Os melhores jogos de tabuleiro são conhecidos por suas histórias complexas e características lúdicas, que entretêm os jogadores do começo ao fim. Para as crianças, é uma das melhores opções no que diz respeito à aprendizagem, pois proporciona melhora da concentração, fortalecimento da memorização e cognição.

Também auxilia no desenvolvimento de habilidades como pensamento estratégico e interação social. Por isso, durante a escolha, você precisa considerar a faixa etária dos jogadores, a quantidade de pessoas que irão compor a mesa e qual o nível de complexidade ideal para elas.

Se você busca temas mais leves, preparamos uma lista com os principais e mais famosos jogos de tabuleiro. Siga a leitura para ver as opções que garantem horas de diversão em família!

Banco imobiliário

É jogado por 2 a 6 jogadores, acima de 8 anos. O objetivo é fazer a maior fortuna e levar seus oponentes a falência. Há diferentes versões do jogo, como o Banco Imobiliário Júnior, Banco Imobiliário Super e Banco Imobiliário Mundo.

O jogo permite conquistar imóveis e comércios, administrando o dinheiro e utilizando a estratégia para que seus rendimentos se sobreponham aos dos outros participantes. A sua diversão atinge não apenas crianças, mas também adultos e adolescentes que gostam de jogar e desafiar amigos e familiares durante as partidas.

Além disso, com o foco de jogar com as crianças, promove benefícios, como estimular o raciocínio, auxiliar na concentração e interação, além de trabalhar noções matemáticas e de finanças. Conheça mais sobre esse universo e se divirta com todas as versões do jogo Banco Imobiliário!

Xadrez

Um dos jogos de tabuleiro mais antigos da humanidade e amado tanto por seu sistema simples, mas estratégico, quanto por ajudar no foco e elaboração de estratégias. É jogado por duas pessoas. No jogo, cada participante comanda um reino, composto por:

  • 8 Peões;
  • 2 Torres;
  • 2 Cavalos;
  • 2 Bispos;
  • 1 Rainha;
  • 1 Rei.

O movimento inicial é com o peão branco, seguido pelo peão preto do adversário. Com a colocação das peças em vertical, torna-se possível mover o cavalo em formato de L, ou os bispos em diagonais.

Quando o rei fica exposto, o oponente pode aproveitar para dar xeque (ou seja, colocá-lo sob ataque), portanto é preciso ter atenção em relação às casas abertas.

Dama

Também é outra opção jogada por duas pessoas. Com a Dama, o jogador alinha as peças nas 12 casas coloridas e o que estiver com a peça preta deve iniciar a partida. O deslocamento é pelas diagonais, na direção do adversário sempre nas casas coloridas.

Se ocorrer de uma das peças do oponente estar próxima da sua, você tem a liberdade de pular duas casas e “comê-las”. Assim, remova-as do jogo e continue até chegar no lado oposto ao seu, onde transformará o seu peão em uma Dama ao empilhar duas peças.

Este é um dos melhores jogos de tabuleiro porque tem regras mais simples do que as do xadrez, já que todas as peças desempenham a mesma função, mas ainda desenvolve a habilidade estratégica dos participantes.

Além disso, o jogo tem uma evolução de regras quando um dos participantes alcança a Dama, que tem mais liberdade de transitar no tabuleiro e facilita a derrota do inimigo.

Detetive

É um jogo de suspense, indicado para crianças acima de 8 anos, que pode possuir de 3 a 8 jogadores. Com certeza pode-se considerar Detetive como um dos melhores jogos de tabuleiro com tema investigativo, que auxilia o jogador a pensar mais antes de dar seu palpite, o incentivando a analisar as informações e o comportamento de cada um na mesa.

O jogo envolve encontrar o culpado pelo assassinato de um personagem, além de determinar como se deu o crime (local, arma utilizada e motivo). Então, cada um dos participantes se tornam suspeitos até que uma das pessoas adivinhe o perfil do criminoso.

Com o fortalecimento da tecnologia, você pode baixar o aplicativo Detetive no celular e ao usar o QR Code conectar-se com a atmosfera virtual e receber desde ligações de spams até informações úteis sobre o suspeito. Mensagens são enviadas a um participante específico e apenas ele pode ler, sem deixar transparecer em sua face que descobriu um dado crucial.

Melhores jogos de tabuleiro
Melhores jogos de tabuleiro

Jogo da Vida

Simular a realidade em um jogo de tabuleiro conquista desde as gerações mais antigas até as atuais. Cada jogador pode escolher uma carreira e gerenciar a empresa, com o objetivo de evoluir e se transformar em um magnata. Cada jogador deverá girar a roleta para avançar nas casas do tabuleiro, e assim lidar com as mais diversas situações.

No jogo da vida, você lida com as situações mais comuns do cotidiano, como o gerenciamento do dinheiro, tomada de decisões, gestão de situações adversas, e até a possibilidade de formar uma família ao se casar e ter filhos. É indicado para crianças a partir dos 7 anos, e deve ser jogado por 2 a 6 pessoas.

Cara a Cara

Ideal para o público infantil e adulto, porque trabalha com dedução e atenção antes de determinar as hipóteses. No jogo de tabuleiro, você deve dizer as características de determinado personagem do seu adversário e eliminar as opções que não se enquadram até acertar quem ele é.

Essa experiência promoverá nas crianças o ganho de diversas habilidades, como dedução e percepção. A imaginação é instigada ao mesmo tempo, pois ela precisa criar a imagem de uma pessoa na mente, de modo condizente com o que o outro jogador apresentou. É recomendado a partir dos 6 anos e jogado por 2 jogadores.

Batalha Naval

Jogo estratégico que faz o jogador pensar antes de solicitar a movimentação de qualquer peça para atingir as embarcações adversárias. Em cada turno, você deve dizer um número e uma letra com a intenção de atingir os navios da frota inimiga. Vence aquele que conseguir derrotar toda a esquadra adversária primeiro.

A Batalha Naval é indicada a dois jogadores que podem ser crianças, adolescentes ou adultos. Apresente este tema aos seus filhos e ensine a maneira de jogar a fim de auxiliá-los a compreenderem as regras e o objetivo principal.

Clue

Similar ao Detetive, este é um jogo de investigação de até 6 jogadores que se transformam em um dos personagens suspeitos. Todos devem dar palpites sobre quem matou Mr. Boddy ao falar sobre o local, arma usada e o nome do culpado.

No tabuleiro, você observa diversos cômodos do assassinato, porém apenas um é o correto. O jogador se vê na função de uma pessoa que possa ter cometido o crime, que atuará como um “detetive” em busca de respostas.

Jogo da Mesada

Neste jogo de tabuleiro, o jogador recebe 3.500 em dinheiro que precisa durar o mês inteiro. Há o banqueiro que se responsabiliza pelo dinheiro, e o participante que o economizar durante o período jogado, vence.

É uma opção lúdica que você tem para trabalhar com as crianças e ensiná-las a importância de poupar o dinheiro e usá-lo adequadamente, enquanto o âmbito lógico é estimulado, assim como a consciência sobre a matemática e os números. Junte de 2 a 6 jogadores para se divertir com essa opção.

Se Vira

Com esse jogo, as pessoas que participarem devem realizar os pedidos contidos nas cartas, como segurar uma bolinha de baixo do queixo ou deixar a carta em cima da cabeça sem cair. O “Se Vira” é um dos melhores jogos de tabuleiro para você que quer curtir com a criançada, pois traz mais dinamismo e movimentação corporal. Indicado para ser jogado entre 2 a 4 jogadores.

Ludo

O foco de Ludo é levar os peões ao centro do tabuleiro ao darem uma volta completa no mapa antes que os demais participantes o façam. Ao jogar com as crianças, você as auxilia a lidar com frustrações na derrota, a comemorar na vitória e a respeitar todas as regras estabelecidas. Pode ser jogado com 2, 3 ou 4 jogadores.

Dixit

Trabalhar com a criatividade é o foco de Dixit, que apresenta diversas cartas coloridas em seu conteúdo e uma das pessoas se responsabiliza de dar dicas sobre um cartão. É necessário ser objetivo com as dicas que não podem ser impossíveis de adivinhar, e todos devem falar suas apostas. O número de jogadores dependerá da versão do jogo, podendo ser de 3 a 12 jogadores.

Cada jogo apresentado tem um foco específico que promove às crianças um aprendizado divertido, além de conhecer mais sobre contextos novos e lúdicos. Além disso, a prática de jogar em família ou mesmo com amigos promove a socialização, melhora os relacionamentos e fortalece o compartilhamento de tempo de qualidade.

Os melhores jogos de tabuleiro são mais do que opções divertidas, são métodos de fugir da rotina, de fortalecer os laços familiares e gerar boas memórias. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados