É 2022 e a pandemia COVID-19 mudou a forma como vivemos. Isso nos forçou a procurar destinos seguros de ecoturismo e priorizar a saúde e a segurança em vez da alegria de viajar e descobrir lugares novos.
Depois de quase um ano de isolamento, lockdown e home office, estamos começando a voltar ao normal depois da vacina.
Também tivemos tempo para refletir sobre como viajar com responsabilidade, sem causar mais danos ao meio ambiente. É aí que entram os destinos seguros de ecoturismo.
As pessoas querem sair com sua família e amigos, curtir as cidades de poderem desfrutar de um pouco de lazer. Mas obviamente escolher o destino não é tarefa fácil. Se você preferir, pode fazer uma pequena brincadeira com isso.
Junte as sugestões de lugares pré-determinados e coloque para todos fazerem um Meu Quiz e destino com mais escolhes, será o seu lugar para ir.
Viagens responsáveis
De acordo com a The International Ecotourism Society (TIES), o ecoturismo pode ser definido como “viagens responsáveis a áreas naturais que preservam o meio ambiente e sustentam o bem-estar da população local”.
O ecoturismo, também conhecido como turismo sustentável, faz parte da preservação do nosso meio ambiente, além de ensinar sobre as diferentes formas de preservá-lo.
Como um ecoturista, você não só pode desfrutar e mergulhar nesses destinos seguros de ecoturismo intocados, mas também contribuir para a manutenção e proteção das regiões.
O ecoturismo também aumenta o emprego e o empoderamento dos habitantes locais e incentiva a conservação, proporcionando alívio financeiro.
Ele permite que as economias prosperem sem explorar a vida selvagem local. Um dos mais conhecidos e procurados exemplos é o ecoturismo na praia, que arrasta adeptos por onde passa e vem ganhando cada vez mais adeptos.
Nade com tubarões, aventure-se em cavernas, mergulhe com snorkel e testemunhe a grande migração – não há como perder a diversão sendo ecologicamente consciente.
Você pode fazer tudo isso enquanto reduz o efeito negativo das viagens no meio ambiente e sem prejudicar os animais ou ecossistemas no processo.
Essas experiências são cuidadosamente selecionadas para que os eco-viajantes vivenciem as versões menos vistas, não turísticas e inexploradas do ambiente, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de deixá-lo melhor do que o encontraram.
Da Malásia e Filipinas à Suécia e Islândia, aqui está um resumo de alguns dos melhores destinos de ecoturismo em todo o mundo. Será que você vai conseguir escolher um favorito?
1. Destinos seguros de ecoturismo: Gotemburgo, Suécia
Esta é a segunda maior cidade da Suécia e tem sido considerada um dos principais destinos sustentáveis globalmente nos últimos anos.
A maior parte do transporte público da antiga cidade portuária industrial hoje funciona com energia renovável, e mais de 90% dos hotéis são certificados ecologicamente.
A cidade é cercada por densas florestas e oferece vastos espaços para respirar na forma de parques, prados, bem como trilhas para caminhadas.
2. Destinos seguros de ecoturismo: Parque Nacional Gunung Mulu, Malásia
O parque nacional está situado na ilha de Bornéu, no estado de Sarawak, e é famoso por suas extensas redes de cavernas e rica biodiversidade.
É também um Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga picos elevados, desfiladeiros profundos, rios serenos, bem como formações geológicas únicas, como os pináculos, que são uma floresta de torres feitas de calcário.
Pode-se participar de atividades como caminhadas, exploração de cavernas de aventura, caminhadas ao ar livre e muito mais.
Os visitantes são incentivados a ajudar a conservar e proteger o parque por guias turísticos.
Leia também: Melhores Praias De Maragogi: Conheça O Caribe Brasileiro
3. Destinos seguros de ecoturismo: Ilhas Galápagos, Equador
Além de ser um dos destinos mais ricos em biodiversidade do mundo, este arquipélago de ilhas vulcânicas no Oceano Pacífico também é o lar de uma série de iguanas e lagartos únicos.
Fato interessante: a teoria da evolução de Charles Darwin foi inspirada por uma visita às Galápagos em 1835. As ilhas têm um delicado ecossistema, consistindo de milhares de espécies de plantas e animais endêmicos e incomuns.
As autoridades praticam o turismo de baixo impacto – apenas um número limitado de visitantes, acompanhados por um guia registrado, tem acesso permitido no dia-a-dia.
4. Destinos seguros de ecoturismo: Donsol e Peleliu, Filipinas
A metrópole de Donsol facilita o ecoturismo ao permitir que apenas um número limitado de turistas se inscreva para nadar com os tubarões-baleia, já que os moradores locais tentam preservar sua população na região.
Também é possível praticar mergulho com arraias. Da mesma forma, Peleliu, localizada a leste, é a melhor para a canoagem – você encontrará golfinhos-rotadores e medusas sem ferrão.
5. Destinos seguros de ecoturismo: Parque Nacional do Serengeti, Tanzânia
Muitas vezes considerado um ponto de encontro das celebridades (com visitantes como o ator Will Smith, o astro do futebol David Beckham, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e outros), o Parque Nacional do Serengeti é a reserva de caça mais antiga da Tanzânia.
O país já percorreu um longo caminho na proteção de seu habitat, reservando 25% de suas terras para conservação.
Lar de manadas colossais de animais como zebras, gazelas e gnus, é também o único lugar na África onde ainda ocorrem migrações de animais terrestres.
Testemunhar a grande migração deve definitivamente entrar em sua lista de desejos.
Os guias locais se esforçam para enfatizar a importância da preservação da vida selvagem e para garantir que os visitantes causem o mínimo de perturbação ao ecossistema.
6. Destinos seguros de ecoturismo: Parque Nacional Þingvellir, Islândia
Pronunciado como “thingvellir”, este parque nacional é um dos lugares mais icônicos (e visitados) do continente islandês.
É um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece vistas de tirar o fôlego das montanhas em três lados, o Lago Þingvallavatn em uma extremidade e campos de lava pontilhados com grama exuberante. Você realmente tem que ver para acreditar.
Para equilibrar a movimentação turística, o parque, administrado pelo órgão ambiental Umhverfisstofnun, aposta no uso de recursos sustentáveis para manter ao máximo a pureza ecológica da região.
7. Destinos seguros de ecoturismo: Grande Barreira de Corais, Austrália
Provavelmente o maior e mais famoso ecossistema de recife de coral do mundo, a Grande Barreira de Corais, está sob ameaça há algum tempo devido à poluição, à pesca excessiva e ao aquecimento global.
A boa notícia é que esta casa de vida marinha diversa, incluindo 4.000 tipos de moluscos e 1.500 espécies de peixes, está agora em um caminho lento para recuperação.
As ilhas ao longo do recife assumiram a responsabilidade de praticar o ecoturismo de maneiras limitadas que ajudam a impulsionar a economia e financiar a conservação.
8. Destinos seguros de ecoturismo: Koh Kong, Camboja
O Camboja é um dos destinos de ecoturismo populares no sudeste da Ásia.
A província de Koh Kong, localizada perto da fronteira com a Tailândia, é uma jóia escondida e se orgulha de densos manguezais, rios cristalinos, ilhas tropicais com praias virgens e rica biodiversidade, incluindo várias espécies ameaçadas.
Os visitantes podem desfrutar da localização imaculada com a ajuda de hotéis e restaurantes ecológicos, bem como participando de atividades como trekking diurno, caiaque e mergulho com snorkel.
9. Destinos seguros de ecoturismo: Floresta Nublada de Monteverde, Costa Rica
Com inúmeras atividades de ecoturismo, a Costa Rica é um paraíso para viajantes conscientes.
O país também reservou um quarto de sua extensão de terras, como áreas protegidas, parques nacionais e reservas.
A reserva florestal de nuvem de Monteverde (que significa “montanha verde”) é o lar de várias espécies endêmicas de animais e plantas – contabilizando mais de 100 espécies de mamíferos, 1.200 espécies de anfíbios e répteis, bem como 400 espécies de pássaros.
10. Destinos seguros de ecoturismo: Japaratinga, Brasil
Japaratinga é um município alagoano quase inexplorado e possui algumas das praias mais bonitas do Brasil. Localizada entre Recife, Maceió e próxima a Maragogi e também a São Miguel dos Milagres, a cidade encanta os turistas à primeira vista por conta de um cenário paradisíaco.
Mares calmos de águas mornas e cristalinas que permitem ver peixinhos, areia branquinha e fininha, piscinas naturais, barreira de corais, arrecifes, natureza exuberante e coqueirais a perder de vista fazem parte dessa paisagem magnífica.
A pousada em Japaratinga recebeu um selo internacional em reconhecimento às boas práticas para prevenção do coronavírus, além de suas práticas em prol da preservação da natureza.
Leia também: 5 Maneiras De Apoiar Projetos De Ecoturismo, Sem Sair De Casa