A pergunta como faço para tirar a cidadania italiana é uma dúvida comum a diversos brasileiros. Segundo a Constituição da Itália, a cidadania do país é transmitida pelo Direito sanguíneo, o Jus Sanguinis. Não existe nenhum limite de gerações, mas é obrigatória a apresentação da documentação necessária.

Além disso, a cidadania italiana também pode ser conquistada através do casamento com cidadão italiano. Ou pelo tempo de residência no país. Cada processo tem seu próprio caminho legal.

Para saber mais, continue lendo e tire suas dúvidas!

 

Como faço para tirar a cidadania italiana?

 

O processo para solicitar a cidadania italiana pode ser aberto no consulado italiano no Brasil. Mas, também pode ser feito diretamente na Itália na Comuni onde residia o seu ancestral italiano original.

Caso você não consiga a cidadania por um processo administrativo, com uma dessas duas opções, existe também a via judicial. Mas, isso não significa que o processo seja 100% garantido. Porque, você terá que comprovar seus argumentos através de documentação.

E, na maior parte das vezes que a cidadania italiana é negada através do caminho administrativo, é justamente pela falta de documentos.

 

Fique atento aos detalhes do seu caso

 

Como faço para tirar a cidadania italiana? Antes de tudo, fique atento ao que é exigido para o seu caso. Por exemplo, para solicitar a cidadania por descendência, é preciso apresentar a documentação de todos os seus ancestrais que ligam você ao ancestral italiano original.

Esses documentos incluem principalmente as certidões de nascimento, casamento e de óbito. Contudo, podem ser exigidos documentos adicionais a depender da situação.

Já no caso da Cidadania por casamento, é preciso ter uma união civil legalmente constituída. Pois, na Itália a união estável não é reconhecida oficialmente como no Brasil. 

Mas, existem outros requisitos, como comprovar um tempo mínimo de casamento. Tempo este que varia conforme o local de residência do casal (se na Itália ou em outro país) e se o casal possui ou não filhos.

Já para conseguir a cidadania italiana por tempo de residência, é preciso morar na Itália legalmente por 10 anos. Só depois disso você pode dar entrada no processo na Comuni (prefeitura) local.

Então, podemos dizer que na prática o processo é complexo e requer acompanhamento profissional. Afinal, todos os requisitos legais divididos pela legislação italiana devem ser cumpridos.

 

Como faço para tirar a cidadania italiana e os custos do processo

 

Você pode procurar no consulado italiano no Brasil e dar início ao processo administrativo para requerer a cidadania. Mas saiba que esta é a via mais demorada. 

Para iniciar o processo é preciso preencher um requerimento. O que pode ser feito online no site do consulado italiano que atende sua região. Então, é preciso esperar a sua vez em uma fila até que o consulado convoque você.

Apesar disso, é uma das mais procuradas, porque os custos são bem menores. Pois, os custos totais do processo ficam em torno de R$ 10.000 reais. 

Agora, se você decidir dar entrada no seu processo na Itália esses custos sobem para aproximadamente R$ 30.000 reais.  Por que, para requerer a cidadania italiana na Itália é preciso permanecer no país durante o processo.

descubra agora como tirar a cidadania italiana
Descubra agora como tirar a cidadania italiana

Dicas finais 

 

Para responder a pergunta como faço para tirar a cidadania italiana, o primeiro passo é ver qual é o seu caso. Ou seja, se você quer cidadania por descendência, casamento ou tempo de residência.

Em seguida, é preciso reunir a documentação necessária. E, se você quer a cidadania por descendência, decidir onde você dará entrada no processo. 

Dúvidas, ou a dúvida como faço para tirar a cidadania italiana foi respondida? Comente aqui abaixo!

E não deixe de compartilhar em suas redes sociais, bem como ler outros textos em nosso blog.

Share.