A pesquisa TIC Domicílios, publicada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) em parceria com o IBGE, apontou que cerca de 92 milhões de pessoas em nosso país acessam a internet exclusivamente pelo celular.
É um número impressionante, considerando que o uso massivo de smartphones também traz desafios.
Um problema comum, por exemplo, é quando alguém apagou uma foto importante sem querer, enfatizando a necessidade de ferramentas de recuperação de dados mais eficazes.
A partir dessa constatação, é possível presumir que uma parcela considerável dos brasileiros utiliza os smartphones para acessar as redes sociais.
Quando expandimos esses números para aqueles que também usam computadores para se manter conectados, o número ultrapassa centenas de milhões.
O celular é uma parte importante do nosso cotidiano, sendo capaz de realizar uma série de tarefas.
Para além do acesso à internet, os smartphones também permitem o armazenamento de arquivos importantes, entre aqueles relacionados ao âmbito profissional e os associados à nossa vida pessoal.
O que acontece, então, quando um arquivo (uma foto, por exemplo) é acidentalmente deletado?
Embora algumas vezes dados e mídias possam ser recuperados nas próprias redes sociais, isso nem sempre é viável.
É preciso, então, conhecer métodos alternativos para recuperar fotos importantes.
Como posso recuperar uma foto acidentalmente apagada?
A maneira mais simples de recuperar uma foto acidentalmente apagada é acessar a lixeira do sistema.
Se você a deletou recentemente e não esvaziou a lixeira, conseguirá encontrá-la com facilidade.
Isso não é tão simples após um tempo, já que a maioria dos espaços esvazia o sistema após 30 dias.
Pode ser interessante também tentar encontrar cópias das fotos apagadas em backups automáticos ou serviços de armazenamento em nuvem.
Naturalmente, essas duas alternativas requerem que o seu computador ou celular possua configurações de backup e salvamento automático ativadas.
Por fim, a terceira e mais versátil forma de recuperar fotos removidas são os softwares.
Dentre eles está aquele que é o foco deste texto, o Wondershare Repairit. Ao contrário das outras alternativas, o Repairit é bastante flexível em suas tarefas, sendo capaz de resolver uma série de problemas.
Como recuperar fotos apagadas com o Wondershare Repairit?
A fim de recuperar fotos apagadas com o Wondershare Repairit, a primeira coisa que você deverá fazer é baixar o programa no site oficial, escolhendo entre as versões para os sistemas operacionais Windows ou macOS. O programa pode ser testado de maneira completamente gratuita.
Em seguida, é necessário fazer a instalação. O Repairit poderá abrir automaticamente, mas, caso isso não aconteça, você encontrará o atalho dele na área de trabalho.
Clique duas vezes e espere alguns segundos até que o software seja carregado. A janela inicial oferecerá uma série de ferramentas.
A que nós estamos buscando neste momento está em “reparo de foto”, no canto esquerdo da janela.
Caso a foto que está buscando recuperar esteja em um dispositivo externo (como um pendrive, por exemplo), você deverá conectá-lo ao computador e encontrar o destino no Wondershare Repairit.
O Wondershare Repairit consegue reparar quais tipos de arquivos?
O Wondershare Repairit é compatível com imagens nos formatos JPEG, JPG, CR3, CR2, NEF, NRW, RAF, DNG, ARW, GPR, TIF, TIFF e CRW.
É possível realizar o processo nos mais variados dispositivos, desde que eles estejam conectados ao computador (Windows ou macOS) onde o software foi instalado.
É interessante mencionar que, embora esse texto seja focado no reparo de fotos, o Repairit não se limita a elas.
É possível reparar também diferentes extensões de vídeo, áudio ou outros tipos de arquivo.
O processo é o mesmo, bastando que selecione a opção adequada na janela do programa.
O Repairit também é capaz de corrigir corrupção de arquivos, nas situações em que a mídia ainda existe, mas a leitura não pode ser feita adequadamente por algum motivo.
Nesses casos, a reparação restaura os dados do arquivo, tornando-o funcional, a fim de que você possa copiá-lo e executá-lo.
Quais são as vantagens do Wondershare Repairit na recuperação de fotos apagadas?
O primeiro ponto positivo é o fato de que o Repairit funciona com os mais variados tipos de imagens, como mencionado em tópicos anteriores.
Ou seja, mesmo que a sua fotografia tenha sido salva em uma extensão pouco comum, o programa conseguirá ler os dados dela e iniciar a recuperação.
Além disso, o programa é bastante intuitivo, o que significa que mesmo pessoas sem qualquer experiência com softwares e dados apagados conseguem utilizá-lo.
Ao mesmo tempo, o Repairit também traz consigo ferramentas complexas o suficiente para usuários com um perfil diferente.
Por último, vale lembrar que, embora o programa seja baixado em um computador, ele não analisa apenas os arquivos presentes nele.
Desde que você conecte o cartão SD, pendrive, câmera digital, celular ou outro dispositivo eletrônico ao computador, o Repairit é capaz de recuperar os dados.
Acima de tudo, o Repairit surge como uma alternativa interessante tanto para pessoas acostumadas a mexer em meios eletrônicos, quanto para aqueles que são menos experientes.
As ferramentas do software possuem uso simples e rápido e podem ser testadas antes de realizar uma assinatura.