Grande parte das pessoas sabe que é possível e como fazer para converter Word para PDF. Quando a pessoa já tem o Adobe instalado, basta clicar com o botão direito em cima do documento e depois converter para PDF. 

Porém, a mesma facilidade não ocorre para mudar um arquivo de PDF para Word. Ainda assim, é possível fazer a conversão e em poucos segundos. Veja só!

Como fazer a conversão de PDF para Word?

Para converter PDF em Word é possível usar sites especialistas, como o SmallPDF, que é um dos mais populares da internet. O usuário só precisa fazer o upload do arquivo e clicar em um botão. Em seguida, já terá acesso à versão editável para ser baixada. 

No SmallPDF, essa conversão é gratuita, a não ser que ela seja de PDF escaneável para Word. Nesse caso, é preciso assinar o plano profissional. 

Além do recurso que faz a mudança de formato dos documentos, o SmallPDF permite ainda transformar o PDF em Excel, assiná-lo, protegê-lo com uma senha, numerar as páginas e muito mais. No total, o site tem 21 ferramentas que costumam ser bastante úteis na rotina dos escritórios.

Por que converter PDF para Word?

Em geral, as pessoas convertem Word para PDF porque precisam entregar um arquivo nesse formato. Instituições de ensino e públicas, por exemplo, exigem que os documentos sejam em PDF, pois é mais difícil de editá-los e corrompê-los. Ou seja, o PDF está para a caneta, como o Word está para o lápis, e por isso os dois primeiros são mais aceitáveis quando não se quer mudar a informação. 

No entanto, pode ser necessário o contrário. Uma pessoa pode receber um arquivo em PDF e quer usá-lo, editá-lo e assim por diante.

Nessa situação, transformar para Word pode ser o caminho ideal. O que muitos ainda não sabem é que essa conversão também é possível.

Confira exemplos de momentos em que a mudança pode ser utilizada: 

  • Quando já fechou o arquivo e perdeu o original: uma pessoa pode ter convertido o documento para PDF e ter excluído o primeiro, que estava em Word. Em vez de começar a trabalhar novamente do zero, basta fazer a conversão contrária e mexer no original de onde havia parado; 
  • Quando recebe um documento PDF e quer editar com agilidade: muitos estão acostumados com o Word, pois é o editor mais comum do mundo. Por isso, quem recebe um documento em PDF e precisa modificá-lo também pode convertê-lo; 
  • Quando precisa corrigir erros de digitação do arquivo PDF: no Word, correções podem ser feitas em poucos segundos. Basta clicar em “substituir”, digitar o termo incorreto por exemplo “qundo” e depois como deseja que fique, nesse caso, “quando”. 

Converter para PDF ou tornar o PDF editável?

Para quem já tem mais familiaridade com o PDF, uma possibilidade é trabalhar com o arquivo editável. Ou seja, é possível transformar o arquivo “fechado” em “aberto” para mudar o que for necessário. Nesse caso, também é preciso contar com uma ferramenta específica. Em sites como o SmallPDF, isso é possível. 

A grande diferença é que o PDF editável é a versão profissional PDF e, por esse motivo, para muitos pode não ser tão intuitivo de usar.

Ele permite alterar o conteúdo, rodapés, cabeçalhos, marcas d’água, imagens e muito mais. Ou seja, tem vários dos recursos do editor da Microsoft, porém, para quem já está acostumado com o Word o PDF pode não ser o melhor. 

Não à toa, é mais comum as pessoas converterem o PDF para Word, fazer as mudanças rapidamente e depois salvar o arquivo de novo em PDF. Nos dois casos, é possível trabalhar com os documentos sem custo e sem precisar instalar pesados programas. 

Como se percebe, hoje em dia, não existe qualquer impedimento para trabalhar com arquivos. Seja para converter em um um formato ou em outro, existem opções gratuitas e on-line que fazem isso em poucos segundos. Dessa forma, as pessoas não precisam se preocupar caso precisem editar ou salvar algo de maneira específica. 

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados