Quando você está se preparando para uma viagem de avião, é importante ter em mente que existem documentos necessários para garantir a sua entrada no país de destino. 

Alguns documentos também são exigidos para o embarque. 

Por isso, é essencial estar ciente quais documentos precisa para viajar de avião, requisitos para evitar imprevistos e garantir que a sua viagem seja tranquila.

Para voos nacionais, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como o RG ou a carteira de motorista. 

Já para voos internacionais, é necessário ter um passaporte válido e, em alguns casos, visto de entrada. 

Além disso, é importante verificar se o país de destino exige algum outro documento específico, como a carteira de vacinação internacional. 

É sempre recomendável conferir as informações atualizadas com a companhia aérea e/ou consulado do país de destino antes da viagem.

Documentos necessários para viagem de avião

Se você está planejando uma viagem de avião, é importante saber quais documentos são necessários para garantir uma viagem tranquila e sem problemas. 

Abaixo estão os documentos que você precisará ter em mãos para viajar de avião.

Documento de identificação com foto

Para voos nacionais, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. 

Entre os documentos válidos estão o RG, CNH, a CTPS (carteira de trabalho, para os maiores de 16 anos), uma carteira funcional, como a OAB, mas também um Documento Nacional de Identidade (DNI). 

Para voos internacionais, é necessário apresentar o passaporte.

Passaporte

O passaporte é um documento de identificação válido em todo o mundo e é necessário para viagens internacionais. 

Você deve verificar a validade do seu passaporte antes de viajar, pois alguns países exigem que o passaporte tenha uma validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país.

Visto (quando necessário)

Alguns países exigem visto para entrada no país. É importante verificar com antecedência se o país de destino exige visto e, se necessário, providenciar a solicitação antes da viagem.

Autorização de viagem para menores de idade

Crianças e adolescentes menores de 18 anos que viajam desacompanhados ou na companhia de apenas um dos pais ou responsáveis precisam apresentar uma autorização de viagem assinada pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal, com firma reconhecida em cartório. 

A apresentação do documento de identificação com foto e da Certidão de Nascimento original ou uma cópia autenticada também é obrigatória.

Lembre-se de que é importante verificar os requisitos específicos de cada companhia aérea e país de destino antes de viajar. 

Certifique-se de ter todos os documentos necessários em mãos para evitar problemas e garantir uma viagem tranquila.

Documentos adicionais

Ao viajar de avião, algumas dicas de viagem importantes são estar ciente dos documentos adicionais que podem ser necessários para o seu embarque.

Além do documento de identificação, você pode precisar do cartão de embarque e do comprovante de vacinação ou teste de COVID-19, dependendo do destino.

Cartão de embarque

O cartão de embarque é um documento que comprova que você está autorizado a embarcar em um voo. 

Ele é emitido pela companhia aérea e pode ser obtido no balcão de check-in ou através de aplicativos de celular. 

É importante ter o cartão de embarque em mãos, pois sem ele você não poderá embarcar no avião.

Comprovante de vacinação ou teste de COVID-19 (dependendo do destino)

Devido à pandemia de COVID-19, muitos destinos exigem que os viajantes apresentem um comprovante de vacinação ou um teste negativo de COVID-19 para entrar no país. 

É importante verificar quais são os requisitos do seu destino e se preparar com antecedência.

Se você precisa apresentar um comprovante de vacinação, verifique se a sua carteira de vacinação está atualizada e em ordem. 

Se precisar realizar um teste de COVID-19, verifique os locais disponíveis para a realização do teste e os prazos para a obtenção do resultado.

Lembre-se de que os requisitos podem mudar rapidamente, então é importante ficar atento às atualizações e se preparar com antecedência.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados