Se você é um profissional da construção ou uma pessoa que deseja construir ou reformar sua casa, o conceito de estudos térmicos não é um mistério para você.

A análise térmica é uma etapa essencial em qualquer projeto de reforma ou construção ainda mais quando se trata de uma instalação de sistema HVAC

Qual é o papel dos estudos térmicos? O que eles oferecem? Que horas usar? Por quê ? Vamos contar tudo o que sabemos para você!

O que é uma investigação térmica?

Os estudos térmicos são uma revisão de uma casa existente ou planejada, para avaliar sua eficiência energética. É o processo de saber qual poderia ser teoricamente o consumo futuro de energia da edificação, com base nos materiais de construção e no sistema selecionado.

Uma análise sobre o desempenho térmico de um edifício fornecerá informações sobre a quantidade de energia consumida e as medidas a serem tomadas para reduzi-la, e irá te instruir no momento de escolher o melhor sistema de ventilação industrial ou residencial.

Importância da investigação térmica

Os serviços de consultoria de projeto são utilizados para ajudá-lo a projetar sua estrutura e permitir que os usuários tomem a decisão mais adequada na hora de escolher os materiais utilizados e o sistema de ventilação. 

Estas são decisões críticas, pois têm uma grande influência no conforto da sua casa e no consumo de energia da sua casa! Se for descoberto que sua ventilação ou aquecimento não está funcionando corretamente, reparar o problema será extremamente caro, então é importante escolher o melhor e mais eficiente sistema.

Qual é o progresso de um estudo térmico?

Antes de realizar um estudo sobre térmicas é altamente recomendável solicitar uma empresa especializada. Com base em suas necessidades e nas decisões que você tomou, vários métodos podem ser empregados para conduzir o estudo.

O estudo térmico que regula o edifício é o serviço mais fundamental oferecido pelo escritório de estudos térmicos. No caso de casas em construção, o projeto completo deve ser concluído (pelos arquitetos ou por você). 

Na maioria das vezes, uma análise térmica básica para fins regulatórios não é suficiente, pois o importante para a pessoa não é apenas realizar um estudo e relatório, mas obter sugestões para maximizar seu plano e reduzir as despesas de construção ou reforma.

O gabinete de estudos térmicos irá ajudá-lo durante e após o estudo das opções regulamentares para isolamento e aquecimento e um sistema de ventilação.

Ao dedicar algum tempo para aconselhá-lo, os engenheiros procuram encontrar com você o melhor método de construção/renovação de baixo consumo para permitir que você economize diretamente otimizando suas escolhas de projeto.

A metodologia utilizada para determinar a quantidade de energia consumida por edifícios incompletos é baseada no método de regulação. Depende das estimativas de manutenção e uso.

No processo de conclusão antes da construção, o relatório é utilizado pelo proprietário, bem como por todos os especialistas envolvidos. Assim, o edifício está em conformidade com os requisitos dos regulamentos térmicos.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados