Nascida no bairro do Bexiga em São Paulo, Dorah Teixeira, seu nome de batismo, se tornou artista por acaso. Aos 15 anos, foi convidada pelo diretor Carlos Lisboa para integrar o grupo de bailarinas da companhia teatral em 1945.
Dorinha viajou para Portugal e Rio de Janeiro, onde fez várias apresentações de grande sucesso. Retornou para São Paulo, onde chegou a atuar na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1952, no filme “Veneno”, “As Aventuras de Pedro Malasartes”, com Mazzaropi, em 1960; e “O Homem que Roubou a Copa do Mundo”, de 1961, com Ronald Golias e Grande Otelo. E em 1977, Dorinha interpretou a primeira Cuca do Sitio do Picapau Amarelo.
Dorah Teixeira nasceu no dia 21 de janeiro de 1929 em São Paulo e atualmente está com 93 anos de idade. A ex atriz se casou pela primeira vez no ano de 1971 com o diretor de Televisao, Daniel Filho, durante uma viagem em Las Vegas. Desse relacionamento, nasceu a única filha do casal, a atriz e cantora Carla Daniel. O casamento chegou ao fim em 1982.
A vida de Dorinha após o fim do seu casamento de 11 anos com Daniel Filho foi de constantes altos e baixos. Inclusive após Daniel sair de casa, ela tentou se m@tar tomando diversos remédios. Foi a partir daí que Dorinha começou a beber e fumar, na intenção de tentar esquecer o sofrimento em que estava passando.
Nessa mesma época, a ex atriz conheceu Paulo Sergio Alcantara. Na ocasiao, Dorinha estava trabalhando como corretora de imóveis, sem abandonar a carreira artística e Paulo trabalhava também nessa mesma área.
Dorinha ajudou Paulo a trabalhar com publicidade, mesmo sem possuir qualquer experiência. Ela, que era amiga pessoal de Carlos Manga, conseguiu para ele um emprego na produtora do diretor.
No ano de 1977, Paulo que já tinha um filho, se casou com Dorinha e foi morar junto a ela e sua filha Carla. O casal viveu uma relação tempestuosa, as brigas entre eles eram constantes e as vezes violent@as. Um dos pontos da crise entre o casal foi o vicio de Paulo Sergio pelo jogo. Dorah era traumatizada pela pratica devido a seu pai ter sido um jogador inveterado e ela, sua irma e sua mae chegaram a passar dificuldades financeiras na época. Alem da ex atriz sofrer pelo vicio que o marido tinha por jogo, as crises de ciúme piorarm após ela ir trabalhar na produtora de Carlos Manga. Paulo Sergio vivia rodeado de mulheres bonitas e que o paparicavam, fazendo com que as brigas do casal fossem cada vez maiores.
O dia 1980, foi marcado por uma grande tr@gédia na vida do casal. Após uma briga em que Paulo sergio revelou ter outras mulheres e insultou Dorinha dizendo que ela era velha, gorda e que não a queria mais, iniciou uma serie de agressões físicas.
Após ser atingida por um tapa na região da cabeça, a atriz fugiu dele, pegou a arma na gaveta e disparou.
Alucinada, ela ligou para vários amigos, que ajudaram a levar o corpo de Paulo até o Hospital Miguel Couto, enrolado num lençol.
Pelo crime foi condenada, por sete votos a zero, a uma pena de um ano e meio de prisão, no primeiro julgamento. Posteriormente, foi submetida a novo julgamento e condenada a seis anos de prisão.
Após cumprir a pena, Dorinha descobriu em si uma nova vocação. Além de atriz consagrada no teatro, no cinema e na TV, se tornou artista plástica. Atualmente, ela se encontra feliz, dentro da espiritualidade, fazendo parte da Ordem Mística da Aspiração Universal. Foi ali que ela encontrou seu caminho de luz, paz e felicidade. Aos 93 anos de idade, Dorinha mora no Rio de Janeiro com a filha Carla Daniel.
Confira url do vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QNKRMhSFNLs