glossofobia.

Esse medo está classificado como uma fobia social, de acordo com cientistas cerca de 75% da população sofre dessa fobia e com isso torna-se o segundo maior medo do ser humano (o primeiro é a morte).  Entretanto, nem todas as pessoas sofrem em níveis excessivos, algumas apresentam apenas alguns sintomas.

E é sobre essa fobia que iremos discutir neste artigo, explicaremos para você os motivos e os efeitos causados por esse medo, também daremos dicas de como perder esse medo.

Por que muitos sentem medo de falar em público?

É normal sentir um pouco de medo ou nervosismo ao falar em público, entretanto, sentir intensamente esse medo pode gerar sérios problemas. Pois, o medo de falar em público está atrelado a vários problemas psíquicos como traumas na infância, perfeccionismo e baixa autoestima. 

Entretanto, para essas pessoas falar em público, seja para se socializar ou se apresentar, acaba se tornando impossível pois o nervosismo e ansiedade é tanta  que acabam sentindo sintomas físicos como tremedeira, suor frio e batimentos cardíacos acelerados. Com isso, vale ressaltar que nem todas as pessoas sofrem com essa fobia, para identificar preste atenção nos sintomas. 

Como perder o medo de falar em público
Como perder o medo de falar em público

Você sabe os motivos que causam o medo de falar em público? Mostrarei alguns exemplos.

Um dos motivos mais comuns é o medo de ser julgado por algo, causado pela falta de confiança em si mesmo. Essas pessoas sentem medo de passar vergonha ou fracassar ao falar em público. 

Os pensamentos negativos é outro fator que está ligado diretamente a esse medo, pensar que tudo vai dar errado ao se apresentar só faz com que você fique ainda mais nervoso e ansioso. 

Traumas na infância também é um possível motivo para o desenvolvimento dessa fobia, situações onde a criança sofre bullying, ou cresce isolada socialmente contribuem para o desenvolvimento da glossofobia.

Ter perfeccionismo exagerado, quando a pessoa acaba se cobrando demais com medo de errar, no entanto isso só aumenta os níveis de nervosismo e estresse. 

Quais são as consequências geradas pela timidez?

Exemplos de consequências causadas pelo medo de falar em público: 

  • Desenvolvimento de  transtornos psicológicos como ansiedade, crise de pânico e depressão. 
  • Surgimento de sintomas físicos como suor, dificuldade para respirar, pernas bambas, entre outros. 
  • O medo de falar em público pode atrapalhar a sua carreira, uma vez que o indivíduo tem um cargo onde se faz necessárias as reuniões, palestras e apresentações de projetos.
  • Na sua vida social e pessoal ter medo de falar pode atrapalhar seu convívio com as pessoas fazendo com que você se isole socialmente.

Veja algumas dicas para perder o medo de falar em público

  1. Invista na leitura, pois ela amplia o seu vocabulário. Se você é tímido e quer entender mais sobre como a leitura pode lhe ajudar, então veja o artigo sobre A Importância da Leitura em Nossas Vidas escrito pela pedagoga, colunista e empreendedora digital Laizia Santana para o site Como Gabaritar.
  2. Tente pensar sempre positivo, quando pensamos positivo atraímos coisas boas, o que faz bem para a nossa mente e também o corpo.
  3. Tente relaxar e respirar, manter a calma em situações de crise impedem de nossa mente ter um colapso. 
  4. Faça terapia com um profissional, muitos casos a ajuda de um médico é extremamente necessária para a melhora do indivíduo.
  5. Técnicas de relaxamento é uma boa opção para quem tem muita ansiedade antes de falar em público.  

Considerações Finais 

Como vimos acima, a Glossofobia é classificada como fobia social, portanto, esse medo de falar em público pode atrapalhar a vida do indivíduo socialmente. Então ressalto que existem sim, tratamentos eficazes para diminuir os danos causados pela Glossofobia, procurando ajuda principalmente de profissionais da área. 

A origem desse medo pode ser oriundo de traumas ou timidez excessiva, o que leva o  indivíduo a enfrentar dificuldades para se comunicar com outras pessoas. Portanto, o grau desse medo pode influenciar através das experiências que o indivíduo enfrenta ao longo de sua vida, incluindo os traumas.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados