Oficialmente fundada em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais, para homenagear o ator João Caetano a data oficial da fundação do Retiro dos artistas passou a ser dia 24 de agosto de 1918. E a partir daí, a data de aniversário de morte passou a ser comemorado como DIA DO ARTISTA.
Atualmente atendendo 52 artistas de todas as áreas, a todos são oferecidos aulas de Yoga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e cinco refeições diárias.
Isso sem contar que os artistas que moram lá ainda expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes. Artista é artista. Sempre.

Nestes 100 anos de existência a Casa dos Artistas escreveu uma rica história artística, social, tendo permanecido até os dias de hoje como uma instituição de caráter único em nosso País

Entre seus moradores estão: Paulo Cesar Pereio – Fez parte do Teatro de Equipe, um grupo de atores que marcou o teatro gaúcho nos anos 1950. Atuou em vários filmes como ator, participando de muitas de suas obras decisivas.
Rui Resende – Fez inúmeros personagens no cinema e na TV. Mas, com certeza, um dos mais marcantes foi o professor Astromar Junqueira, na antológica novela Roque Santeiro de Dias Gomes e de Aguinaldo Silva.
Fernando Wellington
Ator Fez inúmeros personagens na TV. Mas, com certeza, um dos mais marcantes foi na escolinha do Professor Raimundo como Antônio Zorra.
O mais novo residente do Retiro dos artistas é o ator Silvio Pozzato. Com mais de 40 anos de carreira, o artista pode ter visto em uma longa lista de novelas na TV, incluindo a primeira versão da novela Pantanal em 1990, produzido pela extinta Rede Manchete. Na história original de Benedito Ruy Barbosa, o ator, de 65 anos, viveu Rúben, um amigo de Madeleine, que na primeira fase da trama foi interpretada por Ingra Liberato
Devidamente instalado nas dependências do Retiro dos Artistas, Silvio já vem recebendo a visita dos muitos amigos que fez no decorrer da sua longa trajetória artística.
Sem imaginar que um dia seria um dos residentes da instituição, em outubro de 2021, ele fez questão de postar em suas redes sociais vários elogios ao local, que desejava conhecer.
Nessa instituição presidida por Stepan Nercessian, viviam também a cantora Helena de Lima e a atriz Maria Lúcia Dahl, recentemente falecidas.

Confira url do vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vu-SJmxBMHQ

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados