A história da marca de relógios Omega

A história da marca de relógios Omega

A marca de relógios de luxo Omega é uma das mais renomadas do mercado, famosa por seu espírito pioneiro e inovador de produzir relógios masculinos robustos. Fundada em 1848 ela participou de nada mais nada menos de um dos maiores eventos da história: quando o homem pisou na Lua, sendo que o modelo Speedmaster foi o primeiro e único utilizado por lá. Atualmente é referência em luxo, qualidade e resistência, mas para chegar até esse momento de grande sucesso, muito precisou ser feito. Portanto, se você quer saber mais, continue acompanhando o post de hoje e conheça a história da marca de relógios de luxo Omega. 

Início da Omega

Como falamos, a marca foi fundada em 1848 em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, pelo jovem Lous Brandt, de 23 anos, que montava relógios de bolso com extrema precisão, a partir de peças fornecidas por artesões da região. Quando a neve derretia, ele partia para uma viagem por toda a Europa vendendo seus relógios, passando por Itália, Escandinávia e Inglaterra, considerado o principal mercado na época. 

Contudo, em 1879, Louis Brandt falece e após sua morte, seus dois filhos Louis-Paul e Cesar assumem os negócios da família, inspirados pela paixão de seu pai pela relojoaria e, claro, a precisão. Mas, nem nos melhores sonhos, eles poderiam imaginar que seriam os responsáveis por mudar a indústria para sempre. 

Com o novo nome Louis Brandt & Fils, a empresa mudou-se para instalações maiores na agitada cidade de Bienne, onde está até os dias de hoje, desde 1880.

O primeiro calibre produzido em série

Cinco anos após a mudança para a nova sede, os irmãos lançaram o primeiro calibre produzido em série, conhecido como Labrador. Com alta tecnologia para sua época e excelentes resultados de medição de tempo, ele possuía altíssima qualidade. Inclusive, serviu de base para futuras inovações, como o calibre Omega de 19 linhas, que revolucionaria a relojoaria menos de 10 anos mais tarde. 

Então, com o sucesso do movimento Labrador, os irmãos se dedicaram para criar o primeiro relógio de pulso com repetição de minutos de todo o planeta. Essa incrível versão em miniatura dos movimentos de relógio de bolsos existentes, o pequeno, mas altamente complexo calibre, indicava de forma acústica as horas e minutos. Lançado em 1892, esse foi um relógio totalmente exclusivo e único do gênero a ser criado. 

A Omega

Em 1894, os irmãos lançaram um novo calibre, com 19 linhas, que seria o responsável por inspirar o novo nome da empresa. Ele foi produzido em série com métodos revolucionários e que estabeleceu um novo padrão para a relojoaria, sendo extremamente preciso. Com isso, ele foi batizado com o nome Omega, se tornando um grande sucesso em todo o mundo. O êxito foi tão grande que os irmãos mudaram o nome da empresa para Omega Watch Co., sendo que em 1903, a empresa já era a maior fabricante de relógios acabados da Suíça. 

O Grande Prémio na Exposição Universal era a maior honra concedida a uma marca na época, e a empresa a recebeu em 1900 na cidade de Paris. Isso comprovou os progressos atingidos pela Omega, com tecnologia que superava todos os outros expositores na feira. 

Incentivada pela crescente procura global de seus relógios de alta qualidade, a Omega expandiu sua rede de distribuição para atender todos os continentes em 1909. Além disso, em 1931, a empresa estabeleceu recordes de precisão nos seis ensaios do Observatório de Genebra, medindo com mais precisão do que qualquer outro relógio já produzido. Inclusive, esse compromisso de bater recordes perdura até os dias de hoje, com novos modelos recebendo novos níveis de certificação de qualidade. 

Legado olímpico e a primeira viagem à Lua

A empresa foi a primeira a cronometrar de forma integral os Jogos Olímpicos, sendo a responsável por cronometrar todas as modalidades em Los Angeles em 1932. A partir disso, ela se tornou a Cronometrista Oficial de quase todos os Jogos Olímpicos e outros eventos esportivos. 

No dia 21 de julho de 1969 ocorreu um momento histórico para a humanidade, em que os primeiros humanos caminharam sobre a Lua, às exatas 02:56 GMT. Junto com eles estava o Omega Speedmaster Professional, qualificado pela NASA em 1965 como o único relógio para todas as missões espaciais tripuladas e atividades no exterior dos veículos (EVA). Com isso, ele ficou conhecido como o Moonwatch. 

Atualidade

Considerada a terceira marca de relógios mais valiosa do mundo, a Omega pertence atualmente ao Swatch Group, o maior fabricante de relógios do mundo. Sua história de sucesso começou em 1848, mas se manteve durante todos esses anos, sempre em busca de alto nível, qualidade e, obviamente, precisão. Inclusive, até os dias de hoje, os relógios estão presentes na história mundial, registrando recordes dos mais variados tipos. O mais recente foi em 2022, com o relógio Ultra Deep, que alcançou o lugar mais profundo da terra.