É grande o número de pessoas que busca pelo emagrecimento, mas também é fato que nem todas elas são capazes de alcançar o resultado desejado, o que acaba sendo um problema não só físico, mas emocional.

Sabemos que nem sempre é simples passar a ter hábitos mais saudáveis, caso de uma alimentação mais balanceada ou mesmo de praticar atividades físicas de forma regular.

Um problema enorme é quando as pessoas começam a realizar dietas restritivas e sem qualquer fundamento científico, o que vai gerar questões mais complexas ainda.

Por isso mesmo, vamos mostrar aqui a você um pouco mais sobre alimentos que ajudam no processo de emagrecimento saudável e de maneira eficaz.

Quer saber tudo sobre o tema em nosso blog? Então não deixe de acompanhar este conteúdo completo até o final. Vamos lá!

Limão

O limão é um alimento amado por muitos brasileiros e essa é uma boa notícia, considerando que ele é fundamental no processo de emagrecimento.

Se você quer perder peso e, mais do que isso, ter um estilo de vida bem mais saudável, colocar o limão em sua rotina diária vai fazer toda a diferença.

É possível espremer o limão no chá ou na água de modo a dar mais sabor, e sem que tenha qualquer risco de aumentar as calorias dele.

Além disso, você ainda pode usar o limão para produzir um suco detox e hidratante, que vai refrescar muito no verão, como gengibre, pepino e limão, por exemplo.

Canela

Um outro tipo de alimento que é um ótimo condimento e tem um papel fundamental no emagrecimento é a canela.

Esse condimento é conhecido pelo seu forte sabor e pelo efeito termogênico que possui, gerando assim um aumento no metabolismo e no processo da queima da gordura corporal.

Fora isso, o uso da canela tem papel fundamental na diminuição dos picos de glicemia, ou seja, não aumenta o açúcar no sangue e traz um aumento na sensibilidade dos tecidos à insulina, reduzindo a resistência ao hormônio.

Tudo isso tem um papel incrível na diminuição e no favorecimento da perda de peso, então você pode usar constantemente a canela em seu processo de emagrecimento.

Além da canela, ainda há como utilizar outros alimentos que possuem esse efeito termogênico em seu dia a dia, como é o caso da pimenta vermelha, do gengibre, do café (sem açúcar) e do chá de hibisco, por exemplo.

Aveia

Você sabia que a aveia é um alimento incrível para a promoção da perda de peso?

Com certeza nem todos conhecem o poder que esse alimento tem, mas ela pode ajudar bastante você no emagrecimento por ser rica nas fibras solúveis e em proteínas.

Isso vai trazer uma maior saciedade e regula o intestino de modo que o funcionamento dele se torna eficiente, bem como a glicemia e o colesterol ficam mais controlados, de modo que você vai sentir menos fome.

Um outro ponto importante da aveia é que você pode consumir esse alimento das mais variadas formas, como em bolos, mingau, com vitaminas, biscoitos e frutas.

Chá verde

Quando alguém lista os alimentos que ajudam a emagrecer, dificilmente você não vai encontrar entre eles o chá verde.

Essa bebida conta com propriedades termogênicas que são fortes e ajudam a acelerar o metabolismo, o que vai favorecer bastante a queima da gordura.

O efeito termogênico do chá verde se dá, entre outras coisas, pela quantidade de cafeína existente na sua composição, o que ajuda a estimular bastante a queima da gordura ao longo do exercício.

Outros pontos importantes de benefício do chá verde são o fato dele ser rico nas catequinas, possuindo efeitos antioxidantes potentes e que melhoram muito o metabolismo, impactando positivamente no emagrecimento.

Chia

Por fim, não podemos deixar de falar também sobre a chia, um dos mais importantes alimentos que ajudam no processo de emagrecimento e que por isso mesmo é um verdadeiro sucesso.

A chia ajuda muito a aumentar a saciedade quando a consumimos, reduzindo assim a fome e o consumo calórico.

Ao entrar em contato com nosso estômago, essas sementes expandem-se e liberam assim as suas fibras solúveis, o que vai formar um tipo de gel que retarda a nossa fome.

Veja mais aqui sobre como consumir chia no seu dia a dia para que auxiliar em seu processo de emagrecimento!

Conclusão

Como você pode ver aqui, existem algumas dicas que auxiliam bastante no processo de emagrecimento saudável, promovendo um maior consumo de alimentos naturais.

Neste texto, mostramos quais são os melhores alimentos que podem ajudar você a perder peso de forma natural, eficiente e rápida, como é o caso do limão, do chá verde e, em especial, da chia.

O que achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre as 5 dicas de alimentos que ajudam no processo de emagrecimento?

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados