É 2022 e a pandemia COVID-19 mudou a forma como vivemos. Isso nos forçou a procurar destinos seguros de ecoturismo e priorizar a saúde e a segurança em vez da alegria de viajar e descobrir lugares novos. 

Depois de quase um ano de isolamento, lockdown e home office, estamos começando a voltar ao normal depois da vacina.

Também tivemos tempo para refletir sobre como viajar com responsabilidade, sem causar mais danos ao meio ambiente. É aí que entram os destinos seguros de ecoturismo.

As pessoas querem sair com sua família e amigos, curtir as cidades de poderem desfrutar de um pouco de lazer. Mas obviamente escolher o destino não é tarefa fácil. Se você preferir, pode fazer uma pequena brincadeira com isso.

Junte as sugestões de lugares pré-determinados e coloque para todos fazerem um Meu Quiz e destino com mais escolhes, será o seu lugar para ir. 

Viagens responsáveis

De acordo com a The International Ecotourism Society (TIES), o ecoturismo pode ser definido como “viagens responsáveis ​​a áreas naturais que preservam o meio ambiente e sustentam o bem-estar da população local”. 

O ecoturismo, também conhecido como turismo sustentável, faz parte da preservação do nosso meio ambiente, além de ensinar sobre as diferentes formas de preservá-lo. 

Como um ecoturista, você não só pode desfrutar e mergulhar nesses destinos seguros de ecoturismo intocados, mas também contribuir para a manutenção e proteção das regiões. 

O ecoturismo também aumenta o emprego e o empoderamento dos habitantes locais e incentiva a conservação, proporcionando alívio financeiro. 

Ele permite que as economias prosperem sem explorar a vida selvagem local. Um dos mais conhecidos e procurados exemplos é o ecoturismo na praia, que arrasta adeptos por onde passa e vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Nade com tubarões, aventure-se em cavernas, mergulhe com snorkel e testemunhe a grande migração – não há como perder a diversão sendo ecologicamente consciente. 

Você pode fazer tudo isso enquanto reduz o efeito negativo das viagens no meio ambiente e sem prejudicar os animais ou ecossistemas no processo. 

Essas experiências são cuidadosamente selecionadas para que os eco-viajantes vivenciem as versões menos vistas, não turísticas e inexploradas do ambiente, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de deixá-lo melhor do que o encontraram.

Da Malásia e Filipinas à Suécia e Islândia, aqui está um resumo de alguns dos melhores destinos de ecoturismo em todo o mundo. Será que você vai conseguir escolher um favorito?

1. Destinos seguros de ecoturismo: Gotemburgo, Suécia

Esta é a segunda maior cidade da Suécia e tem sido considerada um dos principais destinos sustentáveis ​​globalmente nos últimos anos. 

A maior parte do transporte público da antiga cidade portuária industrial hoje funciona com energia renovável, e mais de 90% dos hotéis são certificados ecologicamente.

A cidade é cercada por densas florestas e oferece vastos espaços para respirar na forma de parques, prados, bem como trilhas para caminhadas.

2. Destinos seguros de ecoturismo: Parque Nacional Gunung Mulu, Malásia

O parque nacional está situado na ilha de Bornéu, no estado de Sarawak, e é famoso por suas extensas redes de cavernas e rica biodiversidade. 

É também um Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga picos elevados, desfiladeiros profundos, rios serenos, bem como formações geológicas únicas, como os pináculos, que são uma floresta de torres feitas de calcário. 

Pode-se participar de atividades como caminhadas, exploração de cavernas de aventura, caminhadas ao ar livre e muito mais. 

Os visitantes são incentivados a ajudar a conservar e proteger o parque por guias turísticos. 

Leia também: Melhores Praias De Maragogi: Conheça O Caribe Brasileiro

3. Destinos seguros de ecoturismo: Ilhas Galápagos, Equador

Além de ser um dos destinos mais ricos em biodiversidade do mundo, este arquipélago de ilhas vulcânicas no Oceano Pacífico também é o lar de uma série de iguanas e lagartos únicos. 

Fato interessante: a teoria da evolução de Charles Darwin foi inspirada por uma visita às Galápagos em 1835. As ilhas têm um delicado ecossistema, consistindo de milhares de espécies de plantas e animais endêmicos e incomuns. 

As autoridades praticam o turismo de baixo impacto – apenas um número limitado de visitantes, acompanhados por um guia registrado, tem acesso permitido no dia-a-dia.

4. Destinos seguros de ecoturismo: Donsol e Peleliu, Filipinas

A metrópole de Donsol facilita o ecoturismo ao permitir que apenas um número limitado de turistas se inscreva para nadar com os tubarões-baleia, já que os moradores locais tentam preservar sua população na região. 

Também é possível praticar mergulho com arraias. Da mesma forma, Peleliu, localizada a leste, é a melhor para a canoagem – você encontrará golfinhos-rotadores e medusas sem ferrão.

5. Destinos seguros de ecoturismo: Parque Nacional do Serengeti, Tanzânia

Muitas vezes considerado um ponto de encontro das celebridades (com visitantes como o ator Will Smith, o astro do futebol David Beckham, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e outros), o Parque Nacional do Serengeti é a reserva de caça mais antiga da Tanzânia. 

O país já percorreu um longo caminho na proteção de seu habitat, reservando 25% de suas terras para conservação. 

Lar de manadas colossais de animais como zebras, gazelas e gnus, é também o único lugar na África onde ainda ocorrem migrações de animais terrestres. 

Testemunhar a grande migração deve definitivamente entrar em sua lista de desejos. 

Os guias locais se esforçam para enfatizar a importância da preservação da vida selvagem e para garantir que os visitantes causem o mínimo de perturbação ao ecossistema.

6. Destinos seguros de ecoturismo: Parque Nacional Þingvellir, Islândia

Pronunciado como “thingvellir”, este parque nacional é um dos lugares mais icônicos (e visitados) do continente islandês. 

É um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece vistas de tirar o fôlego das montanhas em três lados, o Lago Þingvallavatn em uma extremidade e campos de lava pontilhados com grama exuberante. Você realmente tem que ver para acreditar.

Para equilibrar a movimentação turística, o parque, administrado pelo órgão ambiental Umhverfisstofnun, aposta no uso de recursos sustentáveis ​​para manter ao máximo a pureza ecológica da região.

7. Destinos seguros de ecoturismo: Grande Barreira de Corais, Austrália

Provavelmente o maior e mais famoso ecossistema de recife de coral do mundo, a Grande Barreira de Corais, está sob ameaça há algum tempo devido à poluição, à pesca excessiva e ao aquecimento global. 

A boa notícia é que esta casa de vida marinha diversa, incluindo 4.000 tipos de moluscos e 1.500 espécies de peixes, está agora em um caminho lento para recuperação. 

As ilhas ao longo do recife assumiram a responsabilidade de praticar o ecoturismo de maneiras limitadas que ajudam a impulsionar a economia e financiar a conservação.

8. Destinos seguros de ecoturismo: Koh Kong, Camboja

O Camboja é um dos destinos de ecoturismo populares no sudeste da Ásia.

A província de Koh Kong, localizada perto da fronteira com a Tailândia, é uma jóia escondida e se orgulha de densos manguezais, rios cristalinos, ilhas tropicais com praias virgens e rica biodiversidade, incluindo várias espécies ameaçadas. 

Os visitantes podem desfrutar da localização imaculada com a ajuda de hotéis e restaurantes ecológicos, bem como participando de atividades como trekking diurno, caiaque e mergulho com snorkel.

9. Destinos seguros de ecoturismo: Floresta Nublada de Monteverde, Costa Rica

Com inúmeras atividades de ecoturismo, a Costa Rica é um paraíso para viajantes conscientes. 

O país também reservou um quarto de sua extensão de terras, como áreas protegidas, parques nacionais e reservas. 

A reserva florestal de nuvem de Monteverde (que significa “montanha verde”) é o lar de várias espécies endêmicas de animais e plantas – contabilizando mais de 100 espécies de mamíferos, 1.200 espécies de anfíbios e répteis, bem como 400 espécies de pássaros.

10. Destinos seguros de ecoturismo: Japaratinga, Brasil

Japaratinga é um município alagoano quase inexplorado e possui algumas das praias mais bonitas do Brasil. Localizada entre Recife, Maceió e próxima a Maragogi e também a São Miguel dos Milagres, a cidade encanta os turistas à primeira vista por conta de um cenário paradisíaco.

Mares calmos de águas mornas e cristalinas que permitem ver peixinhos, areia branquinha e fininha, piscinas naturais, barreira de corais, arrecifes, natureza exuberante e coqueirais a perder de vista fazem parte dessa paisagem magnífica.

A pousada em Japaratinga recebeu um selo internacional em reconhecimento às boas práticas para prevenção do coronavírus, além de suas práticas em prol da preservação da natureza.

Leia também: 5 Maneiras De Apoiar Projetos De Ecoturismo, Sem Sair De Casa

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados