Como fazer a manutenção de uma moto?

Como fazer a manutenção de uma moto?

Quando pensamos em meios de locomoção rápidos, possivelmente você irá imaginar uma motocicleta. Ela é a melhor forma de se locomover no trânsito atualmente. Podem garantir uma melhora na qualidade de vida tremenda se comparada a outros meios. É claro, considerando que sejam utilizadas com responsabilidade.

E quando falamos em responsabilidade, não há dúvidas de como é importante realizar a manutenção desse item. Além disso, não é algo extremamente complicado, pelo contrário, ela é bem mais barata e simples de realizar do que uma feita no carro, por exemplo. Com ela, tudo se mantém em perfeito estado, evitando multas e acidentes.

Como dito, é uma responsabilidade. Dessa forma, o que podemos destacar aqui é que suas ações devem estar de acordo. Estamos falando de cuidar bem da sua moto e saber o momento certo de realizar determinadas manutenções. Vamos ver abaixo um pouco mais sobre isso!

A troca de óleo de acontecer no momento certo

Você sabe da presença do óleo lubrificante em sua moto, certo? Ele é muito importante para que aquelas pequenas peças móveis do seu equipamento não se desgastem, para que o motor fique em bom estado. Assim sendo, é muito importante que exista uma troca de óleo periódica.

A manutenção, nesse caso, deve acontecer com base na próxima data de revisão ou ainda com relação a quantidade de quilômetros rodados. Trocando o óleo assim que a data de revisão chegue, terá muita facilidade em lidar com o problema.

É importante trocar ou lavar o filtro de ar

A cada mil quilômetros que sua moto percorre, o filtro de ar deve ser revisado. Nesse caso, se ele permanece em bom estado é possível o utilizar novamente, porém, é necessária uma limpeza também. Processo que pode ser muito rápido dependendo da origem do equipamento.

Quase sempre é feito um processo de remover e lavar com detergente neutro e água. Além disso, quando estiver seco, é hora de utilizar lubrificante. É essencial que nesse momento as orientações do fabricante sejam seguidas. Após isso, basta recolocar o filtro.

Em todo caso, se a sua moto possui filtros descartáveis, terá que fazer a troca deles com até mil quilômetros percorrido.

Corrente lubrificada e ajustada!

Esse é um item que deve se manter lubrificado com maior frequência. Geralmente, as correntes precisam de uma nova lubrificação a cada 500 quilômetros. De fato, também uma manutenção mais simples, apesar de ser fundamental para garantir a vida útil da peça e sua durabilidade em conjunto.

Além disso, durante o processo de revisão, verifique se ela não está muito frouxa ou ajustada demais. Se espera que com o tempo ela realmente precise de um ajuste extra para se manter bem.

E, claro, esse é um processo que visa diminuir os riscos de acidentes em um número alto! É importante para que tenha liberdade com seu produto e não acabe perdendo horas com a manutenção sem fruto algum.

Com poucas ações é fácil chegar ao resultado desejado nesse tipo de manutenção, mas vamos ver outras.

Confira os parafusos da moto

Pode ser algo que poucos donos prestam atenção. No entanto, até mesmo sem perceber pode notar parafusos se soltando nela. Saiba que é muito importante que eles estejam de acordo no seu equipamento. Para uma verificação completa, é fundamental ter isso em mente.

Você já deve imaginar o porquê, certo? A moto está sempre em movimento e isso pode deixá-la vulnerável. Algumas peças podem se soltar e causar um acidente. Também é possível que tenha certo incômodo durante o uso da mesma, visto que haverá vibrações.

É outro processo muito simples. Basta ajustar com a ferramenta correta para o modelo da sua moto. Evita que perca dinheiro com manutenção e também acaba com os riscos de acidentes de uma vez.

Calibragem dos pneus

Não poderíamos deixar de falar sobre ela. A calibragem garante segurança no trânsito. É feito em veículos como carros, caminhões e motos. Além disso, se estiver tudo de acordo, é possível economizar dinheiro com combustível e diminuições em problemas do equipamento.

Lembre-se que a calibragem de pneus é um processo feito para deixar a moto de acordo com seu estilo de uso. As pressões da estrada podem variar de local para local. Além disso, imaginando que você sempre leve uma pessoa na garupa, a calibragem do pneu traseiro deve vir com mais pressão.

Pronto! Agora você já pode considerar sua moto com um bom padrão de manutenção. Afinal, todas as partes importantes foram tratadas. Porém, outras questões podem demonstrar um importante auxílio.

Um exemplo disso é conferir o nível de óleo do motor e trocar regularmente. Além disso, substituir o filtro toda vez que troca o óleo ajuda a manter a moto em bom estado. 

Apesar de representarem processos simples, são muito importantes!