Quer saber como aprender a cozinhar? Para muitas pessoas, isso pode parecer algo praticamente impossível.

Afinal de contas, muitos ainda interpretam como se fosse algo que se nasce com o dom, mas não é bem assim.

A verdade é que a cozinha é muito mais técnica e habilidade do que qualquer outra coisa. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre como aprender a cozinhar. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Como aprender a cozinhar?

Antes de qualquer coisa, devemos mencionar que é importante obter os equipamentos corretos para que esse processo se torne mais fluido e dinâmico.

Por isso, a nossa dica é investir em um conjunto de louças de cerâmica que ajuda no cozimento, bem como um kit de facas de qualidade e, claro, ingredientes de qualidade.

Dito isso, algumas das nossa dicas de como aprender a cozinhar, são as seguintes:

Observe

O primeiro passo é sempre observar e tentar absorver algum ensinamento disso. Todo mundo tem um “cozinheiro preferido”.

Pode ser alguém dentro do seu núcleo familiar ou algum chef renomado. Independente disso, comece a observar como a pessoa cozinha, as técnicas que detém.

Fique atento em todos os detalhes e, sempre que possível tire dúvidas, ofereça alguma ajuda e obtenha dicas preciosas.

Arrisque-se

Não tenha medo de tentar. Você não pode dizer que não sabe cozinhar sem ao menos ter tentado. E, se tentar e errar, saiba que faz parte do processo de aprendizagem.

Não existe nenhuma outra forma para aprender a não ser tentando. E, nesse processo, errar é perfeitamente comum.

Siga as receitas

Se você nunca teve experiência na cozinha, então procure sempre seguir as receitas, pois com certeza elas irão lhe auxiliar.

Siga todo o passo a passo, respeitando as quantidades e usando os temperos e utensílios adequados. Isso se torna ainda mais verídico quando se trata de confeitaria.

Comece pelo básico

Sim, a gastronomia tem os seus clássicos que vale muito a pena conhecer. No entanto, antes de se aventurar neles, opte por começar pelo básico.

Isso é importante até mesmo para criar gosto e repertório. Comece aprendendo a fazer um bom arroz, macarrão ou uma simples e deliciosa salada.

Não dê desculpas

Esqueça a ideia de que não tem tempo, que não possui os equipamentos corretos ou qualquer coisa do gênero.

Procure verdadeiramente se comprometer com o objetivo de aprender a cozinhar. A partir disso, estabeleça ao menos um dia da semana para poder se dedicar a esse aprendizado.

Crie o cenário ideal

Para que você se sinta estimulado a aprender, procure criar um ambiente que seja acolhedor, que faça ter vontade de ficar e aprender.

Nesse ponto, alguns detalhes acabam sendo cruciais, como ter um espaço adequado para preparar os seus alimentos, iluminação correta, despensa organizada, geladeira limpa etc.

Para facilitar ainda mais o processo, procure deixar todos os utensílios e demais ingredientes à mão ou de fácil acesso.

Atente-se ao que agrada

A fim de descobrir as suas habilidades, a dica é considerar quais pratos que mais gosta. Caso prefira refeições salgadas, que tal aprender a fazer uma massa simples, com molho mais requintado?

Agora, se preferir pratos leves, pode ser interessante aprender a fazer a famosa bruschetta, um prato simples, clássico e muito gostoso.

Em contrapartida, se preferir os doces, a dica é aprender uma receita simples, como uma torta de limão com massa podre.

Teste novos temperos

Para sair um pouco da mesmice e dar um sabor mais especial ao preparo, outra dica de como aprender a cozinhar é testar novos temperos.

Não tenha medo de experimentar, pois só dessa forma vai saber se combina ou se poderia aprimorar de alguma outra maneira.

Procure investir em condimentos naturais e que sejam mais saudáveis. Dentre todos eles, podemos mencionar os seguintes:

  • Alho;
  • Orégano;
  • Cominho;
  • Pimenta etc.
Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados