Você sabe qual a relação entre a sua saúde e a qualidade do seu sono noturno? Pois então dizemos já: quem dorme bem, também vive melhor.
Nesse contexto, entender os benefícios do uso do CPAP é fundamental para aprimorar a qualidade do seu descanso noturno e, consequentemente, sua saúde em geral.
Dormir é uma necessidade básica do organismo e não deve ser ignorada, sobretudo tratando-se de crianças e idosos.
Quem não consegue dormir como deveria, aumenta significativamente as chances de desenvolver problemas como diabetes, AVC, depressão, hipertensão, obesidade, ou até mesmo todas essas doenças ao mesmo tempo. Nesse sentido, o CPAP pode ajudar muito!
Como funciona o CPAP?
As pessoas que possuem uma baixa qualidade do sono – sobretudo aquele de período mais longo (o noturno) – devem seus problemas às questões que envolvem a respiração ou, melhor dizendo, as vias respiratórias.
Nesse sentido, o CPAP possui um funcionamento simples mas bastante eficaz: através da produção contínua de um fluxo de ar feito sob pressão, o instrumento de uso domiciliar expande o pulmão, mantendo um ritmo respiratório regular e constante.
Quem sofre de distúrbios como a apneia do sono(paradas respiratórias parciais ou totais), pode imaginar os benefícios provenientes de uma respiração mais adequada.
O trabalho desempenhado pelo aparelho CPAP aumenta os níveis de oxigenação do corpo mediante a desobstrução completa das vias respiratórias, e isso contribui para o bom funcionamento do organismo como um todo.
O CPAP não precisa ser supervisionado o tempo inteiro, já que as versões mais modernas do aparelho operam de maneira automática. Na realidade, ele é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto em casos mais graves quanto em situações menos preocupantes porém incômodas, como o ronco, por exemplo.
Benefícios do uso do CPAP
Agora que você entendeu como funciona o aparelho, vale a pena conhecer os benefícios que ele oferece para quem o utiliza constantemente!
Primeiramente, é importante ressaltar que os benefícios do CPAP se estendem para além do sono noturno. Por aumentar a oxigenação correta presente no corpo, essa ferramenta também auxilia o conjunto cerebral, melhorando fatores como a memória, por exemplo.
Ele também é responsável por aliviar os sintomas de sonolência diurna, fazendo com que o paciente se sinta mais disposto.
Mais ainda: a aplicação de no mínimo quatro horas consecutivas de CPAP durante a noite reduz o risco de doenças cardíacas, o que é fundamental para pessoas idosas ou que estão acima do seu peso ideal.
Se você sofre com constantes enxaquecas ou dores de cabeça ao longo do dia, saiba que o aparelho também pode ser útil: pacientes relatam que, após pouco tempo de uso, o CPAP reduz os desconfortos citados de maneira expressiva!
Por fim, a lista de vantagens referentes ao uso cpap é enorme, e o melhor de tudo é que ele pode ser utilizado todas as noites, desde que você receba o aval médico ou conte com o acompanhamento de fisioterapeutas especializados.
Conclusão
Para quem sofre com distúrbios de sono(leves ou graves) e pretende aumentar sua saúde em geral, simplesmente não há razões para não utilizar o CPAP.
Aqui deixamos uma dica final: os resultados e benefícios que o aparelho apresenta podem ser potencializados se você associá-lo à realização de exercícios físicos constantes e uma alimentação balanceada(indicado por nutricionistas, em caso de obesidade).
Contudo, ao pesquisar o preço do equipamento para compra, você verá que ele possui um preço elevado.
Assim, uma alternativa a esse obstaculo é optar pelo formato cpap aluguel, um modelo fornecido pela Physical Care que amplia o acesso ao tratamento de maneira rápida!
Sim, seu acesso à terapia respiratória a baixo custo existe e pelo bem do seu sono e da sua saúde, ele não deve ser negligenciado.