oculos-sol-podem-salvar-seus-olhos-sol

Óculos de sol: como eles podem salvar seus olhos da exposição do sol?

Usar óculos escuros mantém seus olhos saudáveis. O calor e a luz brilhante do sol são tão bons e, em alguns casos, fazem bem. 

A luz solar nos ajuda a produzir a importantíssima vitamina D, que tem sido associada à possível prevenção de doenças auto-imunes e até mesmo ao aumento de nossas endorfinas, a substância química que nos faz sentir bem em nossos cérebros …

No entanto, pode ter um lado negro (por assim dizer). Muita luz solar pode causar câncer de pele. E isso pode causar problemas com seus olhos. 

Óculos de sol são uma necessidade importante para a saúde ocular – independentemente de estar ensolarado ou nublado, quente ou frio.

Usar óculos escuros diariamente ajuda a reduzir e prevenir danos aos olhos de curto e longo prazo.

Por que você deve usar óculos de sol?

Assim como os raios solares são prejudiciais à pele, também podem ser prejudiciais aos olhos. 

A chave para esses efeitos prejudiciais é a radiação UV, um tipo de radiação eletromagnética que o sol (e outras coisas, como camas de bronzeamento) produz. 

E nem todos os raios ultravioleta são iguais. Existem três tipos: raios UVA, UVB e UVC. (Os raios UVC não atingem o solo, mas são produzidos por itens feitos pelo homem.)

Cerca de 95% dos raios ultravioleta do sol que atingem o solo são UVA e os outros 5% são ultravioleta. Ambos têm sido associados ao câncer. 

A força desses raios que atingem o solo depende de muitos fatores, incluindo hora do dia (os raios ultravioleta são mais fortes das 10h00 às 16h00), localização (quanto mais longe você vai do equador, menor intensidade de exposição aos raios ultravioleta você experimenta), e estação (os meses de primavera e verão apresentam raios ultravioleta mais fortes, mas isso importa menos perto do equador). 

Esteja ciente de que mesmo em dias nublados, a luz ultravioleta pode penetrar através das nuvens até o solo.

Estudos mostraram que o uso de óculos de sol reduz as doses de radiação UV que os usuários teriam recebido sem eles, como um publicado em 2018 no Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology , que descobriu que os óculos oferecem a melhor proteção, mas são necessárias mais pesquisas sobre quanta proteção outras formas oferecem. 

O que sabemos: Qualquer tipo de proteção solar para os olhos pode diminuir muito as chances de alguns problemas de saúde graves.

Protegendo seus olhos do câncer de pálpebra com óculos de sol

Seus olhos são um órgão resistente, mas não são páreo para a luz solar excessiva. Acontece que o câncer de pele da pálpebra é extremamente comum. 

Para complicar as coisas, os médicos não recomendam colocar protetor solar diretamente nas pálpebras. 

Devido à contração dos músculos circulares que piscam dentro das pálpebras, as loções aplicadas na pele dentro da borda óssea da órbita vão acabar no filme lacrimal, que expõe a superfície do olho (em particular, a córnea) a toxinas em a loção e acaba inflamando a superfície do olho.

Então, se você não pode aplicar algo na pele dentro da borda óssea [do olho] porque isso vai acabar prejudicando a superfície do olho, então os óculos de sol podem oferecer essa proteção”.

Óculos de sol reduzem suas chance de catarata

A turvação da parte do cristalino do nosso olho que leva à perda reversível da visão é uma catarata . 

E embora tenhamos a tendência de associar a catarata à idade, passar muito tempo ao sol também é um fator de risco. 

Oftalmologista especialista em cirurgia de catarata, dizem que cerca de 10% dos casos de catarata podem ser atribuídos à exposição aos raios ultravioleta. Acredita-se que a lente do olho absorve a luz ultravioleta. 

Um estudo de 2014 publicado no Journal of Biological Chemistry descobriu que a luz ultravioleta prejudica as proteínas do cristalino, causando reações oxidativas prejudiciais, possivelmente levando à formação de catarata, então, usar óculos escuros para prevenir a formação prematura de catarata é uma boa ideia.

Prevenção de queimaduras solares com óculos de sol

A fotoqueratite, ou queimadura solar da córnea, ocorre quando o sol reflete intensamente no branco da neve ou do gelo, no azul da água ou em grandes altitudes e no olho, queimando a superfície do olho. Isso pode levar à cegueira temporária.

Assim como esses raios podem queimar células da pele, eles também podem prejudicar os olhos desprotegidos.

Um dia inteiro ao ar livre sem proteção pode causar problemas imediatos e temporários, como fotoqueratite ou ‘queimadura solar das córneas’. Isso pode causar olhos doloridos, lacrimejantes e vermelhos, além de hipersensibilidade à luz. 

Como escolher o melhor óculos de sol? 

Usar óculos de sol pode ajudá-lo a obter sua dose diária de produção de vitamina D da luz solar, evitando qualquer dano potencial aos olhos, mas como saber quais óculos de sol realmente os manterá seguros?

As pessoas devem conversar com seu oftalmologista sobre suas necessidades de Sunwear para garantir que encontrem as proteções de lente e estilos de armação corretos.

Reunimos algumas dicas e informações úteis  juntamente com a Revista Mais Saúde para você escolher os melhores óculos de sol para a saúde dos olhos, então aqui estão alguns pontos que você precisa levar em consideração: 

Rótulo dos óculos de sol. 

Procure um adesivo ou etiqueta nos óculos de sol que comprove que eles fornecem de 99% a 100% de proteção UVA e UVB.

Tamanho / estilo dos óculos de sol. 

Compre óculos de sol com as lentes maiores e mais redondas que puder encontrar para fornecer a maior cobertura.

Molduras superdimensionadas podem ser ótimas para maximizar a cobertura dos olhos e reduzir a absorção de raios ultravioleta. Quanto mais cobertura for fornecida pelas lentes, mais proteção para seus olhos. 

Selecione um estilo que envolve os lados de sua cabeça para proteção máxima total para os olhos. 

Óculos de sol bem ajustados também podem ajudar a reduzir a exposição aos raios ultravioleta. 

Evite lentes menores com cobertura mínima para os olhos. Adicione um chapéu para ajudar a reduzir a exposição ao sol ao olhar para frente, mesmo usando óculos escuros.

Prescrição dos óculos de sol. 

Invista em óculos de sol graduados com proteção UV se você usar óculos, para garantir a proteção dos olhos quando estiver fora de casa, ressalta o Dr. Reynolds. 

Óculos de sol prescritos são especialmente úteis se você tiver problemas para ver objetos à distância. Eles podem ajudá-lo a ver melhor quando estiver ao ar livre em um dia ensolarado.

Converse com seu oftalmologista sobre lentes como as feitas de policarbonato, que podem fornecer alguma proteção UV.

Cor da lente dos óculos de sol. 

A cor das lentes em óculos de sol geralmente não importa especificamente para proteção solar; no entanto, algumas cores podem afetar a visão. 

Âmbar e marrom podem aumentar o contraste, o que pode ser útil em esportes ao ar livre, como golfe ou beisebol. 

Lentes marrons, cinzas, verdes ou amarelas podem ser úteis para minimizar a distorção de cores em ambientes externos. 

Custo dos óculos de sol. 

O dinheiro não deve importar na compra de óculos de sol – óculos de sol mais caros geralmente não são melhores do que os mais baratos, desde que protejam contra os dois tipos de raios ultravioleta prejudiciais. 

Todos os óculos de sol vendidos na América devem atender ao padrão de proteção UVA e UVB. 

Portanto, quer você vá à sua loja de varejo ou à sua ótica local, eles oferecem a mesma proteção para os seus olhos”.