Dívida negativada: entenda o que é e como pagar. Possui dívida negativada e não sabe o que fazer para reverter isso? Calma! Criamos esse conteúdo para te ajudar a sair dessa. Afinal, depois dos últimos acontecimentos, é difícil encontrar alguém que não tenha passado ou não esteja em um momento delicado financeiramente.

E assim, podem ter ficado algumas contas em atraso, que se transformaram em dívidas negativadas cadastradas nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Como consequência disso, atrapalham ainda mais seus planos e seu orçamento. Por isso, veja a seguir tudo o que você precisa saber para resolver essa situação!

Entenda o que significa dívida negativada

É toda conta que, por falta de pagamento, foi inscrita nos birôs de crédito. Dessa forma, tanto o nome como o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ficam em situação negativada.

Entretanto, antes disso acontecer, o credor deve enviar uma notificação avisando sobre o atraso no pagamento da conta e oferecendo um novo prazo para ocorrer o pagamento.

Caso não seja regularizado ou o devedor não tome nenhuma providência, o devedor poderá ser inscrito nos sistemas de birôs de crédito. Lembrando que esse cadastro não é automático, e sim realizado pelo credor.

Ter contas atrasadas não significa que estão negativadas, afinal a restrição é uma consequência por não cumprir com o pagamento. Além disso, qualquer dívida pode ser negativada, desde as contas mais básicas, como de energia, saneamento e telefonia, até outras, como cartão de crédito, cheques sem fundo, impostos, etc.

A negativação do nome pode levar a diversos problemas futuros, como dificuldades em conseguir novas linhas de crédito, como empréstimos, não conseguir abrir novas contas-correntes, e o mais complicado, lidar com processos judiciais.

Se você está se perguntando: “Será que é verdade que dívida negativada caduca?”, temos que te responder que sim! A dívida e os dados do devedor são retirados dos sistemas de birôs de crédito.

No entanto, mesmo após todo esse tempo, a dívida continuará no sistema do credor e em aberto, gerando problemas, como processos judiciais.

Porém, se sofrer um protesto em cartório, sua dívida não caducará, pelo contrário, se não regularizá-la, poderá sofrer processos judiciais e complicações.

Outro ponto também é que, ao renegociar suas dívidas, o credor pode solicitar a assinatura do termo de confissão de dívidas, formalizando, em âmbito jurídico, a promessa de pagamento da dívida. Isso não é obrigatório, mas pode acontecer.

Dívida negativada entenda o que é e como pagar
Dívida negativada entenda o que é e como pagar

O que pode acontecer caso o devedor não cumpra o termo?

Caso o devedor não cumpra com o termo, poderá sofrer judicialmente, podendo perder seus bens para pagar as dívidas e ser obrigado a regularizar o mais rápido possível isso. Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, confira esse artigo que explica para que serve um termo de confissão de dívidas!

Então, busque pagar suas dívidas negativadas para usufruir de diversos benefícios, como nome sem restrições, aumentar as oportunidades de conseguir linhas de crédito, se livrar de uma preocupação dessas, entre muitos outros.

O que fazer para pagar a dívida negativada?

Reunimos as dicas a seguir para te ajudar a limpar seu nome. Veja:

1. Consulte seu CPF nos birôs de crédito

É fundamental pesquisar seu CPF nas plataformas oficiais dos Órgãos de Proteção ao Crédito. Nesse banco de dados, é possível verificar se seu nome está negativado ou não, com alguma empresa. Dá para conferir dados, como a empresa, valor da dívida, entre outros.

Um exemplo de birô de crédito aqui no país é a Serasa. Na própria plataforma ou aplicativo, você pode realizar um cadastro e logar com seus dados para consultar gratuitamente sua situação atual.

2. Tente renegociar sua dívida

Após ter acesso a todas as suas dívidas de maneira atualizada, busque entrar em contato com o credor para renegociá-las. Para isso, confira seu orçamento para poder realizar um acordo compatível com o que você pode arcar.

Há também possibilidade de conseguir renegociação em feirões “Limpa Nome” e por empresas intermediárias, o qual facilita a comunicação entre o devedor e credor.

Não é obrigatório aceitar a primeira proposta logo de cara, tente conversar e explicar sua situação financeira para chegarem a um acordo bom para ambas as partes.

3. Pague o acordo dentro do prazo de vencimento

É possível negociar o valor total da dívida negativada ou dividi-las em parcelas. Além disso, pode-se negociar as taxas de juros e outros encargos para que a proposta fique mais acessível para suas condições.

Ao finalizar o acordo, sempre opte por pagá-lo em dia e nunca atrase o pagamento. Isso vai demonstrar um maior comprometimento seu ao credor e ao mercado financeiro, auxiliando a melhorar seu histórico e credibilidade.

4. Confira se seu nome está limpo

O credor tem até 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do sistema de birôs de crédito. Isso vale tanto para pagamento à vista, como para o pagamento a partir da primeira parcela.

Lembre-se de que ela deve entregar um recibo ou comprovante da quitação da dívida em questão.

Entendeu tudo sobre dívida negativada? Então comece a controlar suas finanças e evite a inadimplência! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados