A cada minuto, 500 horas de vídeo são carregadas no YouTube. Embora entrar nesse mercado possa parecer assustador, o YouTube é uma ferramenta inestimável para aumentar a exposição da marca de qualquer empresa.

Com o novo formato ‘shorts’, o YouTube pode competir com Instagram e TikTok – expondo sua marca a milhares de novos clientes em potencial.

Existem também ferramentas – como online grátis Criador de miniaturas do YouTube: crie o seu próprio – para facilitar a promoção de sua empresa com seu canal do YouTube. Aqui está tudo o que você precisa para começar.

1. Começando com o Básico

O primeiro passo que você precisa seguir é criar seu canal comercial no YouTube. Criar uma conta no YouTube é fácil – você terminará com apenas alguns cliques.

Depois de entrar, clique no ícone do usuário. Ele deve estar no canto superior direito da tela. Em seguida, clique no ícone de configurações – parece uma engrenagem. Clique em ‘criar um novo canal’, escolha o nome do seu canal e clique em ‘criar’.

2. Solidifique sua presença na web

Depois de configurar seu canal, você deve vinculá-lo ao seu site e a outras contas de mídia social. Ter uma presença na web é vital para garantir que você possa direcionar os espectadores para suas páginas de negócios.

Você já deve ter um site. Considere reformulá-lo para corresponder ao seu novo canal do YouTube para criar uma marca coesa.

3. Trabalhe na sua voz e no branding do canal

Para manter os usuários voltando ao seu canal do YouTube, você deve ter uma visão consistente e claramente definida para o seu conteúdo.

Pense em qual história você quer que seu canal conte – ou se você achar difícil criar uma história, considere como você pode atrair seu nicho. Pense em como você pode entregar uma mensagem exclusiva para seus espectadores que também seja relevante para sua marca.

Por exemplo, você pode escolher uma voz de marca divertida e personalizar o nome do seu canal, o banner do ícone e o trailer para alinhá-lo com sua mensagem, branding e história.

4. Escreva sua seção ‘Sobre’

Depois de criar a presença da sua marca, você deve pensar em como atrair visitantes para seu site e trazer reconhecimento à sua marca. A primeira coisa que você verá após criar seu canal é uma opção para escrever seu perfil e descrição do canal – é aqui que você pode informar aos espectadores sobre sua marca e qual conteúdo você criará em seu canal.

O perfil e a descrição do canal também são excelentes locais para adicionar links ao seu site e contas de mídia social. Ao escrever suas descrições, considere suas palavras cuidadosamente. Suas descrições aparecerão em mais de um lugar em seu canal do YouTube, portanto, aproveite-as ao máximo.

A descrição do seu canal pode ser uma frase simples descrevendo o que você faz ou um parágrafo mais longo que inclua sua missão. Adicione um call-to-action (CTA) no final que direcione os espectadores a clicar no seu site – como “visite meu site”.

5. Adicione sua estética

Os espectadores que visitarem seu canal do YouTube serão imediatamente recebidos por sua foto de capa. Este banner grande exibe o nome da sua marca. Embora você possa tornar essa imagem tão simples ou complexa quanto desejar, certifique-se de usar esse recurso para que os espectadores possam identificar sua marca imediatamente.

O YouTube recomenda usar fotos de capa menores que 43 MB e 2560 x 1440 pixels. Você também deve usar este espaço para adicionar o logotipo da sua marca.

6. Pesquise seu mercado e tipo de conteúdo

Como você criará um canal no YouTube para sua empresa, você deve saber que tipo de conteúdo é relevante para sua marca. Se o seu produto for complexo e exigir construção ou configuração, você poderá criar explicadores, tutoriais e vídeos de instruções para fornecer mais informações aos seus clientes.

Se você quiser mostrar seu excelente feedback de clientes satisfeitos, crie depoimentos em vídeo. A criação de diferentes tipos de conteúdo relevante é recomendada porque alguns vídeos podem ressoar mais com algumas pessoas do que com outras.

Acima de tudo, você deve criar conteúdo que atraia seu público-alvo. Essa poderosa técnica de inbound marketing cimenta a fidelidade do cliente à sua marca.

Você pode criar vídeos que abordam as perguntas, interesses exclusivos e pontos problemáticos de seus clientes. Lembre-se, quanto mais você atender ao seu público-alvo, mais inclinado ele estará a usar seus produtos e serviços.

7. Comece a fazer vídeos

Você precisará de alguns equipamentos essenciais para começar a fazer vídeos para seu canal do YouTube. YouTubers especialistas recomendam o uso de uma câmera com tripé, microfone, anel de luz e software de edição de vídeo. Pesquise ofertas de equipamentos online – também é perfeitamente aceitável começar com apenas um smartphone.

Agora que você configurou seu canal do YouTube, crie um trailer para ele. Isso pode ser curto e agradável – comece apresentando-se e dizendo a seus espectadores sobre o que é seu canal e sua marca. Depois de criar seu trailer, você pode enviar seu primeiro vídeo.

Quando terminar de filmar e editar, você pode enviar seu vídeo clicando na opção ‘upload’ no canto superior direito da tela.

Parabéns! Você criou seu canal do YouTube com sucesso e enviou seu primeiro vídeo!

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados