Saber quais são os seus direitos como trabalhador de carteira assinada ou como aposentado e pensionista pelo INSS é fundamental para conseguir usufruí-los da melhor forma. Um desses direitos é saber quando será a primeira parcela do décimo terceiro salário e quem tem direito a receber este benefício


Quer saber mais sobre o assunto e ter as principais informações para aproveitar melhor o seu benefício, se programando com as datas corretas para o recebimento do valor? Continue com a gente ao longo do post!

Quando sai a primeira parcela do décimo terceiro 2022?

 

O décimo terceiro salário é um direito de todo trabalhador de carteira assinada e pensionista do INSS. Esse valor é referente aos dias trabalhados nos meses com 5 semanas, e que os dias excedentes não são pagos ao final do mês. Dessa forma, o valor acumulado ao fim do ano dá origem a um salário extra.

 

Contudo, os pagamentos do 13º salário funcionam de forma diferente, principalmente as primeiras parcelas, as datas e como o pagamento é feito, dependendo da instituição, se for o INSS ou uma empresa privada, com funcionários CLT.

 

Para quem é trabalhador de carteira assinada, o pagamento pode ser feito em uma só vez até 30 de novembro de 2022, ou em duas vezes, até a mesma data. Já para os aposentados e pensionistas, a primeira parcela do décimo terceiro salário será paga de acordo com o calendário de depósito dos benefícios.

 

Os pagamentos do 13º salário iniciarão a partir de 25 de maio de 2022 para quem recebe até um salário mínimo, e para quem recebe acima de R$1.212, os pagamentos iniciarão a partir do dia primeiro de junho de 2022.

Por que existe o pagamento do 13º salário?

 

Ao contrário do que muitos imaginam, o 13º salário não pode ser considerado um benefício ou salário extra, mas sim a remuneração paga pelos seus dias de trabalho ao longo do ano. Sendo assim, o 13º salário existe porque em alguns meses do ano há cinco semanas, em vez de quatro.

 

Dessa forma, esses dias remanescentes são calculados para fazer o pagamento referente ao trabalho prestado, gerando o valor do 13º salário.

 

Resumidamente, o trabalhador recebe a sua remuneração mensal com base nas 4 semanas do mês. Então, quando você trabalha 5 semanas, no fim do mês não há reajuste ou pagamento desses dias extras, não é mesmo? Para isso existe o 13º salário, para pagar os dias trabalhados que não foram remunerados.

 

Para os aposentados se segue a mesma lógica, mas não por dias trabalhados atualmente, mas pelo direito de receberem o valor da aposentadoria com a correção dos dias remanescentes do ano, considerando os meses de 5 semanas.

Quem não trabalha com carteira assinada tem direito ao décimo terceiro?

 

Algumas pessoas se questionam se é possível receber o décimo terceiro sem ser trabalhador de carteira assinada. Por isso, é importante frisar que, para que uma empresa possa fazer o pagamento do 13º salário, o funcionário deve, por obrigação, ter um vínculo empregatício.

 

Seja trabalhador doméstico, urbano, avulso ou rural, caso seja no modelo CLT, tem direito a receber. Contudo, caso não seja neste modelo, não poderá receber o décimo terceiro salário.

Quem tem direito ao 13° salário?

 

Após entender um pouco mais sobre o 13º salário em si e, porque esse benefício existe, uma dúvida que pode surgir é sobre quem tem direito a esse valor. É de extrema importância ter acesso a essa informação, pois assim, você terá certeza que se encaixa na modalidade e como conseguirá receber o seu benefício.

 

Dessa forma, todo trabalhador de carteira assinada que esteja na empresa a no mínimo 15 dias tem direito a receber o décimo terceiro salário, desde os trabalhadores domésticos, rurais, avulsos e também os aposentados e pensionistas do INSS. Os valores serão de acordo com o seu salário, tempo na empresa e dias trabalhados durante o ano.

 

Caso você se enquadre em alguma dessas modalidades, terá o direito de receber o valor de um salário mensal, equivalente aos meses trabalhados na instituição, seja no INSS ou em uma empresa privada, ou pública.

 

Outro benefício do CLT, aposentado e pensionista: consignado

 

Da mesma forma como funciona o 13º salário e quais são as pessoas que podem usufruir desse benefício, assim funcionam outras modalidades de crédito ou benefícios no mercado, como o crédito consignado INSS

 

Esse tipo de empréstimo é específico para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. As condições de contratação são diferenciadas, as taxas de juros são mais baixas e os valores podem ser maiores, de acordo com a margem consignável.

 

O valor é descontado em folha, e dessa forma, as chances de esquecer um pagamento e pagar juros e multa é menor.

 

E aí, conseguiu encontrar as principais informações e a data para receber o seu benefício?

 

Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado na sua pesquisa sobre a primeira parcela do décimo terceiro 2022, e assim, possa se programar para receber e usar da melhor forma o seu salário extra!

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados