Nesse vídeo de hoje você vai ficar sabendo quem são os famosos que moram no Retiro dos artistas.
O retiro dos artistas é uma instituição brasileira que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras e emocionais, são abandonados pela família ou não têm onde morar.
A instituição foi fundada em 1918 pelo ator Leopoldo Fróes em parceria com o jornalista Irineu Marinho. Sua sede está em Pechincha, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Os residentes ainda produzem e expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes no mundo do espetáculo.
Seu funcionamento depende de doações em dinheiro, roupas, alimentos, eletrodomésticos, móveis e trabalho voluntário.
Muitos artistas já passaram por la e outros tantos ainda residem no local.
A atriz Solange couto esteve por lá durante uma temporada, por causa de sua mãe que morou no Retiro. Inclusive a atriz pôde ser vacinada contra covid 19, logo no inicio da vacinação, o que trouxe muita critica dos internautas após um vídeo publicado por Solange. Mas na ocasiao, ela se explicou e disse ter sido vacinada antes por estar morando no Retiro dos artistas e conviver com os idosos que moravam lá. A mae da atriz faleceu algum tempo depois.
Atualmente, o retiro conta com vários artistas que vivem lá. É o caso de Leny Andrade, Cantora que é Considerada por muitos a maior cantora de jazz brasileiro, nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico “Luz Neon”.
O ator Rui Resende também vive no retiro. Pra quem não se lembra, o artista tem como o seu personagem mais marcante o professor Astromar Junqueira, na antológica novela Roque Santeiro de Dias Gomes e de Aguinaldo Silva.
Outro famoso que marcou época e também vive na instituição é Paulo Cesar Pereio. O ator de 81 anos, uma espécie de mito do cinema brasileiro, esta sempre recebendo o carinho e visita do filho João Velho e do neto Pedro. João é fruto do relacionamento de Paulo César Pereio com Cissa Guimarães.
O ex futebolista Manga também pode ser visto no abrigo. Ele estacou-se no Botafogo na década de 1960, onde jogou durante dez anos, tendo disputado a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular.
O compositor Tony Bahia também é um integrante do Retiro. Suas músicas foram gravadas por cantores consagrados como Joanna e Elymar Santos.
Pintor, desenhista e gravador Aloysio Zaluar é também um morador da instituição. Além de praticar gravura com Goeldi e Darel Valença Lins, Ornamentou as ruas do Rio de Janeiro para o carnaval, ao lado de Newton Sá e David Ribeiro.
Holdira, Artista Circense e Irmã do compositor Herivelto Martins, conhecida como Piuxa, se apaixonou pela arte circense, sua vida era shows itinerantes, ou seja, percorrendo várias cidades, mas atualmente vive com outros colegas artistas no lar dos famosos.
A atriz Claire Digonn que atuou em várias novelas “Pecado Moral”, “Páginas da Vida” e “Malhação’ também é uma das famosas que vive no abrigo atualmente.
Aos 65 anos, Silvio Pozatto é o mais novo residente do Retiro dos Artistas. O ator se mudou recentemente para o abrigo.
Com mais de 40 anos de carreira, Silvio já pôde ser em visto em mais de dez novelas, incluindo “Roque Santeiro” e a primeira versão de “Pantanal”, de 1990, quando viveu o personagem Rúbem. Atualmente, a instituição abriga mais de 30 artistas que vivem lá e são muito bem cuidados.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados