Quero fazer direito o que devo estudar? Descubra aqui!

Estudar direito é uma das opções de estudo existentes hoje. Há muitos curiosos sobre essa carreira que pode ser fascinante, mas que requer muito conhecimento teórico para que ela seja realizada corretamente. Então, a pergunta que fica é: quero fazer direito o que devo estudar?

Você pode estar interessado em estudar direito por causa de toda a aura de mistério em torno dessa carreira, mas você realmente sabe o que um advogado faz e onde ele pode trabalhar? 

Para ajudar você a entender mais sobre quero fazer direito o que devo estudar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quero fazer direito o que devo estudar?

Um advogado é um profissional jurídico responsável por aconselhar legalmente uma pessoa ou organização, bem como defendê-la contra os diferentes processos judiciais que podem acontecer com ela.

Para ser advogado, você deve obter um diploma de bacharel em Direito, que geralmente dura 5 anos. Lá, os alunos receberão aulas teóricas e práticas sobre a prática do direito, com disciplinas como: lógica jurídica, direito constitucional e direito administrativo.

Existem também vários tipos de advogados, cada um especializado em um assunto diferente, como advogados de família, advogados criminais e advogados civis. 

Isso oferece aos estudantes de direito a possibilidade de se dedicarem ao ramo do direito que mais os atrai, já que existem diferentes especializações e mestrados para que um advogado possa se especializar.

Onde um advogado pode trabalhar?

Apesar do mercado estar saturado, tem ótimas oportunidades de emprego para aqueles que decidem se especializar em seus estudos e têm as habilidades exigidas pelo mundo de hoje.

Apesar dessa saturação do mercado, os advogados têm a possibilidade de trabalhar em organizações públicas e privadas. 

Dessa forma, alguns destinos possíveis como advogado são: escritórios de advocacia, tribunais, empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs) e consultores de negócios.

Outra opção para estudar Direito é garantir a possibilidade de trabalhar de forma independente, uma característica essencialmente atraente para os jovens de hoje.

Quanto ganha um advogado?

Embora os salários de um advogado possam variar de acordo com a função que ele desempenha, um graduado na carreira jurídica pode receber um salário médio mensal de 4.000 reais. 

Esse salário pode aumentar ao longo do tempo (se você tiver um salário fixo) e de acordo com os julgamentos que ganha (se trabalhar por conta própria).

Quais habilidades um estudante de direito deve ter?

Antes de estudar Direito, você deve ver se tem todas as qualidades e habilidades ideais tanto para estudar a carreira quanto para praticar como advogado assim que isso acabar:

  • Interesse no mundo jurídico
  • Facilidade de trabalho em equipe
  • Boa memória
  • Facilidade de expressão oral e escrita
  • Capacidade de resolver problemas e conflitos
  • Responsabilidade no trabalho
  • Boa capacidade de leitura

Além disso, é preciso ter uma boa parceria com uma gráfica para advogados para conseguir imprimir todos os materiais necessários para um bom estudo.

O manuseio de novas tecnologias: uma habilidade que abre portas no Direito

No ponto anterior, comentei sobre algumas das habilidades necessárias para estudar Direito, no entanto, acredito que é importante fazer uma menção especial às habilidades tecnológicas, uma vez que estas estão intimamente ligadas às oportunidades profissionais da carreira jurídica.

A profissão jurídica está passando por uma grande revolução. Os advogados de hoje têm novas ferramentas ao preparar casos. A Inteligência Artificial permite que você antecipe julgamentos e disputas maduras antes que elas ocorram. 

Com isso em mente, os graduados em direito terão cada vez mais oportunidades de emprego ligadas à segurança informática e práticas legais em um mundo onde as fronteiras da privacidade desaparecem facilmente.

Graças às novas tecnologias, isso está evoluindo muito rápido. Conhecer os novos dispositivos ajuda os advogados a preparar os julgamentos com mais facilidade em três pontos básicos:

  • Uma nova maneira de acessar as leis. A tecnologia Big Data permite que os advogados acessem o Código Civil rapidamente. Os exercícios de memória típicos da carreira jurídica no passado agora são alterados pelas novas tecnologias. Agora as leis podem ser consultadas em tempo recorde.
  • Prepare ensaios com aplicativos de Inteligência Artificial. Os advogados podem fazer previsões sobre o que acontecerá no julgamento e as decisões do juiz graças à Inteligência Artificial. Os novos aplicativos permitem que os ensaios sejam preparados com mais facilidade, abordando todas as questões que geralmente são criadas ao lidar com cada caso.
  • Novas possibilidades de extrair evidências. Ser advogado nos obriga a conhecer novas tecnologias e usá-las. Quando se trata de encontrar evidências incriminatórias, os novos dispositivos são muito úteis. Um bom advogado deve conhecer esses procedimentos.

Com tudo isso, a prática dos advogados está entre as profissões do futuro, embora sua existência remonte a muitos anos.

Onde estudar direito?

Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em estudar Direito. Bem, você precisa saber que a carreira em Direito tem uma duração de 5 anos e que pode estudá-la em várias universidades, entre as mais populares estão:

  • UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
  • USP – Universidade de São Paulo
  • UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Além disso, existem muitas faculdades que oferecem mestrados e pós-graduação em diferentes áreas do mundo jurídico. 

Por que estudar direito? 5 razões para fazer isso

Para terminar este resumo do que é um advogado, aqui estão as razões para estudar esta carreira.

1. É uma das profissões que mais abre portas

E não apenas na área estritamente jurídica, mas na área econômica e em muitas outras áreas onde é importante estar familiarizado com leis e direito: marketing, sites, empreendedorismo, consultoria, política ou administração pública.

2. Está presente em todas as realidades humanas

Essa versatilidade tem a ver com seu caráter onipresente: a Lei está em toda parte e em todas as fases da vida humana: do nascimento à morte, no registro, passando pelo casamento, na terra, onde há uma escritura de propriedade, atrás de um computador com um regulamento de proteção de dados…

3. Serve para resolver problemas

A lei regula a coexistência e a atividade humana. Nada escapa das leis, regulamentos, tratados, contratos… o que a lei faz é resolver problemas, fornecendo soluções estabelecidas pela Lei.

4. E, também, para dar justiça

Sem o estado de direito, a igualdade de todos diante dele, a sociedade estaria sujeita à predominância dos fortes sobre os fracos. 

Na resolução de problemas, a Justiça é feita e, ao mesmo tempo, a lei regula uma série de garantias para garantir julgamentos justos, que impedem que os inocentes sejam punidos.

5. Faz a sociedade progredir, definindo as diretrizes de comportamento geral

As regras podem ser modificadas e adaptadas à realidade social por aqueles que conhecem a lei, que podem torná-las mais justas e preencher lacunas anteriores. 

As normas legais conseguem condicionar as ações de seres humanos e empresas e marcar os padrões gerais de comportamento social.

6. Novas tecnologias precisam de advogados especializados

A Lei se adapta às novas realidades e tenta responder aos desafios legais colocados, por exemplo, pela inteligência artificial ou segurança cibernética. Esses desafios exigem profissionais que tenham treinamento jurídico e qualificações tecnológicas. 

É o caso de novas profissões, como advogados especializados em direito digital, especialistas em computação judicial, advogados especializados em drones e delegados de segurança cibernética ou proteção de dados.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre quero fazer direito o que devo estudar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Artigo anterior: Quais São As Versões Do WhatsApp? Descubra Aqui